Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/05/10


Primeira Mão - 09/05/10 - Gente de Opinião

 

UMA DROGA QUE DESTRÓI VIDAS AVANÇA
CONTRA OS JOVENS EM TODO O BRASIL

Não há mais tempo a perder. O crack tornou-se uma praga em todo o Brasil e hoje números não definitivos informam que há pelo menos 1 milhão e 200 consumidores diários desta droga infernal, que destrói o organismo, causa extrema dependência e mata em poucos anos. Pior ainda (se é que pode se piorar uma tragédia social desse tamanho: a idade média do início do consumo de crack é de 13 anos. A droga é terrível. Leva cerca de 10 segundos para fazer efeito, gera grande euforia e excitação, acelera a respiração e os batimentos cardíacos. Em seguida, vem a depressão e o delírio. Em poucos momentos, o viciado está desesperado por uma nova dose. É um poço sem fundo, um túnel do terror que não termina nunca. Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. E possui um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica.

É essa droga que foi tomando conta das cidades e agora chega também à área rural. Desestrutura famílias, causa grande aumento de violência, porque o viciado rouba, assalta e até mata para conseguir suas doses e é das mais difíceis de serem deixadas. Por si só já é assustadora mas, há ainda outras somas pesadas. No Brasil, só cresce o consumo de maconha, cocaína e principalmente de consumo de álcool. No horizonte, infelizmente, não há nada que possa acenar como uma solução para essa grave crise da droga. A tendência, ao contrário, é piorar.

  

VAI MUDAR?

A corrida pelo voto se amplia em todos os cantos do Estado. Os pré-candidatos ao governo percorrem centenas de quilômetros, principalmente nos finais de semana, tentando levar seus nomes ao eleitorado. Ao mesmo tempo, todos costuram futuras alianças, ainda sem saber exatamente como elas serão. Até quem é adversário hoje pode ainda estar junto em outubro.

 

NOVA TENTATIVA

O senador Valdir Raupp teve uma longa conversa, esta semana, com um dos mais importantes dirigentes do PT nacional. Explicou a situação de Rondônia e pediu que os petistas revejam suas decisões. Pelo que se sabe, ao menos até agora, não conseguiu convencer seus aliados nacionais a tirar Valverde da disputa pelo governo e colocar nela Fátima Cleide.

 

MAIO É CEDO

Confúcio Moura, enquanto isso, tem um olho na pré-campanha e o outro nas alianças. Sem ainda decisão definitiva sobre quem estará ao lado do PMDB em outubro, ele tem deixado a vaga de vice para discutir mais tarde. Já fez várias sondagens, conversou com muita gente mas não bateu o martelo. Para esse tipo de acordo, maio ainda é muito cedo.

 

FIO DA SUSPEITA

A morte do empresário José Ribamar Gonçalves Xisto, executado à plena luz do dia no centro da cidade no final de abril, pode ter desdobramentos inesperados. A polícia investiga o caso como pistolagem e está juntando as peças para descobrir quem contratou os matadores. Há suspeitas sobre pessoas muito próximas ao empresário assassinado. Nos próximos dias, certamente haverá novidades.

 

MACA E ESTEPE

Vê-se que os bilhões de reais investidos na saúde pública realmente não são bem aplicados. Virou notícia nacional uma cidade do interior do Acre – Manoel Urbano – que transporta seus doentes na caçamba de uma velha camioneta,. A maca do paciente está ao lado de um estepe em mau estado. Poderia ser em qualquer lugar do Brasil. A saúde, ao lado da (falta) segurança pública, são realmente muito ruins neste país.

 

NA MODA

Porto Velho começa a se inserir dentro dos grandes temas nacionais. Um deles é a Marcha pela Descriminalização da Maconha, que está sendo agendada para os próximos meses na capital rondoniense. O outro é o Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bisexuais, que se realizará na Unir com patrocínio do governo federal. Estamos na moda.

 

TODA A TORCIDA

Rondônia representada no Superior Tribunal de Justiça (STF) e por uma mulher? Não é impossível. É que a presidente do TR E, desembargadora Zelite Carneiro, pode concorrer a uma vaga que abrirá com a aposentadoria do ministro José Gonçalves. Currículo e competência não lhe faltam. E mais: ela certamente tem a torcida de toda a comunidade rondoniense.

 

FACTÓIDE?

O factóide criado pelo nanico PHS, que lançou o nome do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, como pré-candidato ao Governo, não está sendo levado a sério nos meios políticos. Não se ouviu até agora nenhuma voz que considerasse a hipótese realmente viável. Melki estaria sim abrindo negociações para ser vice em alguma chapa que disputará o Palácio Presidente Vargas. Não mais que isso.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)