O PT DESCOBRIU QUE A CULPA DE TODOS
OS MALES DO PAÍS É DA NOSSA IMPRENSA
Já temos os verdadeiros culpados pela corrupção, pela falta de vergonha, pela absurda impunidade, pelo Congresso venal e corporativista, pela impunidade, pela violência que o país sofre. Depois de grande análise, pesquisas profundas, de ouvir seus membros de todo o país, o Partido dos Trabalhadores descobriu que a culpa de todos esses males que assola nosso país é da imprensa. Isso mesmo. São os jornalistas e os veículos de comunicação, com suas denúncias, com suas críticas ácidas, com o poder de mobilizar a opinião pública e fazê-la acreditar que só o povo pode mudar essas sem vergonhices, os grandes culpados por tudo. Se um político ladrão é denunciado, que não se prenda o criminoso, mas que se amordace a imprensa. Se a corrupção campeia nos ministérios do próprio PT e dos seus aliados, que se esqueça faxina, limpeza. Se a imprensa não abrir o bico e a população não ficar sabendo, não haverá nenhum problema e o Brasil viverá em paz. Esse, trágico e sub reitício, é o raciocínio de algumas lideranças petistas, anunciado depois do quarto congresso do partido, em Brasília.
Escondido sob um tal de “marco regulatório”, o PT e os governistas de plantão querem uma imprensa amordaçada, sob o tacão oficial. O presidente nacional da sigla usou o eufemismo de que “não haverá censura e o amplo direito de informação e opinião será preservado”. Só pode estar brincando, ao dizer uma asneira dessas. Controlando a imprensa do jeito que puder, o governo, o PT e seus aliados estão sim pensando, claramente, na ditadura de opinião. Só não será atingido quem falar a linguagem deles; quem não denunciar; quem fizer jornalismo oba-oba. A imprensa brasileira sofreu duros golpes quando os ditadores de direita estavam no poder. O PT exigia liberdade de expressão. Agora, pela esquerda, desenha-se nova ditadura. Vai começar tudo de novo...
SONHOS DA INDEPENDÊNCIA
Hoje comemoramos os 189 anos da Proclamação da Independência. Perto do segundo século da nossa separação de Portugal, ainda estamos tentando achar um caminho para este país. Uma minoria, que representa a elite brasileira, já o encontrou e tem se dado muito bem. Falta agora dar ao menos oportunidades iguais para a grande maioria, milhões que ainda vivem mal. Quem sabe um dia chegaremos lá, como povo?
SAINDO FORA
Foi com surpresa que muitos porto-velhenses ouviram do atual vice-prefeito Emerson Castro de que ele não pretende mais disputar cargos públicos, ao menos na próxima década. Emerson era nome quente do PMDB para uma eventual corrida pelo Palácio Tancredo Neves. Não vai mais. Agora, deve ficar entre Zequinha Araújo e Orestes Muniz. Ou os dois podem até compor a chapa peemedebista, lá na frente.
TERCEIRA VIA
Zequinha, apesar de à frente na maioria das pesquisas, ainda não disse se vai ou não vai. Orestes Muniz também não fala sobre o assunto, apesar de ser o preferido da cúpula do PMDB. Com isso, a candidatura pode cair no colo de Abelardo Castro Neto, o competente diretor de obras civis do governo Confúcio Moura. Nesse momento, esse é o quadro...
ARMADILHA
O sistema de crédito consignado, que corrói os já pequenos ganhos dos funcionários públicos e aposentadores, tem um crítico duro em Rondônia. O governador Confúcio Moura diz que vai impor duros limites a esses empréstimos, para preservar o dinheiro do servidor. Essa moleza, que atrai milhões de brasileiros para uma armadilha financeira, tem mesmo que ser muito bem controlada.
NÃO TEM JEITO
Setembro chegou e o aumento de queimadas também. Parece incrível que mesmo com todas as campanhas, as orientações, as multas, a luta em defesa do meio ambiente, ainda tenha gente que ignore o mal que as queimadas fazem a todos. Só em Porto Velho, elas aumentaram em mais de 80% em apenas uma semana. Um absurdo.
MAIS DOIS
Tanto o ex-deputado federal e ex-vice-governador Miguel de Souza quanto o novo presidente do novo PSD, Moreira Mendes, também andam pensando muito em Porto Velho. Miguel pode ser o nome do PR, na corrida pela prefeitura, no ano que vem. Moreira, que hoje é eleitor em Ariquemes, tem pouco tempo para transferir seu título, caso queira mesmo concorrer na Capital.
DEU CERTO
O programa de regularização fundiária em Porto Velho já beneficiou mais de 60 mil pessoas, que agora têm a documentação definitiva do seu imóvel. Neste mês, mais dois bairros – Ulisses Guimarães e Socialista – serão atendidos, com mais 3.400 propriedades escrituradas. É um projeto que serviu de exemplo para o resto do país e que, por aqui, está dando muito certo.
RETRATO NACIONAL
Mais de 840 prisões foram feitas em operações da Polícia Federal desde 2007. Desse total, apenas 6,5% dos denunciados tiveram algum tipo de condenação e raros são os que cumprem pena. O penalizado mesmo foi o governo federal, que já pagou mais de 1 milhão e 600 mil reais em indenizações por pessoas presas e que processaram a PF. É assim o Brasil. Suspeito de crime fica solto e ainda com o bolso cheio...
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)