Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/03/10


Primeira Mão - 09/03/10 - Gente de Opinião
A INDIGNAÇÃO DOS JUÍZES TEM QUE
SER DIRIGIDA TAMBÉM ÀS VÍTIMAS
 
Em suas sentenças, é a hora dos magistrados darem também suas opiniões, apresentarem críticas, darem duro, cobrar, exigir. Como não pode extrapolar o que a lei fria determina, há juízes mais corajosos que não temem deixar claro suas posições, ao menos para torná-las como desabafo, já que muito mais não podem fazer pelas limitações de fazer cumprir – e mais que todos – pessoalmente, ter que cumprir a lei. Na semana passada, um juiz de Vilhena fez isso. Com algum exagero até, comparou o presídio de Vilhena a um campo de concentração nazista, o de Auschwitz. Foi imediatamente contestado pela Secretaria de Justiça do Estado, que apresentou suas ações. É bom para a democracia, é importante para o país que os magistrados decidam e também opinem. O que espera, contudo, é que a ferocidade na defesa de presos – cumprindo pena porque cometeram crimes, alguns violentos e hediondos – seja usada também nas sentenças judiciais em defesa das vítimas. Não se pode imaginar uma sociedade democrática em que várias forças – e agora também parte do Judiciário – saia berrando em defesa de melhores condições dos presos (o que é justo e humano) mas jamais o façam na defesa de famílias que perdem pais, mães, filhos, parentes. E onde muitas delas ficam na miséria, porque perderam, para os criminosos, quem os sustentava. Entende-se o magistrado de Vilhena por um lado. Por outro, é justo cobrar que ele tenha as mesmas posições duras e indignadas quando tratar das vítimas, que não recebem auxílio-reclusão e que não têm culpa alguma que os bandidos, merecidamente, estejam apodrecendo nas cadeias.
 
 
PALANQUE ARMADO
O palanque estava armado, a grande obra – Copa do Mundo para os políticos – pronta para inaugurar. Povo não faltou. Discursos empolgados também não. Foi assim o sábado comandado pelo prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, ao entregar uma das mais importantes obras da sua administração à comunidade que comanda. O novo Palácio Municipal é, realmente, um espetáculo. 

UM DIA DEPOIS DO OUTRO
Pré-candidato ao governo, Confúcio curtiu os muitos elogios que recebeu de aliados e até de antigos adversários, como o deputado federal Ernandes Amorim. A ponto de Amorim, difícil concorrente na primeira eleição de Confúcio (o pau quebrou feio entre eles), dizer que na sua família os votos serão de Confúcio. O que mostra que, na política, nada como um dia depois do outro. 

FESTA DA OPOSIÇÃO
Valdir e Marinha Raupp, Fátima Cleide, Roberto Sobrinho, Moreira Mendes e dezenas de figurinhas carimbadas da política estadual prestigiaram o evento. Daqueles grandiosos. Nos discursos, indiretas-diretas à pré-candidata de Confúcio. Do lado governista, nenhuma presença. Foi uma festa das oposições. 

MAIS À FRENTE...
No mesmo palanque, lado a lado, dois concorrentes que, ao que tudo indica, vão disputar uma cadeira para o Senado. Tanto Raupp como Fátima Cleide fizeram discursos conciliatórios, falando numa futura união PT-PMDB.  Com Cassol aparecendo, pelo menos até agora, como dono de uma das cadeiras ao Senado, o clima entre a senadora e o vice-presidente nacional do PMDB vai engrossar daqui a pouco. 

PROJETO ADIADO
O prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, elogiou Confúcio, falou do seu partido e da futura eleição, nas emissoras de rádio e TV para quem gravou entrevista. O que não disse é que ele, Sobrinho, ainda não deixou de sofrer por não poder concorrer ao Governo, deixando a vaga para seu companheiro Eduardo Valverde. O que Sobrinho gostaria mesmo é de estar correndo trecho atrás da consolidação do seu nome em todo o Estado. Não será dessa vez, ao que tudo indica.
 

NOVA TENTATIVA
No encontro de Ariquemes, o vereador Zequinha Araújo era pajeado por seus companheiros de partido. Pesquisas internas apontam Zequinha como dono de uma vaga na Assembléia Legislativa. Nas outras vezes que concorreu, ele bateu na trave mas não entrou. Para 2010, o vereador anda otimista e tem grande apoio dentro da sua sigla. 

POR OUTRO LADO...
Enquanto alguns dos principais líderes da oposição se reuniam em Ariquemes, o governador Cassol e seu vice andavam em outras regiões do Estado, em clima de pré-campanha. Sempre acompanhados por grande público. Expedito Júnior, do PSDB, também não parou um minuto de sexta a domingo. A corrida atrás do eleitor já está desencadeada. 

MUDANÇAS À VISTA?
O empresário e senador Acir Gurgacz reafirmou que será candidato ao Governo. Ainda não lançou oficialmente sua pré-candidatura. Na verdade, Gurgacz poderá até mudar seus planos, em função de uma aliança que está sendo alinhavada com o PT. Do PDT pode sair o nome do vice do petista Eduardo Valverde. Em breve se saberá no que resultaram as conversas. 

SÓ NO PAPEL
Promessas não faltam. Anúncios de investimentos faraônicos também não. O problema é a realidade. A BR 364, na maioria dos seus trechos, está horrorosa, cheia de buracos, sem sinalização, perigosíssima. Notícias emitidas em releases oficiais não tapam buracos. Está na hora da ação prática.  

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)