Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/10/09


Primeira Mão - 09/10/09 - Gente de Opinião
 
SE AMPLIAM OS ATENTADOS CONTRA A
DEMOCRACIA, COM O AVAL DO GOVERNO

A vergonhosa omissão das autoridades brasileiras de todos os níveis em relação às ilegalidades cometidas por comandantes e membros do MST e seus associados é um atentado contra a democracia. Um risco que, senão hoje, logo ali na frente colocará em cheque se esse País é sério, se é gerido e comandado por leis que valem para todos ou não. E se protestaremos ou continuaremos sendo cúmplices da distribuição sem controle do dinheiro público para incentivar invasões ilegais e desrespeito aos mais básicos princípios constitucionais. O que está acontecendo nos últimos dias é uma vergonhosa armação, irresponsável e antidemocrática, vinda de forças políticas que não aceitam a criação de uma CPI para investigar a já denunciada roubalheira do dinheiro público que, por caminhos tortuosos, chega aos cofres do MST, uma entidade que nem CGC possui. E que recebeu mais de 120 milhões de reais nos últimos anos. Pior que isso foi o silêncio, recheado de cumplicidade, sobre a ação criminosa ocorrida no interior de São Paulo, quando membros do MST invadiram uma área produtiva e destruíram milhares de pés de laranja. Nem CPI nem cadeia para os bandidos que, travestidos de sem terra, invadem, destroem e o fazem com dinheiro público, que jorra em seus cofres. Pelo contrário: compreensão, silencio das autoridades e apoio velado. Impressionante!

RISCO IMINENTE

Como exigir que os outros brasileiros cumpram as leis, não destruam o que não lhes pertence e não recebam dinheiro ilegal, se o próprio governo, seus parceiros e boa parte do Congresso não só aceitam essa indignidade como ainda a incentivam? É bom lembrar que a democracia começa a ser destruída por esse tipo de coisa. 


NA RISCA DO GOL

E a PEC da Transposição, finalmente, foi aprovada na Câmara. Depois de tantos anos, tanto sofrimento, tanta discriminação para com Rondônia. Merecem notas altas todas as autoridades – da bancada federal à Assembléia, ao governo do Estado e sindicatos – que batalharam duro. Agora só falta o Senado para marcarmos um golaço para Rondônia. 


CATÁSTROFE PÍFIA


E aquela gripe mortal, que poderia dizimar milhões de pessoas, por onde anda? H1N1, suína ou qualquer outro nome, a gripe causou vítimas mas muito longe do clima catastrófico que até médicos e cientistas renomados alardeavam. Veio e sumiu do noticiário em tempo recorde. 


OUTRAS TRAGÉDIAS


O raciocínio vale para outras catástrofes anunciadas, como o aquecimento global, o surgimento de novas doenças incuráveis, a destruição total da Amazônia, o desaparecimento de milhares de espécies de animais. Será que há mesmo alguma coisa perto da realidade ou são mais tragédias anunciadas e que não ocorreram, como a tal gripe suína? 


SLOW MOTION


O deputado Valdivino Tucura, do PRP, está quase concluindo seu mandato. É candidato à reeleição por Cacoal. Passou esse tempo todo preocupado com uma ação interposta na Justiça Eleitoral pelo ex-deputado Carlão de Oliveira pedindo seu mandato. Com a lerdeza normal, agora, mais de três anos depois da eleição, o TSE manteve o mandato de Tucura. 


PÉ DA LETRA

Carlão alegava que o tanto Tucura como Maurinho Rodrigues, do PSDB, tinham sido eleitos contra a legislação que determina a verticalização dos mandatos. Uma firula jurídica que, se levada ao pé da letra, poderia mesmo ter tirado os mandatos dos dois. Ficou o dito pelo não dito e nada muda na Assembléia. 


VAI PASSAR


Claro que há desconforto e irritação. Mesmo assim, é importante para os motoristas que ficam em longas filas principalmente na área do Trevo do Roque que dentro de um ano o problema estará resolvido. Isso, é claro, se o cronomograma das obras do viaduto que ali está sendo construído foi cumprido. O início das obras está acelerado. 


PERDE O POVÃO


O que se espera é que o Tribunal de Contas da União, depois que a obra estiver quase pronta, não mande pará-la por “indícios de irregulares” como tem feito em dezenas de obras país afora. Ou seja, a primeira decisão é prejudicar diretamente a população a quem as obras beneficiariam. 


INVERSÃO DE VALORES


Nessas intervenções de “suspeitas” do TCU, ninguém vai preso, ninguém devolve dinheiro, não acontece nada a ninguém. Só à massa da população, que vê o dinheiro dos seus impostos ir para o ralo e sofre com dezenas de obras paralisadas é punida. Bem coisa das leis brasileiras, que adora punir justamente os inocentes. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)