Terça-feira, 7 de julho de 2009 - 07h09
FALTA DE AÇÃO PODE TRANSFORMAR
A QUESTÃO DO LIXO NUM TORMENTO
O crescimento de Porto Velho, muito acima da média nacional e até por causa das gigantescas obras que estão sendo realizadas na Capital rondoniense, está trazendo, junto com o progresso muitos problemas. A maioria deles já existia mas, é claro, estão sendo multiplicados na medida em que a cidade recebe cada dia mais gente. A falta de segurança – em relação a isso, estamos iguais ao resto do País – o trânsito caótico, a falta de moradias, as invasões de terras públicas e privadas, a falta de estrutura nas áreas de saúde e educação para atender tanta gente, são apenas alguns dos graves problemas que se ampliam com o crescimento exagerado. Há ainda um outro caso, muito sério, preocupante, que se não for resolvido agora, em poucos anos se tornará um tormento para o porto-velhense. Trata-se da inexistência de um local adequado para as toneladas de lixo que são retiradas das casas e empresas todos os dias. Se estamos evoluindo com as obras de água tratada e esgoto sanitário, na questão do lixo Porto Velho não sai do lugar. Não há um aterro sanitário à altura das necessidades e o único ponto em que o lixo recebe algum cuidado é na Vila Princesa. E assim mesmo, com um percentual muito pequeno da enorme quantidade recolhida todos os dias. Em cidades onde o problema está sendo resolvido, há programas para acondicionamento e transporte do resíduo sólido (lixo); coleta seletiva; reciclagem e armazenamento. Por aqui, praticamente nada. Estamos a anos luz de uma solução para um problema sério, que é de saúde pública também. Está na hora de se começar a falar e agir em relação a soluções concretas.
NA 25ª HORA
Enquanto o circo pega fogo, enquanto os partidos e lideranças discutem, brigam, trocam farpas e já anunciam seus passos para 2010, o experiente José Bianco fica na dele. Vai esperar até a 25ª hora para só então anunciar o que fará no ano que vem. Bianco, entre outras vantagens, se poupa de entrar na alça de mira dos adversários com tanto tempo de antecedência. Sabe tudo da política...
PRERROGATIVA
Enquanto isso, os dois primeiros nomes que já estão certos para a corrida sucessória do Estado no ano que vem, continuam visitando o Estado. Um deles, João Cahulla, é fugurinha carimbada em todos os principais eventos rondonienses, de sul a norte, de leste a oeste. A condição de vice-governador lhe dá essa prerrogativa.
DUAS VISÕES
Já Confúcio Moura também anda célere em suas visitas. Desloca-se menos que Cahulla mas já anda por vários municípios conversando com aliados sobre sua pré-candidatura. Há ainda um terceiro nome definido para 2010, o do empresário Acir Gurgacz, mas ele ainda não botou nenhum bloco na rua.
QUADRO DE HOJE
Caso haja cassação do governador Cassol, já estaria definido que Neodi Carlos assumiria o mandato-tampão (se o próprio Cassol não puder ser indicado pela Assembléia) e o deputado Miguel Sena se tornaria presidente da ALE. Esse é o quadro de hoje. Pode mudar mais lá na frente.
PERDIDÃO
O PSDB continua mais perdido do que cachorro que caiu da mudança. A vinda do presidente nacional Sérgio Guerra e do senador amazonense Aretur Virgílio, agenda para a terceira semana deste mês, é a última esperança de que os tucanos se decidam. Até agora, o partido concorre ao título nacional da indecisão política.
MALAS PRONTAS
O deputado estadual Alexandre Brito, hoje no PTC, está de malas e bagagens prontas para entrar no PSDB. Espera a janela que o Congresso deve dar aos políticos para troca de legenda. Mas espera mais: quer que os tucanos lhe garantam a vaga para disputar a Prefeitura da Capital em 2012.
FARPAS
Nos últimos dias do Arraial Flor do Maracujá, o governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho voltaram a trocar farpas em entrevistas na Record News Rondônia. Um num dia, outro no outro, Cassol e o Sobrinho atacaram e se defenderam. Como pano de fundo, é claro, está a disputa eleitoral do ano que vem.
TIROS DE ALERTA
Em menos de um mês, o segundo caso: um pequeno avião, esse com mais de 165 quilos de cocaína pura, foi interceptado por um avião da FAB. O caso dessa vez aconteceu em Alta Floresta, numa área onde os traficantes são contumazes em sobrevoar para depois entregar a droga. Duas pessoas foram presas. Nos dois casos, os pilotos da FAB deram tiros de advertência e o avião dos traficantes fizeram pousos forçados.
AGÊNCIA
O deputado Lindomar Garçon (PV), anda comemorando. Além de ter sido indicado pelo presidente da Câmara, Michel Temer, como relator de grande importância para os seringueiros do Estado, anda sendo homenageado pelos empresários da zona leste por seu esforço em levar a Caixa Federal para aquela região. As obras da agência estão adiantadas.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno