Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/07/10



Primeira Mão - 08/07/10 - Gente de Opinião

PREOCUPAÇÃO COM OS CRIMINOSOS MAS

NEM MISERICÓRDIA PARA AS VÍTIMAS

O presidente do Supremo deu uma importante à revista Veja, esta semana. Falou com sinceridade, apontou falhas na Justiça, não deixou De responder nem sobre nepotismo em tribunais que ele comandou. Sinceridade foi a tônica do ministro Cezar Peluso. E foi por isso que, quem leu com atenção parte de suas declarações, que se preocupa com a violência que assola o País; que vê uma inversão de valores nas decisões que protegem bandidos e ignoram suas vítimas, deve ter ficado de cabelos em pé. O presidente da mais alta corte do país defende que os criminosos só devam ir para a cadeia em último caso, porque, coitados, são maltratados no destroçado sistema penitenciário nacional. E mais: considera um sentimento de vingança da sociedade a exigência de colocar criminosos atrás das grades. Mas não é isso o pior. Tem mais. O ministro Peluso não usa uma palavra, uma frase, uma vírgula para falar das vítimas dos criminosos. Nem pena, nem misericórdia, nem solidariedade. Sua única e exclusiva preocupação foi destacar que as cadeias são desumanas, citando inclusive o caso específico do estado do Espírito Santo.

Esperar o que, se o presidente da mais alto corte do Brasil sequer lembra das vítimas, de suas famílias, de suas tragédias, de suas dores? Nem um sentimento de humanidade em relação às vítimas de crimes hediondos, às crianças assassinadas, mas apenas aos criminosos que, com a complacência de autoridades, comandam a violência de dentro de suas celas. Para o ministro, o maior problema é a desumanidade com que os presos são tratados. Para ele, cadeia só em último caso. A partir dessa triste entrevista, as esperanças de que poderia haver alguma mudança para proteger as pessoas de bem nesse país, partindo do Judiciário, começam a se esvair. Todos eles, a começar pelo presidente do Supremo, estão mesmo preocupados é com os direitos humanos dos criminosos.

CAIU FORA

Resquícios das convenções: Alan Queiroz, que seria o vice de Expedito Júnior se o PSB não tivesse mudado de lado na última hora e passado para a turma de Eduardo Valverde, do PT, abandonou o partido. E saiu atirando: vai entrar com tudo na campanha por Expedito,Além, de avisar que levará consigo pelo menos duas dezenas de membros do seu agora ex-partido.

FICAM

Mesmo em palanques opostos, PT e PMDB continuarão juntos na Prefeitura de Porto velho. Segundo fonte ligada ao prefeito Roberto Sobrinho, os três peemedebistas da administração municipal permanecerão em seus postos. Mesmo petistas e peemedebistas, pelo menos na disputa ao governo, serem adversários. O vice-prefeito Emerson Castro é do PMDB e pelo menos até o momento, não houve sinal de qualquer ruptura.

SÃO TRÊS

Os três representantes peemedebistas na administração do PT de Porto Velho são Williames Pimentel, secretário de saúde e ligadíssimo ao casal Valdir-Marinha Raupp; Pedro Beber, da Secretaria de Assuntos Especiais e Agnaldo Ferreira Santos, do Meio Ambiente. Sobrinho estaria satisfeito com o trabalho que o trio vem realizando.

DINHEIRO TEM

O milionário Roberto Kupé fez que foi mas não foi e acabou indo. Decidiu-se finalmente em ser candidato pelo PDT à Câmara Federal. Pelo menos não poderá queixar-se da falta de recursos para tocar a campanha. Ele ganhou 19 milhões na Mega Sena, há mais de dois anos.

NÃO CHECOU

Âncora do Jornal da Band e um dos principais cronistas da revista Isto É, o jornalista Ricardo Boechat fez duras críticas, na edição desta semana da revista, ao abandono de algumas antigas máquinas dos trens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Há milhares de quilômetros, sem saber o que está ocorrendo por aqui, na realidade, ouviu uma fonte só e não checou a (dês) informação.

NAS RUAS

Enquanto o TRE analisa as centenas de nomes que estão se prontificando a disputar a eleição de outubro, a campanha começou mesmo nesta terça. Já há barulho nas ruas e muita campanha pela internet, nesses primeiros dias. As coligações já estão com tudo pronto na caça ao voto. Resta saber agora quantos nomes não passarão no crivo da Justiça Eleitoral.

SEMIABERTO

Só para não deixar passar em branco. Nessa semana, foi registrado mais um assalto de uma dupla de detentos do regime semiaberto. É comum, é diário. Beneficiados pelas complacentes leis brasileiras, os criminosos atacam nas ruas e depois vão dormir tranquilamente na cadeia. Para preparar seus golpes para o dia seguinte.

AÍ VÊM ELES!

Expedito Júnior anuncia que o presidenciável tucano José Serra vem a Rondônia, inclusive com três comícios agendados. O coordenador da campanha petista, Roberto Sobrinho, negocia datas para que o presidente Lula e a sua candidata Dilma Rousseff também venham. Rondônia está entrando no mapa dos políticos graúdos, que geralmente nos esquecem.

LÁ E AQUI

Desde ontem, Rondônia tem um novo deputado federal. Eurípedes Miranda assumiu a vaga de Eduardo Valverde, que se licenciou para concorrer ao Governo. Já na Assembléia, uma cadeira continua vaga. Ninguém assumiu ainda a vaga deixada pelo agora conselheiro do TCE, Wilber Coimbra.
 

 Fonte: Sergio PIres. 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)