Quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 05h03
SÃO OS AGENTES ESTRANGEIROS
DE OLHO NAS NOSSAS RIQUEZAS
Passou quase desapercebida, pouco se falou sobre o assunto, mas uma recente descoberta de mais petróleo e gás na região de Ucuru, no Amazonas, bem aqui perto de nós, está praticamente sendo mantida em sigilo por alguns representantes da Petrobras. Por alguns motivos que se conhece. Cada vez que o Brasil descobre alguma nova riqueza na região, representantes de ONGs internacionais e de multinacionais começam a pressionar o governo brasileiro para não tocar na floresta. Agora, a situação é ainda pior. Como sabem que as reservas brasileiras podem abastecer o mundo, nossos concorrentes, disfarçados de defensores do meio ambiente, buscam apoio dentro do governo, do Ibama, do Incra e até entre ministros para decretar aumentos de áreas indígenas para se tornarem intocáveis. A cobiça internacional, sempre sob a máscara fingida da defesa ambiental, faz de tudo para internacionalizar a Amazônia, para poder tomá-la mais tarde. O novo poço descoberto, com dimensão de 3.485 metros, podendo produzir até 2.500 barris de petróleo por dia com grau de pureza ainda acima do encontrado no pré-sal, já mobilizou as ONGs que, ávidas, não querem que nada seja tocado na nova área.
Também fazem pressão para ampliar “áreas protegidas” e “áreas indígenas”, com apoio sempre rápido e eficiente do Ibama e Funai, onde existe o nióbio, importante componente para a indústria espacial e que temos em abundância por aqui. Portanto, que ninguém se engane. Quando ouvir ou ler que “entidades querem a proteção da Amazônia”, saiba que por ali apareceu mais uma riqueza brasileira que nos querem nos tomar. Aliás, querem não. Já tomaram muito e vão tomar muito mais. Olho neles, portanto!
CONTRA ATAQUE
Esquentou a briga pelo comando do Deosp. Vale até “plantar” informações falsas contra os adversários. Ataques pessoais também fazem parte do pacote. Um importante empresário da construção decidiu contra atacar, depois de ser bombardeado por informações falsas de um dos seus concorrentes.
“DESESPERO”
Olha só o texto repassado à coluna: “o desespero em busca do cargo de diretor do Deosp na administração Confúcio Moura está levando um desconhecido nome – entre os campeões da turma dos sem voto - da Capital a entrar de sola na disputa pelo comando do órgão”.
DENÚNCIA AO MP
Continua: “empresários do setor já andam assustados. O tal postulante, já se achando o escolhido, anda pressionando empresários e avisando: só trabalhará com quem alugar equipamentos e comprar aço cortado e dobrado da sua (dele) empresa. O caso é digno de investigação policial, pra não dizer outras coisas. O pessoal do meio da construção, mesmo temendo retaliações, avisa: irá ao Ministério Público denunciar a tentativa de chantagem”.
MENOS DE UM DIA
Faltam menos de 24 horas para o governador eleito, Confúcio Moura, anunciar seu secretariado ou pelo menos parte dele. Já foi citada pelo menos uma centena de nomes que estariam certos no novo governo. Claro que 90% foi só jogada, tentativa de pegar um cargo ou forçar a barra para ficar por cima. Hoje saberemos quem tem bala na agulha e quem não tem.
VÃO BERRAR
Confúcio quebrou a cabeça para atender seus aliados, do PMDB ao PDT; do PSDB ao PC do B e ao DEM, entre outros. E ainda tem o PT, que gostaria de ter pelo menos duas secretarias, incluindo a educação. Deve contentar alguns e descontentar a maioria. Não há cargos para todos e os que ficarem fora vão começar a berrar desde já.
TROCA TROCA
Nesta semana, depois de idas e vindas, decisões e contra decisões, uma cabeça de juiz dando uma sentença, outra mandando fazer exatamente o contrário do que tinha sido mandado antes, houve nova troca na Assembleia. Saiu Chico Doido, que ficou menos de dois meses e assumiu Daniel Pereira.
BEM FEITO!
Se tem uma coisa bagunçada, uma esculhambação geral neste país, são as decisões da Justiça Eleitoral, que mudam a todo o momento. Na verdade, nunca se sabe exatamente quem foi eleito, quem está fora, se quem assumir hoje estará no cargo amanhã. Bem feito para os políticos que fazem as leis. Esculhambaram tudo e deixaram nas mãos do Judiciário para legislar e decidir. Bem feito, bando de incompetentes!
PADRINHO
Se não der zebra, pelo menos dois deputados que ficaram entre os mais votados e acabaram na suplência podem começar 2011 em cadeiras na Assembleia Legislativa. Um deles é Maurão de Carvalho e outro Cláudio Carvalho. Embora o mesmo sobrenome, os dois não têm nenhum parentesco. Mas podem ter um padrinho comum: Confúcio Moura.
NA ESPERA
O agora senador e ex-governador Ivo Cassol está na “moita”. Desde o segundo turno da disputa ao governo, está em silêncio. Cassol, experiente, está esperando a hora de voltar com tudo. Por enquanto, a estratégia é ficar longe do público e trabalhar muito nos bastidores.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno