Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/06/09


Primeira Mão - 08/06/09 - Gente de Opinião 
BRIGA PELO PODER ACABA EM
PREJUÍZOS PARA A POPULAÇÃO


Não há meios termos: a greve do pessoal da saúde está sendo retratada como apenas resultado de disputa política dentro do Sindsaúde. E mais: ela prejudica sim a população e cria uma antipatia contra o que seriam reivindicações legítimas de uma categoria inteira. A luta pelo comando do Sindicato, um dos mais poderosos do Estado, transformou o Sindsaude como se ele fosse um partido político e da eleição desse ou daquele grupo dependesse o futuro de todos os associados. Ao deflagrar um movimento grevista poucos dias antes da eleição para escolha dos seus novos mandatários e com o apoio integral tanto dos situacionistas como dos oposicionistas, a entidade sindical dos servidores da saúde deixa claro à sociedade que, antes de tudo, estão os interesses dos seus diretores. Muito depois os da população. Servidores da saúde, muitos ganhando salários abaixo do que deveriam, sem seu Plano de Carreira, são usados como massa de manobra para a disputa interna. Passada a eleição, o ímpeto pela greve certamente arrefecerá. Continuará, contudo, a luta intestina entre os que vão ganhar e os que vão perder, pouco importando prioridades como as necessidades da categoria e, muito mais, as necessidades dos doentes. É uma tristeza ver-se novamente a política sindical colocada acima de tudo. E deixando a já deficiente saúde pública numa situação pior. Até quando teremos que conviver com esse tipo de liderança e com essa mentalidade?

TERCEIRÃO 

Os deputados federais Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, ambos do PT, mais Lindomar Garçon, do PV e Ernandes Amorim, do PTB, também assinaram a proposta para que o presidente Lula possa ter novo mandato. Marinha Raupp e Natan Donadon, ambos do PMDB, assim como Mauro Nazif, do PSB e Moreira Mendes, do DEM, não assinaram.

FALTA O SINAL 

Como a proposta de emenda constitucional ainda é embrionária, é mais que certo: se o assunto esquentar, os peemedebistas também vão entrar na briga, porque são parte importante da base aliada. Basta só um pequeno sinal verde de Lula para que mais dois rondonienses assinem a PEC de mais um mandato.

LONGO TRECHO 

A verdade é que o projeto, embora ainda tenha longo caminho a percorrer, conseguiu as 176 assinaturas necessárias para tramitar na Câmara Federal. A proposta do deputado Jackson Barreto, do PMDB de Sergipe vai percorrer os caminhos até a votação, ao que parece, mesmo o presidente Lula dizendo que não quer saber de terceiro mandato.

ELEGÂNCIA

Com seu profundo conhecimento jurídico, o ex-presidente da OAB rondoniense e conselheiro federal da entidade, Orestes Muniz, criticou a forma como foi tratada a cavalgada de abertura da EXpovel. Elegante, contudo, Muniz preferiu não dizer que houve sim uma grande batalha pelos holofotes que a feira proporciona. De parte de muita gente.

HOLOFOTES

Até a Polícia Ambiental apareceu na cavalgada (CLIQUE E VEJA FOTOS), na última hora, para “fiscalizar”, inclusive proibindo que os cavaleiros usassem a tradicional espora. Juízes, promotores e parte da PM fizeram de tudo para atrapalhar um dos grandes eventos públicos que a Capital promove. Não conseguiram nem assim. Mas certamente tentarão piorar as coisas no ano que vem.

ENGANADO 

E o ainda ministro Carlos Minc foi à TV falar de novo. Ele não agüenta ver um microfone e muito menos câmeras e luzes. Disse que vai ficar no governo até o fim do atual mandato presidencial. Uma grande maioria de parlamentares e até outros ministros têm certeza de que, mais uma vez, Minc está enganado. 


TENTATIVA
 

Dentro de algumas semanas, nomes quentes do PMDB e do PT no Estado vão se reunir para conversar sobre 2010. O PMDB já tem candidato próprio e o PT tem dois nomes para a disputa. Principalmente no lado petista, a intenção é convencer seus aliados das últimas eleições a manter a aliança no ano que vem.

SEM SINAL 

O senador Valdir Raupp até é simpático à idéia. O problema é que ambos os partidos querem encabeçar a chapa. O PMDB quer o PT aliado ao nome de Confúcio Moura. O PT quer que Confúcio seja o vice numa chapa que terá Eduardo Valverde ou Fátima Cleide à frente. Por enquanto, não há sinal de acordo.

AMIGUINHOS 

Nada como um dia depois do outro. Porta-vozes do consórcio que constrói a usina de Jirau andam saudando e homenageando tanto o prefeito Roberto Sobrinho como o governador Ivo Cassol. Com Sobrinho a situação não chegou a ficar ruim. Mas com Cassol o pau quebrou. Agora, tudo parece estar em paz, depois de tudo o que aconteceu.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)