Domingo, 7 de junho de 2009 - 07h23
COMEÇOU A GRANDE EXPOSIÇÃO QUE
MOSTRA O PODER DO AGRONEGÓCIO
A décima edição da Expovel já começou, com previsão de mais de 250 mil visitantes até o domingo que vem. Abriu com a cavalgada, que foi sucesso mesmo com todas as tentativas de esvaziá-la. E terá ainda muitas atrações. Como o rodeio internacional (foto), que é um espetáculo à parte e dá à exposição o toque especial. A Expovel também mostra produtos e serviços do setor, leilões, encontros e debates sobre o agronegócio, além de shows especiais sempre para grande público. Tudo isso estará reunido num só local em Porto Velho: o Parque dos Tanques, até o próximo domingo. É a décima edição da feira sob o comando de João do Vale e com o apoio de muita gente que dá duro durante vários meses para que a exposição se transforme na grande síntese do setor agropecuário rondoniense. Há claro os que se aproveitam dos holofotes de uma festa como a Expovel para tentar atrapalhar. Mas na verdade a grande maioria os porto-velhenses torce para que ela dê certo e traduza sua grandeza em renda, emprego, desenvolvimento. á cçlToda a comunidade está convocada a prestigiar nossa grande exposição, que sintetiza o poderio do setor produtivo da Capital e de todo o Estado.
DE SAÍDA
Uma das primeiras e mais importantes transformações internas pelas quais está passando a Assembléia Legislativa se registrou nesta semana. O diretor-geral da ALE, Neucir Batiston, deixou o cargo. Não há, ao menos até agora, nomes para substituí-lo e nem se o cargo será novamente preenchido.
OUTRAS OPÇÕES
Nos bastidores, ouve-se que o nome do deputado Tiziu Jidalias já não seria o preferido para compor uma dobradinha com o governador Ivo Cassol em busca das duas vagas para o Senado, em 2010. Fala-se em outras alternativas, como o próprio presidente Neodi Carlos e o secretário de Agricultura, Carlos Magno.
OPÇÕES
Tiziu pode ir à reeleição ou ainda entrar na disputa por uma das oito vagas para a Câmara Federal. Por enquanto nada está definido. As conversas continuam e devem chegar a um consenso ainda no segundo semestre deste ano.
NÃO CONFIRMA
Apesar de procurado por lideranças políticas, parceiros, prefeitos e amigos, o deputado do PSB Jesualdo Pires não confirma se será candidato à Câmara Federal no ano que vem. Até agora seu projeto seria também direcionado à reeleição. Mas há muita gente que acha que ele tem potencial para vôos mais altos.
NA CERON
Nesta segunda-feira, funcionários da Ceron fazem paralisação geral de 24 horas. Os trabalhadores brigam por revisão salarial e a proposta deles e dos seus chefes estão muito distantes. Há risco de greve mas as conversações continuam. Os serviços de emergência não serão afetados, garante o sindicato da categoria.
NA SAÚDE
Enquanto isso, a greve do pessoal da saúde tem conotação política, denuncia o governo estadual. O atendimento aos doentes nas unidades hospitalares, que normalmente já são ruins, pioraram muito. Não há ainda perspectiva de diálogo e o governo avisa que cortará o ponto dos grevistas.
ESTRADA
O deputado Ribamar Araújo, do PT, não esquece suas origens e ligações com a área rural. Ele agora batalha para resolver problemas do distrito de União Bandeirantes, principalmente relacionados com a recuperação da estrada 101, que liga a localidade à BR 364. Ribamar quer parceria com o Estado para resolver o problema que afeta centenas de famílias que vivem naquela região.
AMARELOU
O ministro Carlos Minc, antes tão corajoso e falastrão, amarelou. Pressionado por todos os lados, pelas bobagens que disse e fez, agora luta apenas para se manter no cargo. Parece que até o presidente Lula estaria contando os dias para se livrar do “pepino”.
CONSUMO INTERNO
Pesquisas e mais pesquisas andam pululando no Estado. Nenhuma delas registradas na Justiça Eleitoral. São feitas apenas para “consumo interno” de quem as encomenda e, obviamente, sempre dão resultados que agradam a quem as está pagando. Por enquanto, nenhuma delas pode ser levada a sério.
DINHEIRO FORA
Mais tarde sim, quando as candidaturas estiverem senão postas ao menos semioficializadas, com todos os nomes que irão disputar os principais cargos, com métodos científicos, se poderá ter uma noção clara de quem está com o aval do eleitor e quem está fora do jogo. Mas por enquanto tudo é muito cedo. Só para jogar dinheiro fora.
Fonte: Sergio PIres / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezvh@yahoo.com.br
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita