Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/10/10


Primeira Mão - 08/10/10 - Gente de Opinião

MAIS IMPORTANTE QUE AS CONVICÇÕES
PESSOAIS, É AGRADAR AO ELEITORADO

 Fernando Henrique Cardoso (foto) sempre  foi ateu, como o é grande número de intelectuais, cientistas e outros com cultura acima da média. Quando candidato à Presidência, mudou ligeirinho. Tornou-se, da noite para o dia, cristão ferrenho. Sabia que se mantivesse suas opiniões em público, jamais venceria uma eleição no Brasil, país em que as religiões, o misticismo e as crenças em qualquer coisa definem os rumos de tudo, inclusive das eleições. Lula aceitou manter um modelo econômico e engoliu vários princípios ideológicos, que sempre combateu, para chegar ao poder. Dilma Rousseff sempre foi a favor do aborto. Está no programa do seu partido a lógica premissa de que a questão é individual e cada mulher deve decidir se quer ou não ter filho. Dilma nunca escondeu isso. Agora, teve que mudar de opinião ligeirinho. Se a mantivesse, certamente estaria correndo sério risco de perder a eleição à Presidência, porque o fanatismo religioso está acima das propostas de melhoria para o país. Aliás, é bom que se diga que Fátima Cleide perdeu a eleição para o Senado em Rondônia também por sua defesa das minorias, principalmente dos grupos gays e outros. Manteve-se firmes em suas convicções mas perdeu, numa terra onde os preconceitos só diminuíram aparentemente e da porta para fora das casas.

José Serra, eterno defensor da iniciativa privada e do desenvolvimento a qualquer custo, nunca deu muita bola para os problemas ambientais. Agora, transformou-se num quase irmão das idéias de Marina Silva, do PV, por causa dos votos que ela pode lhe passar. Enfim, a história do Brasil está recheada de histórias assim. O povo com suas crenças e fanatismo vivendo cada vez pior e os políticos, malandros, engolindo muito do que pensam para não perder votos. Em nome de Deus, faz-se qualquer coisa. ETA, Brasil!

  

BALA NA AGULHA

Confúcio Moura e João Cahulla se mobilizam, reúnem seus grupos, vão à imprensa, fazem reuniões, preparam suas estratégias. O segundo e decisivo turno da eleição em Rondônia começa de fato já neste final de semana. Dia 31 saberemos quem teve mais bala na agulha. No sentido figurado, é claro!  

 

OUTRA ELEIÇÃO

Tanto quanto a disputa pelo governo, os grupos políticos já se movem para uma eleição que só acontecerá no início de fevereiro de 2011: a do novo presidente e da mesa diretora da Assembléia Legislativa. Várias candidaturas já estão postas, incluindo deputados recém eleitos.

 

A LISTA CRESCE

A campanha só não começou abertamente porque muita coisa vai depender de quem será o novo governador. Se Confúcio, a vantagem passa para um grupo; se Cahulla, para outro. Nomes que já estão no páreo: Neodi Carlos, Jesualdo Pires, Valter Araújo e Luizinho Goebel, entre os reeleitos. Adelino Falador, Epifânia Barbosa, Glaucione Nery, entre os novos.

 

ENTRE OS PRIMEIROS

Além de grande sucesso em Rondônia, a deputada reeleita pela quinta vez para a Câmara Federal, Marinha Raupp, tornou-se notícia nacional. Foi ela um dos três nomes com maior votação proporcional no país. Os mais de 100 mil votos conquistados por Marinha a colocaram no patamar dos grandes puxadores de votos. Teve 14,24% dos votos válidos.

 

OUTROS DOIS

Os primeirão (proporcionalmente em relação ao eleitorado de suas bases), foi o brasiliense José Antonio Reguffe, do PDT, considerado um dos políticos de maior futuro do país. Ele teve 18,95% do total de votos válidos. O segundo foi Marcelo Bittar, do PSDB do Acre, com 15,23%.

 

NOTA DE PESAR

O campeão nacional de votos, em termos de números absolutos, infelizmente e para a tristeza de quem leva a política a sério, foi o palhaço Tiririca, com mais de 1 milhão e 300 mil votos. Mas, proporcionalmente, essa enorme votação representou apenas 4% dos votos válidos em sua base, São Paulo.

 

POSSIBILIDADES

Há ainda uma chance do atual deputado Maurão de Carvalho, do alto dos seus mais de 13.900 votos, voltar à Assembléia. Se a Justiça Eleitoral validar os votos dados a Marco Antonio Donadon, aumenta o cociente da coligação. Maurão, que por enquanto está na primeira suplência, entraria. Ruim seria para Edivaldo Soares, de Ji-Paraná.

 

LADOS DIFERENTES

Dois dos nomes mais votados para a Assembléia Legislativa, entram com tudo no segundo turno, defendendo cada um seu candidato ao governo. Valter Araújo, o campeão de votos, percorre o Estado apoiando João Cahulla. O vice, Zequinha Araújo, se concentra na Capital pedindo votos para Confúcio Moura.

 

DE ONDE VEM A DENGUE

Surpresa negativa ocorreu em Porto Velho, dias desses. Foi localizado um depósito clandestino com mais de 30 mil pneus velhos. E incrível: o tal depósito já existia há 15 anos e nunca havia sido “descoberto”. Depois quando a cidade fica lotada de casos de dengue, não se entende bem os motivos de tanta gente doente.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)