Terça-feira, 8 de dezembro de 2009 - 05h25
UMA BOA NOTÍCIA QUE AS ONGS
FAZEM QUESTÃO DE NÃO DIVULGAR
Um estudo publicado no final da semana em uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a "Science", traz uma informação que as ONGs que vivem do dinheiro público e de anúncios assustadores sobre a região, fazem questão de ignorar. Diz o estudo, entre várias outras informações, que o nível do desmatamento no Brasil caiu mais de 64% nos últimos quatro anos. Anuncia ainda a publicação que seriam necessários investimentos de mais de 18 bilhões de dólares nos próximos dez anos para que o desmatamento no Brasil fosse zerado. Mas o importante é ressaltar que há sim, queda significativa dos índices de desmatamento nos últimos anos, sem que a mais importante região do Planeta diminuísse sua população (pelo contrário) ou sua produtividade. As ONGs querem que a Amazônia volte há dois séculos atrás, quando praticamente só tinha populações indígenas a habitá-la. E ainda vivem às custas do erário público – mesmo com o pomposo apelido de “não governamentais” – além da grande maioria delas existirem apenas para enriquecer seus líderes e pouco fazendo, de prático, pela região amazônica. Fazer de conta que as medidas que estão sendo tomadas contra o desmatamento não estejam fazendo efeito real é coisa que as ONGs não querem informar à população. Se as coisas não funcionam com o catastrofismo com que elas anunciam o fim do mundo, melhor usar a esperteza e ignorar que as boas notícias existam. E é o que elas fazem.
SEIS NA ESTRADA
Dos seis pré-candidatos ao governo, cinco concentraram suas ações no interior, neste último final de semana. O petista Eduardo Valverde, contudo, ficou até sexta à noite em Porto Velho, para participar do jantar de final de ano da Fecomércio. Ficou, fez um rápido discurso e caiu na estrada.
ESTRELA
Expedito Júnior foi a estrela do encontro do PSDB ocorrido em Guajará Mirim. Superlotação na Câmara Municipal da cidade, discursos entusiasmados e apoios surpreendentes ao nome do ex-senador marcaram o encontro na cidade fronteiriça. Como pré-candidato, Expedito saiu mais que satisfeito do encontro.
FECHANDO ACORDO?
Duas grandes surpresas na reunião dos tucanos em Guajará: a presença do deputado federal e presidente regional do PSB, Mauro Nazif e do deputado federal e presidente do PPS Moreira Mendes. Ouve-se que os dois estariam perto de fechar um acordo com o PSDB para 2010.
SÓ EM 2010
O caso que envolve o julgamento do governador Ivo Cassol pelo TSE dificilmente entrará na pauta novamente este ano. Os ministros têm apenas três reuniões antes do recesso de dezembro. Numa delas, ao menos até agora, não consta na pauta o caso Cassol. Ou seja, ele pode entrar novamente em discussão só no final de fevereiro do ano que vem.
UMA SÓ PREOCUPAÇÃO
Se o resultado for contra ele, Cassol ainda poderá apresentar novos recursos. No final, se tiver que sair, sairá somente no final de março. Ou em abril, como sairia de qualquer forma porque concorrerá ao Senado. A preocupação dos governistas, agora, é apenas ter certeza se João Cahulla ficará no comando do Estado durante seis meses.
FOI MERECIDO
Foi muito mais difícil do que todos imaginavam, mas o Mengão comemora, merecidamente, o título de campeão brasileiro deste ano. O campeonato foi espetacular, decidindo título e rebaixamento na última rodada. De horrorosa, só as cenas criadas pela torcida do Coritiba, que viu seu time cair à segunda divisão e depois deu um espetáculo de horror.
RADICAIS NO PODER
Os bolivianos, em sua grande maioria, decidiram dar mais um mandato ao seu presidente Evo Morales. Ele ganhou fácil a eleição no primeiro turno. A instabilidade política da América Latina cresce com esquerdistas radicais como Morales assumindo o poder. Mas a escolha democrática do povo tem que ser respeitada.
É GRANA DEMAIS!
Quem acredita na sorte, tem que aproveitar a oportunidade. A Mega Sena vai sortear, desta quarta-feira e até o final do ano, prêmios que totalizam mais de 120 milhões de reais. Amanhã, a Mega acumulada pode fazer um milionário com 24 milhões. E dia 31 tem o sorteio da maior loteria da história: mais de 100 milhões de reais. É hora de correr às lotéricas.
DOBRADINHA
O grupo do ex-presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira, prepara sua volta à política em 2010. Ele vai concorrer novamente a uma cadeira no legislativo estadual. A idéia é fazer dobradinha com seu filho, o vereador Jean Oliveira, que disputará uma cadeira à Câmara Federal.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M