Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/03/10



Primeira Mão - 10/03/10 - Gente de Opinião
SE A IDÉIA ERA SER DESTACADO NA MÍDIA,
O EXPERIENTE HERMÍNIO CONSEGUIU

O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador José Hermínio, buscou um caminho alternativo para se destacar ante a população neste ano eleitoral, onde ele deve ser candidato a uma vaga à Assembléia Legislativa. Quis sair do lugar comum e ocupar espaços na mídia, para pelo menos ver seu nome falado para cima e para baixo. Pensou e agiu. E apresentou dois projetos, um altamente polêmico, outro totalmente sem futuro. No primeiro, Hermínio teve a “brilhante” idéia de propor o fechamento de todo o comércio nos domingos. Empresários do setor – e principalmente dos supermercados, que ficam lotadíssimos exatamente nesse dia da semana -, lojistas, micro e pequenos empreendedores e até alguns sindicalistas detestaram a idéia, porque ela vai na contramão do progresso e do desenvolvimento. O pau desceu firme em cima da idéia de Hermínio mas, no mínimo, ele garantiu um bom espaço na mídia.

O outro assunto é também polêmico. O presidente quer o fim do que ele chama de monopólio do transporte coletivo em Porto Velho. O assunto já foi discutido uma dezena de vezes sem avanço. E mais: na prática, o transporte coletivo já tem grande concorrência, com a chegada do mototáxi, que já tirou mais de 75 mil passageiros/mês das empresas. Hermínio já sabia que não ganharia em nenhuma das duas idéias. Mas mexeu com assuntos que o levaram a ser destaque na imprensa, sem dúvida alguma. Usou a criatividade para ser lembrado. Nem sempre com elogios, mas ficou em destaque pelo menos alguns dias.

RAUPP NO COMANDO

Hoje é dia de Rondônia ser destaque no noticiário nacional, via senador Valdir Raupp. Na manhã desta quarta, ele assume a vice-presidência nacional do PMDB,com chances concretas de ser o principal mandatário do partido caso Michel Temer entre mesmo como vice de Dilma Roussef e saia para a campanha. A solenidade em Brasília será das mais concorridas. Afinal, o PMDB é o maior partido político do país. 


GOVERNADORES

Outro evento de grande importância, que certamente terá repercussão nacional, é o encontro dos governadores da Amazônia Legal nesta quinta e sexta em Porto Velho. O governador Cassol recepciona seus colegas de várias estados da região, para discutir uma longa pauta de temas e reivindicações. As principais reuniões ocorrerão no auditório do Tribunal de Contas do Estado. 

CABELUDO

Por falar em Brasília, a revista Veja desta semana veio com mais uma denúncia cabeluda contra membros do PT. É realmente um caso complicado, que pode ter desdobramentos e chegar ao Palácio do Planalto, apesar do presidente Lula ser o político Teflon: nada gruda nele. Mesmo assim, é caso complexo que, em ano eleitoral, pode ser danoso para os petistas. 


SEM PALAVRAS

Já na política estadual, o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, se transformou na “noiva” da hora. Vários partidos andam conversando com ele, oferecendo-lhe vantagens caso o partido que Bianco dirige no Estado, o DEM, seja aliado. Por enquanto, o ex-governador só ouve. Não deixa qualquer pista sobre o que fará em relação à disputa de outubro. 


CHIQUILITO

Até há pouco tempo atrás, a noiva cobiçada (obviamente uma brincadeira da gíria política), era o ex-vereador e por enquanto candidato a deputado estadual David Chiquilito. Pelo menos três pré-candidatos ao governo andaram atrás dele, oferecendo o cargo de vice. Nem David nem seu partido, o PC do B, fecharam qualquer acordo. Ao menos por enquanto. 


MAIS DOIS


Pelo menos mais dois nomes dos mais conhecidos na política estadual – Mauro Nazif e Natan Donadon – também já estiveram perto de virar vice em chapas de pré-candidatos ao Governo. Um não aceitou e o outro até que se ofereceu mas ainda não acertou nada. As conversações continuam. 


ESTAVA NA HORA


O Ministério Público avisa que vai agir em relação a várias questões que andam preocupando a população de Porto Velho. Uma promotoria especial já foi criada. Se começar pelas questões da (in) segurança pública e os abusos no trânsito, já terá valido a pena o esforço do MP. Mas não adianta só cobrar multa da PM por estacionamento em lugar proibido. Há muito mais problemas gravíssimos no trânsito da cidade que estão sendo ignorados. 


GRANA NÃO FALTA


Pode faltar grana para tudo. Menos para apostar. Nesta quarta-feira, se ninguém for enganado em alguma lotérica com um bolão fajuto, como ocorreu no Rio Grande do Sul, a Mena Sena pode pagar um prêmio de mais de 30 milhões. Há duas semanas, pagou mais de 58 milhões. Todo o mundo faz sua fezinha, sonhando em ficar rico prá sempre. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)