Quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 06h14
VOAR SE TORNOU UM CALVÁRIO
PARA MILHÕES DE BRASILEIROS
A situação dos aeroportos brasileiros está perto do caos. Na maioria das capitais, onde o volume de passageiros cresceu de forma impressionante nos últimos anos, o quadro é nefasto. Em São Paulo, Rio, Minas, Pará, Goiás, Maranhão, Sergipe (o aeroporto de Vitória é considerado o pior do país) e várias outras cidades, o tráfego aéreo aumentou muito e as condições dos aeroportos se tornaram perto do ridículo. Filas enormes, falta de segurança, falta de infraestrura mínima, preços exorbitantes cobrados tanto nas taxas de embarque como nos restaurantes e lanchonetes, estacionamentos superlotados e faturamento milhões de reais por mês, sem dar qualquer contrapartida ao usuário são comuns em todos os grandes aeroportos. Em São Luiz, por exemplo, onde está havendo uma obra de ampliação, os passageiros têm que usar um velho galpão como área de embarque. Em Minas, pessoas idosas e deficientes não conseguem uma cadeira para sentar. Em São Paulo, dois cafezinhos custam dez reais. O desrespeito, a falta de vergonha na cara, a falta de autoridade e a enrolação aos passageiros e usuários dos aeroportos chegou a um ponto insuportável. E não foi apenas porque o volume de passageiros cresceu entre 78% e 140% (dependendo da Capital), em apenas cinco anos.
Em 2014 teremos a Copa do Mundo no Brasil. A maioria das obras dos estádios está atrasada. As grandes obras de mobilidade, para acesso aos locais dos jogos, nem se fala. Mas o mais grave de tudo são os aeroportos brasileiros. Desestruturados e geridos com total incompetência pela ANAC, tudo indica que vamos passar uma grande vergonha, quando os turistas começarem a chegar aos milhares para os jogos da Copa. E, até lá, os brasileiros que querem viajar de avião vão continuar sofrendo nas mãos dos incompetentes. Um dia, quem sabe, seremos um país sério.
SOB VIGILÂNCIA
Em seu blog, o governador Confúcio Moura diz que sabe que estão sendo espionado e que seus telefones estão grampeados por arapongas. Escreveu textualmente em seu blog que segue um conselho de Tancredo Neves: ”telefone só serve para marcar uma conversa ao pé do ouvido”. Confúcio também afirmou que as escutas podem ser usadas por chantagistas. Disse o óbvio, mas pelo menos não ignora o que se passa.
AQUI, VAI BEM...
Enfraquecido no resto do Brasil, em Rondônia o DEM vive um bom momento. É um dos partidos mais prestigiados no atual governo, com a aproximação cada vez maior entre o presidente regional da sigla, o prefeito de Ji-Paraná José Bianco e o governador Confúcio Moura.
ONZE ENCONTROS
Agora, Bianco começa a realizar convenções municipais. Pensando em 2012. A primeira delas acontecerá neste sábado, dia 9, quando também será apresentada a diretoria definitiva na Capital. Pelo menos onze encontros em diferentes cidades do Estado estão programados, todos neste mês de julho.
SE DEU MAL
Os mais antigos lembram. O próximo dia 25 de agostoregistra os 50 anos da renúncia do presidente doidão Jânio Quadros, que era maluco, mas também um gênio. Ele renunciou imaginando que o povo o colocaria novamente no poder. Se deu mal.
DITADURA
A partir deste episódio, da posse de João Goulart e outros eventos, começou a se fortalecer o golpe militar que eclodiria em 64. O resto, a maioria já sabe. Os milicos, apoiados pela classe média e rica tomaram o poder e implantaram uma ditadura de duas décadas ao país. Jânio foi um dos culpados.
DUAS RAZÕES
Menos de 10% dos porto velhenses já fizeram seu recadastramentos biométrico, promovido pelo TRE. Primeiro, porque esse negócio envolvendo eleições daqui a quase dois anos só interessa mesmo aos políticos. O povo tem mais o que fazer. Trabalhar, por exemplo. E, segundo, porque brasileiro adora deixar tudo para a última hora.
FAZENDO HISTÓRIA
A parceria histórica entre o governo do Estado e a Prefeitura da Capital vai entregar à Capital, no final de 2012, um hospital com quase 300 leitos. A Prefeitura doou o terreno, de quase 11 mil metros quadrados e o Estado investia mais de 70 milhões de reais na obra, que começa dentro de poucos meses.
GOL EM DUPLA
Já fazia tempo que a comunidade de Porto Velho esperava uma boa notícia dessas. O hospital, com esse porte, é aguardado há nos pela cidade. Agora, está a um passo de se tornar realidade. Foi o golaço dos últimos tempos, marcado pela dobradinha Confúcio-Sobrinho.
MÃO NA MASSA
Ouve-se, ainda à boca pequena, que os federais estariam preparando mais uma grande operação em Rondônia. O assunto tem sido tema de conversas veladas, inclusive entre algumas autoridades. Na alça de mira, alguns contratos (mal) feitos para serviços prestados ao Estado. Por enquanto, contudo, tudo não passou apenas de conversa. Ação mesmo, se ocorrer, só se saberá depois, para não assustar os envolvidos e pegá-los com a mão na massa.
PERGUNTINHA
Quanto tempo vai durar o ministro dos Transportes, depois que seus assessores foram denunciados por envolvimento em falcatruas com dinheiro público?