Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/01/10



Primeira Mão - 08/01/10 - Gente de Opinião
PAGAMOS MAIS DE 1 TRILHÃO DE REAIS
EM IMPOSTOS. E PARA QUE, MESMO?


Mais de 1 trilhão de reais. O número 1 seguido de 12 zeros. É algo que, em termos de dinheiro, não se tem idéia exata do que representa, tal sua grandeza. Pois esse valor imenso, dantesco, extraordinário, foi o que o governo brasileiro arrecadou em impostos, em 2009. E só até o dia 5 de dezembro. O país campeão mundial em impostos, que impõe taxas até em produtos da cesta básica e é também único no mundo que tributa as suas exportações, arrecadou essa dinheirama toda, arrancada a fórceps do bolso da sua população. E para que? Para sobrar uma pequena fração aos investimentos e aplicar grande parte dessa impressionante quantia na manutenção da máquina ( ou seja, para ele mesmo, governo) e para as superestruturas do poder. Além, é claro, dos acólitos e companhia. Isso sem falar nos milhões e milhões de dinheiro desviado, inclusive com culpados flagrados por câmeras colocando dinheiro vivo nas meias e cuecas sem que ninguém seja punido.

Pagamos impostos sobre tudo. Infelizmente não é raro pagarmos mais de uma vez sobre o mesmo produto ou serviço. O imposto cumulativo também é uma das grandes invenções dos governos brasileiros para sangrar os bolsos alheios. E a saúde? Vai mal. E as estradas? Vão de mal a pior. E a educação? Que educação? E a segurança pública? (dessa a gente poderia rir, embora se tenha mesmo é que chorar). Então, lá se foi nosso trilhão. Em troca, só serviços cada vez piores. E 37 ministérios. E milhares de novos cargos públicos. E centenas de empresas oficiais para abrigar a turma. E esperemos mais impostos. A máquina, inchada, vai exigir cada vez mais...

SOFRIMENTO

Se tem uma população sofrida em Porto Velho é a do bairro Nacional. Ali dá de tudo. Caminhões pesados indo e vindo a cada minuto, ruas intransitáveis, muita dengue, obras que poderiam melhorar a vida das quase 25 mil pessoas que lá residem mas que nunca ficam prontas. E agora, mais uma desgraçada: a chuvarada foi tanta que até derrubou casas. 


HORA DE AGIR


Esse é o momento em que as chamadas “forças vivas” têm que se unir. Governo do Estado e Prefeitura precisam sentar numa mesa, negociar, acertar ações de todo o tipo para pelo menos diminuir o volume de dramas que aquela comunidade enfrenta. Tem que ser já, porque não dá mais para esperar. 


TEM COISA QUE FUNCIONA

Como a saúde pública anda sempre capengando, uma das coisas que funcionam são entidades que atendem os mais pobres. É o caso, por exemplo, da fundação mantida pelo deputado Ribamar Araújo, que em 2009 atendeu milhares de pessoas. Sem cobrar um tostão. 

SENSATEZ

Hoje tem reunião no Dnit, a chamada audiência pública para discutir a construção da ponte sobre o rio Madeira, ligando Rondônia ao Acre, em Mutum Paraná. É importante que também participem pessoas sensatas, com interesse no coletivo, no desenvolvimento da região. 


PARECE MAS NÃO É

O problema nesses encontros é que, geralmente, aparecem muitos palpiteiros e “onguistas” para incomodar e tentar atrapalhar. Afinal, o progresso da região prejudica a essa gente que só defende os interesses de quem não é daqui. E eles vêm cheio de argumentos. Muitos fajutos, é claro. Mas se não houver quem os conteste, acabam parecendo estar falando a verdade. 


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por falar em ONGs, é estranho que nenhuma delas, entre as centenas de milhares que abundam na região, abriu a boca para falar sobre a situação da Reserva Roosevelt. Lá, as riquezas de Rondônia estão sendo roubadas diariamente. Nenhuma ONG se interessou em defender a preservação dos nossos minérios e do que é nosso. Porque será? 

OLHA ELA AÍ!

Sensacionais previsões para 2010 da famigerada (uns acham que famosa) Mãe Dinah, aquela que não acerta uma: “um acontecimento impressionante e inédito na história mundial, ocorrerá no final do mês de agosto”, “vão cair mais 3três aviões ano que vem”, “O Presidente Obama pode sofrer um atendado”; “O Corinthians vai conquistar a Libertadores 2010”. Não é impressionante. 


PARA NÃO ERRAR


Para não perder o embalo, Mãe Dinah repete, em 2010, o que já vem dizendo desde 1990 sobre o apresentador de TV Silvio Santos: “Silvio Santos vai ter sérios problemas de saúde”. Pois o SS está com quase 80 anos. Desde que ele tinha 60 a mulher prevê que ele vai sucumbir. E o Silvio cada vez mais forte. Previsão certa: a Mãe Dinah vai morrer antes do Silvio Santos. 


DANDO DURO


Candidatíssima a uma vaga na Assembléia Legislativa, a jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB, quer se destacar também como a que mais trabalha no legislativo municipal. Em 2009, ela apresentou nada menos que 28 projetos de lei e 370 pedidos de providências. Filha de peixe (seu pai é o ex-vice-governador Aparício Carvalho), Mariana quer ver a bancada das mulheres aumentada este ano, na ALE. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)