Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/09/11


Primeira Mão - 09/09/11 - Gente de Opinião

PERIGO À VISTA: NINGUÉM SABE SE A
LEI FICHA LIMPA VALERÁ PARA 2012
 
Dois milhões de brasileiros que querem ver a política brasileira menos suja, pelo menos, assinaram um manifesto pedindo que políticos corruptos sejam afastados das disputas eleitorais. Depois de grande polêmica, a Lei Ficha Limpa foi aprovada no Congresso e sancionada pelo Presidente da República. Mais de um ano depois, contudo, ninguém tem certeza se ela valerá para as eleições de 2012 e, se valendo, terá algum resultado prático. Na essência, os fichas sujas se apegam a um direito constitucional que não permite punição ao acusado até que o processo seja julgado em todas as instâncias e depois de percorrido todo o emaranhado de facilidades que a lei brasileira dá a quem não a cumpre. Como não valeu para a eleição de 2010, como queria a ampla maioria do povo brasileiro, esperava-se como automática sua validade para 2012. Não é o que parece.
 
“Estou com a impressão de que o Supremo matou a Lei da Ficha Limpa”. A frase, dita pelo combativo senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, um dos mais íntegros políticos do Brasil, resume bem o temor de que, utilizando firulas jurídicas, os fichas sujas consigam, mais uma vez, engambelar a todos e disputar as Prefeituras no ano que vem. A Constituição brasileira, que tantos avanços trouxe ao país, cercou-se também de vícios que, logicamente, os que se beneficiam com a impunidade não querem mudar de jeito nenhum. Todos os que eventualmente foram impedidos de concorrer por causa da Lei Ficha Limpa, vão recorrer aos tribunais superiores, alegando artigos da Constituição que impedem punição enquanto todo o processo não percorrer corredores escuros e longos da burocracia jurídica. Infelizmente, parece que mais uma vez o competente Pedro Simon está mais uma vez certo. Não dá para confiar num país em que as leis emanadas do povo são ignoradas. Até pelo Supremo.
 
 
 
DESCULPAS
 
Se já valesse a intenção de dirigentes do PT nacional, que querem censurar a imprensa, o jornalista que escreveu o texto acima poderia ser processado. E teria que pedir desculpas. O comando do partido diz que não é censura. Mas como diz Carlos Chagas, está tentando criar um urubu com penas de pato. A sociedade, certamente, não aceitará essa violência.
 
 
 
RETOMADA
 
A Prefeitura da Capital anuncia a retomada das obras dos viadutos sobre a BR 364. Terão prioridade as da avenidaJatuarana; da Três e Meio; da Campos Sales e da Prudente de Moraes. Já é uma ótima notícia. Mas o viaduto mais importante, o do Trevo do Roque, ainda terá problemas, porque falta fazer desapropriações. Mas se os quatro anunciados como prioritários ficarem prontos dentro do prazo, já será um grande avanço. Torcemos, pois!
 
 
 
VERGONHA
 
Por falar em viaduto, como anda a história daqueles lá de Pimenta Bueno, monumentos ao desperdício do dinheiro público? Várias vezes já foram anunciados investimentos e retomada dos trabalhos, mas até agora, tudo ficou só na conversa. É uma das grandes vergonhas com que Rondônia convive há muitos anos. Será que algum dia terá solução?
 
 
 
ESTAMOS FERRADOS
Pobre do consumidor. Preso por ter cão, preso por não ter. Como o Detran ainda anda às voltas com seu sistema de integração com o Dentran e não consegue expedir documentação, muitos motoristas trafegam sem documentos e até sem placas em seus carros. A culpa não é dele, dono do carro.
 
 
 
NÃO QUER NEM SABER
 
O caso é claro. A culpa é do Detran, um órgão do governo do Estado. Pois a Polícia Rodoviária Federal, que do governo federal, avisa que não quer nem saber. Quem for pego na BR sem documentação, não importa as razões será multado. Dá pra acreditar numa coisa dessas? Pois é assim que é tratado o cidadão.
 
 
 
QUARTO DE SÉCULO
 
O maior sindicato patronal do Estado, o Sinduscon-RO, presidido por Chagas Neto, faz festa de comemoração dos seus 25 anos de fundação no próximo dia 30, à noite. Evento homenageará pelo menos 20 personalidades do Estado, pelo apoio ao setor da construção civil. Uma delas será o governador Confúcio Moura, que já confirmou presença.
 
 
 
BEBUNS FORA
 
Está chegando o final de semana e com ele a promessa das autoridades policiais de ficarem de olho no trânsito. Na semana passada, nada menos que 1.890 carros foram vistoriados e quatro motoristas presos por estarem dirigindo embriagados. De hoje a domingo, vários pontos da Capital serão fiscalizados.Se conseguir tirar os bebuns das ruas, as autoridades já estarão dando grande passo para melhorar nosso trânsito.
 
 
 
MORCEGOS SALVAM
 
O caso do AVC sofrido pelo treinador do Vasco, Ricardo Gomes, colocou em discussão esse perigoso evento, que pode matar mas, na maioria das vezes, deixa o doente com sérias deficiências. Agora, depois de 20 anos sem avanços no tratamento, pesquisador estão usando saliva do morcego-vampiro, aquele que suga o sangue dos animais, para tratar os riscos do AVC. Pessoas que fizeram o tratamento já tiveram resultados muito positivos.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Qual será o novo nome da CPMF, que está prestes a voltar e assombrar com outro imposto o bolso combalido dos brasileiros?
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)