Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/11/09


Primeira Mão - 08/11/09 - Gente de Opinião 

MAIS CENTROS DE LAZER É IGUAL A
MENOS CRIMINALIDADE NOS BAIRROS


Na sanguinária Porto Velho, onde foram registrados nove assassinatos em quatro dias,uma das ocorrências é de arrepiar os cabelos. Uma criança de 13 anos pegou o revólver de um comerciante e o matou friamente, com um tiro na cabeça. O menor se apresentou à polícia e, é claro, está livre, leve e solto. É essa nossa lei. Nem ele e nem cerca de 10% dos criminosos que, segundo as estatísticas, praticaram ou participaram de algum tipo de crime na capital rondoniense sofrerão punição, por serem menores de idade. É uma vergonha, uma afronta à sociedade mas, o que se vai fazer? Na política, leis demagógicas ganham eleição, não importa quantas vidas elas custem. No outro lado da moeda, há sim ações interessantes, que podem ajudar na prevenção. Uma das coisas que pode tirar os menores do mundo das drogas e do crime é o esporte. Certamente por isso, a comunidade do bairro Ulysses Guimarães, uma das áreas violentas da Capital, está comemorando a reinauguração do Centro Esportivo e de Lazer (Cedel). A cerimônia ocorreu nesta semana, comandada pelo vice-governador João Cahulla. Se esses centros proliferassem em áreas pobres, bem cuidados, com orientadores e segurança, estaria aberta a porta para manter fora do crime dezenas e dezenas de crianças, hoje sem qualquer opção de esporte e lazer. Esse tipo de ação dá certo, a médio e longo prazo. Já para o momento atual, com a legislação vigente, a questão da participação de crianças no mundo do crime não tem cura.

MALDADE

Foi só o presidente Lula ganhar mais um prêmio internacional na Inglaterra para começarem a surgir piadas sobre o assunto. Uma delas é pelo menos criativa. Diz que ao encontrar-se com a Rainha Elizabeth, o presidente brasileiro não perdeu tempo e lascou: “Cumpanheira Beti, é um prazer”. Maldade pura! 

DATAS DIFERENTES

Uma ala do PT, mais ligada ao prefeito Roberto Sobrinho, gostaria que a decisão de indicar o candidato do partido deveria ser empurrada mais à frente, lá para fevereiro de 2010. As outras duas trmas – a de Eduardo Valverde e Fátima Cleide – não aceitam. Querem mesmo 6 de dezembro, como está marcada. 


ASSUME OU NÃO ASSUME?

Agora confundiu tudo. A assessoria do deputado Miguel Sena, presidente interino da Assembléia, anuncia que dará posse a Silvernani Santos nesta segunda-feira, no lugar de Valdevino Tucura. Já do lado do deputado de Cacoal, ouve-se que ele vai utilizar todos os recursos para manter a cadeira, dada a Silvernani pelo TRE. E agora? 


PRIMEIRO ATO

Miguel Sena, aliás, já disse a que veio. Um dos seus primeiros atos foi mandar publicar edital para nova concorrência da verba publicitária da Assembléia. Seus duros confrontos com a atual agência se transformaram em reação tão logo subiu ao poder. Miguelzinho não é fácil. 


LOUCURA GERAL

Não se sabe se é de ficar apavorado, de chorar ou de achar que está todo mundo louco. O secretário de segurança do Rio de Janeiro foi à Câmara Federal e disse que sua cidade não é violenta. José Mariano Beltrame chegou a afirmar que algumas áreas do Rio têm números relativos à criminalidade como alguns países de Primeiro Mundo. 


E A GUERRA?

O secretário Beltrame, que até tem procurado fazer um bom trabalho, certamente estava num dia ruim. Péssimo. Para dizer uma coisas dessas no Parlamento, sabendo que haveria repercussão nacional, não tem explicação. Ele ignorou completamente a guerra civil de uma década que já matou quase 50 mil pessoas. Impressionante. 


FALTA UM

O penúltimo passo para a transposição dos servidores do Estado para a folha da União será cumprido na próxima quarta-feira, dia 11. José Sarney e Michel Temer assinam a promulgação da emenda constitucional que beneficia milhares de servidores rondonienses. E que dará uma economia perto de 20 milhões mensais aos cofres do governo do Estado. 


ÚLTIMO PASSO


É bom lembrar que ainda está distante a concretização da transposição, porque ela depende de regulamentação. E esse último passo também deverá ser longo. Não estará concluído antes de um ano. Só então os servidores passam a receber a grana federal.

SÓ PRÁ LEMBRAR

Daqui a 328 dias tem eleição para Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Mas a campanha já começou há muito tempo. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)