Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 07h17
PMDB DÁ EMPURRÃO IMPORTANTE NA LUTA
DE RAUPP PARA SE REELEGER AO SENADO
Não poderia ter vindo em melhor hora, para o senador Valdir Raupp, sua eleição como vice-presidente nacional do PMDB. Prestes a enfrentar uma reeleição complicada, onde tem como adversários o governador Ivo Cassol e a também senadora Fátima Cleide, com três disputando duas vagas, Raupp sai fortalecido e estará com o mesmo discurso de Fátima, com sua estreita ligação com o Palácio do Planalto. Mais ainda, há grandes chances de que o presidente nacional reeleito, Michel Temer, se licencie do cargo para entrar de cabeça na campanha eleitoral para a Presidência, já que tudo indica que será ele o nome do PMDB para ser companheiro de chapa da ministra Dilma Roussef. Na disputa interna, no Estado, Raupp tem mais uma carta na manga. Todas as indicações são de que uma das duas vagas será de Cassol. Raupp e Fátima disputarão a segunda, numa eleição complicada, cheia de nuances e onde, em pesquisas não oficiais, ele está em segundo mas com Fátima em seus calcanhares.Sua visibilidade nacional é um trunfo que não pode ser esquecido.
Fica ainda mais destacada a eleição de Raupp para a vice nacional do seu partido quando se sabe que ele derrotou um nome muito forte, o do senador Romero Jucá, que, aliás, era o preferido do presidente Lula. Nem Lula nem Dilma engoliram ainda a imposição do PMDB do nome de Michel Temer. Jucá defenderia, dentro do partido, a tese de indicação de uma lista tríplice para que o Planalto escolhesse então o nome que quisesse. Não deu. O PMDB vai mesmo só com Temer e, com isso, Raupp acabou também sendo beneficiado.
NÃO ESQUECEU
Não se pode ignorar. É visível a tristeza do prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, de ter tido que abrir mão da disputa ao Governo do Estado. Mesmo batendo na tecla do seu compromisso de terminar uma administração cheia de obras em andamento, se dependesse só dele, Sobrinho já estaria no trecho em pré-campanha.
MAS EM 2014...
A decisão de que ele deveria ficar na Prefeitura veio do comando do PT e do Palácio do Planalto. Se saísse, Sobrinho entregaria ao PMDB ( partido do seu vice, Emerson Castro), um cofre recheado de verbas federais e ainda teria uma disputa dura pela frente. A decisão foi de que concluísse seu mandato na Prefeitura. Mas em 2014 tem eleição de novo...
SILÊNCIO
Emerson Castro, aliás, um nome que ainda tem muito futuro na política rondoniense, está em silêncio. Não diz se disputa a eleição de 2010 a algum cargo político e tem se mantido o mais discreto possível. Só muda de tática quando eventualmente assume a Prefeitura por alguns dias, onde faz todo o esforço para mostrar serviço. Afora isso, anda quieto o competente e jovem empresário.
JUNTOS
Também sem disputar cargo político, o ex-deputado e empresário César Cassol, irmão do governador Ivo Cassol, está acompanhando o ex-senador Expedito Júnior em visitas a vários municípios do Estado. E César tem repetido: Cassol e Expedito vão estar juntos de novo, na eleição deste ano.
MALUQUICES
Não é possível que a Polícia Militar continue ignorando motoqueiros malucos que andam fazendo loucuras no trânsito, arriscando suas vidas, a que não dão valor mas, mais importante, à vida dos outros. Baste colocar um policial em pontos estratégicos e esquinas de maior tráfego para pegar esses doidos. Parece que só a PM não vê o que está acontecendo.
SÓ NO ESTACIONAMENTO
Mas não são só os motoqueiros, embora alguns deles estejam mesmo exagerando. A falta de respeito à sinalização e até às leis mais básicas do trânsito é comum em muitos motoristas. Sem controle eletrônico de velocidade e sem a polícia vigiando, vira baderna. Só multa em carro estacionado não resolve o problema do trânsito.
ATAQUE AO BOLSO
Por falar em trânsito, policiamento nas avenidas Calama e Jatuarana, só para citar duas das mais perigosas da Capital, já ajudaria em muito a reduzir o número de acidentes. Quando vêem a polícia, os pseudo doidos se cuidam. São loucos no volante mas temem muito que seus bolsos sejam atacados.
SOBREVIVENTES
O carnaval já começou. E começa a cada ano mais cedo. Vamos até a próxima semana com muita festa, bebida à vontade, alegria misturada com violência, dezenas de mortos no trânsito brasileiro, outros tantos em brigas causadas pelo exagero. E assim vamos. Festa e sangue. Para os sobreviventes, 2010 começa logo depois do fim do carnaval.
O QUE SERÁ?
Sensacional: o presidente Lula anunciou a saída da ministra Dilma Roussef do governo no mês de abril. Segundo nosso Presidente, ela vai “assumir outras missões”. O que será, hein? Alguém tem uma dica prá dar? Parece piada...
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta