Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/08/09



AMBULÂNCIAS PARA A BOLÍVIA E UMA
BANANA PARA OS VENEZUELANOS

Nuvens negras se aproximam contra a democracia na América do Sul. Regimes da Venezuela, Bolívia e Equador, embora eleitos pela maioria de povos desesperados – e por isso as oligarquias e as elites têm grande parcela de culpa pelo que está acontecendo – assumiram o poder com a mente voltada para o retrocesso, para o conflito, para a volta da maldade, que há pouco foi dos direitistas mas agora vem da esquerda. Os vizinhos sul-americanos vão ser atingidos, de uma forma ou outra, mas o pior virá, e virá em breve, contra os mesmos de sempre: os pobres, os miseráveis, a maioria dos que nada têm. E que escolheram esse caminho pelo desespero de não enxergarem à frente qualquer chance de melhoria, pelo absurdo egoísmo dos ricos e poderosos, que preferem perder tudo a repartir um pouco com quem não tem qualquer coisa. Hugo Chávez, entre todos os aprendizes de ditador, é o pior de todos. Está preparando a Venezuela para um conflito, o povão continua cada vez pior, falta fechar apenas uma emissora de TV contra ele para que toda a mídia esteja nas suas mãos e, aí sim, a ditadura estará oficializada. É o mesmo Chávez que ignora o sofrimento da população. Só um exemplo: a capital, Caracas, precisaria ter pelo menos mais 300 ambulâncias para atender seus doentes. Nenhuma foi comprada. Mas Chávez doou, há pouco, 170 ambulâncias novinhas para Evo Morales, da Bolívia. Precisa dizer mais alguma coisa sobre esse tipo de gente? 


SEM ARGUMENTO


Não importa os argumentos. Nada explica o ataque com paus, pedras e até garrafas com coquetéis molotov de manifestantes pela emancipação da Ponta do Abunã contra policiais rodoviários. Os responsáveis por esses atos de violência, sejam quem forem, têm que ser identificados e punidos. Atacar a polícia é crime. Até num país que não é sério, como o Brasil. 

CASO ANTIGO

Não foi do dia para a noite a decisão do agora ex-presidente do PMDB, Fernando Prado, em largar um cargo de comando em seu partido para ser soldado raso ao lado de Cassol, no PP. Desde a última eleição municipal o empresário e uma das novas lideranças políticas de Porto Velho, andava descontente com a forma como os peemedebistas conduziram a participação na chapa liderada pelo PT. 



TEM ATÉ LISTA

Fernando Prado é apenas um entre as dezenas de novas lideranças que começam a mudar de mala e cuia para o PP, com Cassol como líder maior no Estado. Nos próximos dias começa a aparecer uma extensa relação de lideranças de todos os municípios que estarão aliadas ao governo na eleição do ano que vem. 

COM O MINISTRO

Está sendo agendado um grande encontro político para o próximo dia 22, quando estará em Porto Velho o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que é do PP. Ele participará da reunião em que o PP vai oficializar o ingresso de todas as lideranças do Estado que nele estão ingressando. O evento será na casa de shows Kéops.



PONTA DO ICEBERG

Em apenas uma semana, as polícias de Rondônia e Acre colocaram as mãos em pelo menos 180 quilos de cocaína que estavam com pequenos traficantes. No estado vizinho, só uma operação apreendeu 166 quilos. Em Pimenta Bueno, mais 20. Se tudo isso foi pego, imagine-se só o que não passa...



SEM DISCURSO

Carlos Minc, os ecochatos e as ONGs que só defendem interesses estrangeiros detestam saber. Mas a verdade é que as queimadas em Rondônia tiveram uma queda acentuada no mês passado: mais de 70%. Desse jeito os que só trabalham no ar condicionado e não conhecem a região de verdade acabam perdendo o discurso. E podem perder também as verbinhas para suas entidades “não governamentais”.



OLHA O GOLPE!

Um dado interessante: muitos portadores de necessidades especiais e idosos que têm direito a passagem gratuita no transporte coletivo da Capital, se deslocam, com seus cartões “free” até 50 vezes por dia, segundo controle do sindicato das empresas. Não são poucos. Pelo contrário.



VAI DAR ROLO

A verdade é que nesses casos – que estão sendo investigados – a pessoa beneficiada passa seu cartão para várias outras, que não teriam direito ao transporte gratuito. A fiscalização tem tentando levantar mais informações. As que já estão computadas são de assustar, pelo número de envolvidos no esquema. Vai dar xabú!



COM VERGONHA

A cada dia que passa, mais se tem certeza: com tudo o que aconteceu, sem que ninguém fosse responsabilizado, o Senado Federal ficou ainda menor do que já era. Está se transformando, dessa fora, numa espécie de vergonha nacional. Todo o país está ruborizado. 

Fonte: Sergio Pires / ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)