Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/10/09


Primeira Mão - 09/10/09 - Gente de Opinião
 
SE AMPLIAM OS ATENTADOS CONTRA A
DEMOCRACIA, COM O AVAL DO GOVERNO

A vergonhosa omissão das autoridades brasileiras de todos os níveis em relação às ilegalidades cometidas por comandantes e membros do MST e seus associados é um atentado contra a democracia. Um risco que, senão hoje, logo ali na frente colocará em cheque se esse País é sério, se é gerido e comandado por leis que valem para todos ou não. E se protestaremos ou continuaremos sendo cúmplices da distribuição sem controle do dinheiro público para incentivar invasões ilegais e desrespeito aos mais básicos princípios constitucionais. O que está acontecendo nos últimos dias é uma vergonhosa armação, irresponsável e antidemocrática, vinda de forças políticas que não aceitam a criação de uma CPI para investigar a já denunciada roubalheira do dinheiro público que, por caminhos tortuosos, chega aos cofres do MST, uma entidade que nem CGC possui. E que recebeu mais de 120 milhões de reais nos últimos anos. Pior que isso foi o silêncio, recheado de cumplicidade, sobre a ação criminosa ocorrida no interior de São Paulo, quando membros do MST invadiram uma área produtiva e destruíram milhares de pés de laranja. Nem CPI nem cadeia para os bandidos que, travestidos de sem terra, invadem, destroem e o fazem com dinheiro público, que jorra em seus cofres. Pelo contrário: compreensão, silencio das autoridades e apoio velado. Impressionante!

RISCO IMINENTE

Como exigir que os outros brasileiros cumpram as leis, não destruam o que não lhes pertence e não recebam dinheiro ilegal, se o próprio governo, seus parceiros e boa parte do Congresso não só aceitam essa indignidade como ainda a incentivam? É bom lembrar que a democracia começa a ser destruída por esse tipo de coisa. 


NA RISCA DO GOL

E a PEC da Transposição, finalmente, foi aprovada na Câmara. Depois de tantos anos, tanto sofrimento, tanta discriminação para com Rondônia. Merecem notas altas todas as autoridades – da bancada federal à Assembléia, ao governo do Estado e sindicatos – que batalharam duro. Agora só falta o Senado para marcarmos um golaço para Rondônia. 


CATÁSTROFE PÍFIA


E aquela gripe mortal, que poderia dizimar milhões de pessoas, por onde anda? H1N1, suína ou qualquer outro nome, a gripe causou vítimas mas muito longe do clima catastrófico que até médicos e cientistas renomados alardeavam. Veio e sumiu do noticiário em tempo recorde. 


OUTRAS TRAGÉDIAS


O raciocínio vale para outras catástrofes anunciadas, como o aquecimento global, o surgimento de novas doenças incuráveis, a destruição total da Amazônia, o desaparecimento de milhares de espécies de animais. Será que há mesmo alguma coisa perto da realidade ou são mais tragédias anunciadas e que não ocorreram, como a tal gripe suína? 


SLOW MOTION


O deputado Valdivino Tucura, do PRP, está quase concluindo seu mandato. É candidato à reeleição por Cacoal. Passou esse tempo todo preocupado com uma ação interposta na Justiça Eleitoral pelo ex-deputado Carlão de Oliveira pedindo seu mandato. Com a lerdeza normal, agora, mais de três anos depois da eleição, o TSE manteve o mandato de Tucura. 


PÉ DA LETRA

Carlão alegava que o tanto Tucura como Maurinho Rodrigues, do PSDB, tinham sido eleitos contra a legislação que determina a verticalização dos mandatos. Uma firula jurídica que, se levada ao pé da letra, poderia mesmo ter tirado os mandatos dos dois. Ficou o dito pelo não dito e nada muda na Assembléia. 


VAI PASSAR


Claro que há desconforto e irritação. Mesmo assim, é importante para os motoristas que ficam em longas filas principalmente na área do Trevo do Roque que dentro de um ano o problema estará resolvido. Isso, é claro, se o cronomograma das obras do viaduto que ali está sendo construído foi cumprido. O início das obras está acelerado. 


PERDE O POVÃO


O que se espera é que o Tribunal de Contas da União, depois que a obra estiver quase pronta, não mande pará-la por “indícios de irregulares” como tem feito em dezenas de obras país afora. Ou seja, a primeira decisão é prejudicar diretamente a população a quem as obras beneficiariam. 


INVERSÃO DE VALORES


Nessas intervenções de “suspeitas” do TCU, ninguém vai preso, ninguém devolve dinheiro, não acontece nada a ninguém. Só à massa da população, que vê o dinheiro dos seus impostos ir para o ralo e sofre com dezenas de obras paralisadas é punida. Bem coisa das leis brasileiras, que adora punir justamente os inocentes. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)