Sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 - 07h11
PAGAMOS MAIS DE 1 TRILHÃO DE REAIS
EM IMPOSTOS. E PARA QUE, MESMO?
Mais de 1 trilhão de reais. O número 1 seguido de 12 zeros. É algo que, em termos de dinheiro, não se tem idéia exata do que representa, tal sua grandeza. Pois esse valor imenso, dantesco, extraordinário, foi o que o governo brasileiro arrecadou em impostos, em 2009. E só até o dia 5 de dezembro. O país campeão mundial em impostos, que impõe taxas até em produtos da cesta básica e é também único no mundo que tributa as suas exportações, arrecadou essa dinheirama toda, arrancada a fórceps do bolso da sua população. E para que? Para sobrar uma pequena fração aos investimentos e aplicar grande parte dessa impressionante quantia na manutenção da máquina ( ou seja, para ele mesmo, governo) e para as superestruturas do poder. Além, é claro, dos acólitos e companhia. Isso sem falar nos milhões e milhões de dinheiro desviado, inclusive com culpados flagrados por câmeras colocando dinheiro vivo nas meias e cuecas sem que ninguém seja punido.
Pagamos impostos sobre tudo. Infelizmente não é raro pagarmos mais de uma vez sobre o mesmo produto ou serviço. O imposto cumulativo também é uma das grandes invenções dos governos brasileiros para sangrar os bolsos alheios. E a saúde? Vai mal. E as estradas? Vão de mal a pior. E a educação? Que educação? E a segurança pública? (dessa a gente poderia rir, embora se tenha mesmo é que chorar). Então, lá se foi nosso trilhão. Em troca, só serviços cada vez piores. E 37 ministérios. E milhares de novos cargos públicos. E centenas de empresas oficiais para abrigar a turma. E esperemos mais impostos. A máquina, inchada, vai exigir cada vez mais...
SOFRIMENTO
Se tem uma população sofrida em Porto Velho é a do bairro Nacional. Ali dá de tudo. Caminhões pesados indo e vindo a cada minuto, ruas intransitáveis, muita dengue, obras que poderiam melhorar a vida das quase 25 mil pessoas que lá residem mas que nunca ficam prontas. E agora, mais uma desgraçada: a chuvarada foi tanta que até derrubou casas.
HORA DE AGIR
Esse é o momento em que as chamadas “forças vivas” têm que se unir. Governo do Estado e Prefeitura precisam sentar numa mesa, negociar, acertar ações de todo o tipo para pelo menos diminuir o volume de dramas que aquela comunidade enfrenta. Tem que ser já, porque não dá mais para esperar.
TEM COISA QUE FUNCIONA
Como a saúde pública anda sempre capengando, uma das coisas que funcionam são entidades que atendem os mais pobres. É o caso, por exemplo, da fundação mantida pelo deputado Ribamar Araújo, que em 2009 atendeu milhares de pessoas. Sem cobrar um tostão.
SENSATEZ
Hoje tem reunião no Dnit, a chamada audiência pública para discutir a construção da ponte sobre o rio Madeira, ligando Rondônia ao Acre, em Mutum Paraná. É importante que também participem pessoas sensatas, com interesse no coletivo, no desenvolvimento da região.
PARECE MAS NÃO É
O problema nesses encontros é que, geralmente, aparecem muitos palpiteiros e “onguistas” para incomodar e tentar atrapalhar. Afinal, o progresso da região prejudica a essa gente que só defende os interesses de quem não é daqui. E eles vêm cheio de argumentos. Muitos fajutos, é claro. Mas se não houver quem os conteste, acabam parecendo estar falando a verdade.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por falar em ONGs, é estranho que nenhuma delas, entre as centenas de milhares que abundam na região, abriu a boca para falar sobre a situação da Reserva Roosevelt. Lá, as riquezas de Rondônia estão sendo roubadas diariamente. Nenhuma ONG se interessou em defender a preservação dos nossos minérios e do que é nosso. Porque será?
OLHA ELA AÍ!
Sensacionais previsões para 2010 da famigerada (uns acham que famosa) Mãe Dinah, aquela que não acerta uma: “um acontecimento impressionante e inédito na história mundial, ocorrerá no final do mês de agosto”, “vão cair mais 3três aviões ano que vem”, “O Presidente Obama pode sofrer um atendado”; “O Corinthians vai conquistar a Libertadores 2010”. Não é impressionante.
PARA NÃO ERRAR
Para não perder o embalo, Mãe Dinah repete, em 2010, o que já vem dizendo desde 1990 sobre o apresentador de TV Silvio Santos: “Silvio Santos vai ter sérios problemas de saúde”. Pois o SS está com quase 80 anos. Desde que ele tinha 60 a mulher prevê que ele vai sucumbir. E o Silvio cada vez mais forte. Previsão certa: a Mãe Dinah vai morrer antes do Silvio Santos.
DANDO DURO
Candidatíssima a uma vaga na Assembléia Legislativa, a jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB, quer se destacar também como a que mais trabalha no legislativo municipal. Em 2009, ela apresentou nada menos que 28 projetos de lei e 370 pedidos de providências. Filha de peixe (seu pai é o ex-vice-governador Aparício Carvalho), Mariana quer ver a bancada das mulheres aumentada este ano, na ALE.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno