Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/07/10



Primeira Mão - 08/07/10 - Gente de Opinião

PREOCUPAÇÃO COM OS CRIMINOSOS MAS

NEM MISERICÓRDIA PARA AS VÍTIMAS

O presidente do Supremo deu uma importante à revista Veja, esta semana. Falou com sinceridade, apontou falhas na Justiça, não deixou De responder nem sobre nepotismo em tribunais que ele comandou. Sinceridade foi a tônica do ministro Cezar Peluso. E foi por isso que, quem leu com atenção parte de suas declarações, que se preocupa com a violência que assola o País; que vê uma inversão de valores nas decisões que protegem bandidos e ignoram suas vítimas, deve ter ficado de cabelos em pé. O presidente da mais alta corte do país defende que os criminosos só devam ir para a cadeia em último caso, porque, coitados, são maltratados no destroçado sistema penitenciário nacional. E mais: considera um sentimento de vingança da sociedade a exigência de colocar criminosos atrás das grades. Mas não é isso o pior. Tem mais. O ministro Peluso não usa uma palavra, uma frase, uma vírgula para falar das vítimas dos criminosos. Nem pena, nem misericórdia, nem solidariedade. Sua única e exclusiva preocupação foi destacar que as cadeias são desumanas, citando inclusive o caso específico do estado do Espírito Santo.

Esperar o que, se o presidente da mais alto corte do Brasil sequer lembra das vítimas, de suas famílias, de suas tragédias, de suas dores? Nem um sentimento de humanidade em relação às vítimas de crimes hediondos, às crianças assassinadas, mas apenas aos criminosos que, com a complacência de autoridades, comandam a violência de dentro de suas celas. Para o ministro, o maior problema é a desumanidade com que os presos são tratados. Para ele, cadeia só em último caso. A partir dessa triste entrevista, as esperanças de que poderia haver alguma mudança para proteger as pessoas de bem nesse país, partindo do Judiciário, começam a se esvair. Todos eles, a começar pelo presidente do Supremo, estão mesmo preocupados é com os direitos humanos dos criminosos.

CAIU FORA

Resquícios das convenções: Alan Queiroz, que seria o vice de Expedito Júnior se o PSB não tivesse mudado de lado na última hora e passado para a turma de Eduardo Valverde, do PT, abandonou o partido. E saiu atirando: vai entrar com tudo na campanha por Expedito,Além, de avisar que levará consigo pelo menos duas dezenas de membros do seu agora ex-partido.

FICAM

Mesmo em palanques opostos, PT e PMDB continuarão juntos na Prefeitura de Porto velho. Segundo fonte ligada ao prefeito Roberto Sobrinho, os três peemedebistas da administração municipal permanecerão em seus postos. Mesmo petistas e peemedebistas, pelo menos na disputa ao governo, serem adversários. O vice-prefeito Emerson Castro é do PMDB e pelo menos até o momento, não houve sinal de qualquer ruptura.

SÃO TRÊS

Os três representantes peemedebistas na administração do PT de Porto Velho são Williames Pimentel, secretário de saúde e ligadíssimo ao casal Valdir-Marinha Raupp; Pedro Beber, da Secretaria de Assuntos Especiais e Agnaldo Ferreira Santos, do Meio Ambiente. Sobrinho estaria satisfeito com o trabalho que o trio vem realizando.

DINHEIRO TEM

O milionário Roberto Kupé fez que foi mas não foi e acabou indo. Decidiu-se finalmente em ser candidato pelo PDT à Câmara Federal. Pelo menos não poderá queixar-se da falta de recursos para tocar a campanha. Ele ganhou 19 milhões na Mega Sena, há mais de dois anos.

NÃO CHECOU

Âncora do Jornal da Band e um dos principais cronistas da revista Isto É, o jornalista Ricardo Boechat fez duras críticas, na edição desta semana da revista, ao abandono de algumas antigas máquinas dos trens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Há milhares de quilômetros, sem saber o que está ocorrendo por aqui, na realidade, ouviu uma fonte só e não checou a (dês) informação.

NAS RUAS

Enquanto o TRE analisa as centenas de nomes que estão se prontificando a disputar a eleição de outubro, a campanha começou mesmo nesta terça. Já há barulho nas ruas e muita campanha pela internet, nesses primeiros dias. As coligações já estão com tudo pronto na caça ao voto. Resta saber agora quantos nomes não passarão no crivo da Justiça Eleitoral.

SEMIABERTO

Só para não deixar passar em branco. Nessa semana, foi registrado mais um assalto de uma dupla de detentos do regime semiaberto. É comum, é diário. Beneficiados pelas complacentes leis brasileiras, os criminosos atacam nas ruas e depois vão dormir tranquilamente na cadeia. Para preparar seus golpes para o dia seguinte.

AÍ VÊM ELES!

Expedito Júnior anuncia que o presidenciável tucano José Serra vem a Rondônia, inclusive com três comícios agendados. O coordenador da campanha petista, Roberto Sobrinho, negocia datas para que o presidente Lula e a sua candidata Dilma Rousseff também venham. Rondônia está entrando no mapa dos políticos graúdos, que geralmente nos esquecem.

LÁ E AQUI

Desde ontem, Rondônia tem um novo deputado federal. Eurípedes Miranda assumiu a vaga de Eduardo Valverde, que se licenciou para concorrer ao Governo. Já na Assembléia, uma cadeira continua vaga. Ninguém assumiu ainda a vaga deixada pelo agora conselheiro do TCE, Wilber Coimbra.
 

 Fonte: Sergio PIres. 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)