Sábado, 7 de novembro de 2009 - 06h10
A BADERNA NAS RUAS COMEÇA PELAS
PEQUENAS INFRAÇÕES NÃO PUNIDAS
Os problemas estruturais são sérios, a falta de policiamento e a aplicação de multas duras também. Mas os graves problemas do trânsito de Porto Velho também são causados por uma sucessão de pequenas desobediências às leis do tráfego nas ruas, mesmo as mais simples. São coisas até infantis que se nota a cada esquina, a cada quadra, a cada sinal. Motoristas se habituaram a sair do estacionamento e entrar na pista à frente de outros carros sem sequer dar qualquer sinal. É uma coisa impressionante. Motoqueiros dão sinal que vão entrar para a esquerda e entram à direita. Ciclistas ignoram sinal vermelho e outros tantos andam no meio da via, como se estivessem dirigindo carros. Poucos respeitam as faixas de pedestres. É só ficar numa esquina mais movimentada para ver que a grande maioria dos carros avançam sobre a faixa branca, como se ela não existisse.Caminhões de entrega, alguns enormes, estacionam em ruas estreitas, como se o motorista fosse dono delas e ali, calmamente, descarregam suas mercadorias. Sem falar nos mostrengos, incluindo aqueles bi-trem, que às vezes aparecem em locais onde passam por milagre, tal seu tamanho, largura e altura da carga. Enfim, a esculhambação do trânsito tem causas graves. Mas é causada também, na maioria dos casos, por pequenos delitos. O problema é que nem as grandes – como andar em alta velocidade até em frente de escolas e hospitais – nem as pequenas infrações são punidas. Daí, vira mesmo uma zona.
OLHO DO FURACÃO
Fez bem o senador Expedito Júnior em abrir mão dos recursos no Senado e optar para mantê-los junto ao STF. O assunto estava se transformando numa crise institucional e Expedito ainda poderia ficar no olho do furacão, se o problema continuasse.
O GRANDE PROJETO
Agora, livre do problema que se arrastou por quase 30 meses, Expedito Júnior pode começar a pensar e agir aqui mesmo no Estado em busca do seu novo projeto, o de eleger-se governador em 2010. Seu nome é considerado de ponta para a disputa.
CORRENDO ATRÁS
Nas últimas semanas, as assessorias tanto da senadora Fátima Cleide quanto do deputado Eduardo Araújo dobraram, pelo menos, a produção de informações jornalísticas enviadas à imprensa. Não querem ficar para trás em relação a Roberto Sobrinho que, como prefeito da maior cidade do Estado, já tem importante espaço garantido na mídia.
CHANCES
Os três petistas trabalharam com afinco para chegar em dezembro e ganhar a eleição interna que vai escolher o nome do partido para o Governo. Se a eleição fosse hoje, Sobrinho e Valverde teriam maiores chances. Mas Fátima corre atrás.
ESTÁ PIORANDO
A trágica contagem não pára. Até ontem, 93 pessoas já haviam sido assassinadas em Porto Velho. Já são 14% a mais a todo o ano passado. A violência assombra principalmente os bairros da zona leste, onde as armas são a coisa mais comum. Mas em outros bairros – e até no centro – os crimes de morte aumentam.
FARDA PERIGOSA
Na quinta à tardinha, policiais federais fizeram uma verdadeira operação para prender um...guardador de carros. Foi na área do Espaço Alternativo, onde dezenas de pessoas caminham todos os dias. O guardador, que tem inclusive problemas mentais, estava usando uma jaqueta de policial. Tudo esclarecido, ele foi solto poucas horas depois.
VAI FAZER FALTA
Gente que chega às dúzias, não só por causa das usinas mas também pelo crescimento de Rondônia, acima da média nacional. Mas também há os que vão. Infelizmente, para os telespectadores da TV Candelária e Record News Rondonia, volta ao sul a apresentadora July Ceni.
HOMENAGEM
Um dos novos rostos da TV, competente e querida por seus companheiros de trabalho, July acompanha a família para o Rio Grande do Sul. Seu marido foi transferido para lá. Companheiros da talentosa July Ceni lhe prestaram emocionante despedida, ontem.
VAI LONGE
O ex-deputado e ex-presidente da Assembléia, Silvernani Santos, se apresentou na quinta-feira para tomar posse. Não conseguiu. Valdevino Tucura, que perdeu o mandato por causa da coligação que o elegeu ter sido considerada irregular pelo TRE, não vai entregar o osso tão fácil. O assunto ainda vai longe.
DUAS SEMANAS
Miguelzinho Sena é o novo presidente da Assembléia Legislativa, por pelo menos duas semanas. O titular, Neodi Carlos, está licenciado para tratamento de saúde. Miguel marcará sua passagem pela presidência com alguma ação diferente? Em branco é que ele não passará pelo cargo.
UNGIDO
Daqui a uma semana, Confúcio Moura será ungido como o candidato do PMDB ao Palácio Presidente Vargas. As prévias, só pró-forma, serão realizadas em Ji-Paraná e o comando do partido espera pelo menos 400 convencionais com direito a voto.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe