Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/04/10


Primeira Mão - 10/04/10 - Gente de Opinião
OS GRANDES TEMAS QUE PREOCUPAM O 
BRASIL AINDA ESTÃO NO FUNDO DO BAÚ 

Onde andará nosso Congresso? Nesse ano de eleições, dentro de poucas semanas tudo pára nesse Brasil por causa das urnas de outubro. Temas polêmicos e importantes continuarão no mesmo contexto de espera como há anos. A famosa reforma política nunca sai do papel. Muito menos a tributária. Não avançam as discussões sobre mudanças do Código Penal, a não ser aqui e ali, pontualmente. O contexto continua o mesmo há décadas, na essência. E as emendas, no geral, têm saído piores que os sonetos para a sociedade. E o caso dos menores criminosos? Nem um avanço. Discursos vazios, políticas sociais que existem só no papel, “medidas sócioeducativas” que são irreais, a violência sem fim, crianças de 10,12, 13 anos viciadas em drogas e vivendo nas ruas e...nada de concreto para que se encontrem soluções definitivas para todos esses assuntos que tanto preocupam a vida do brasileiro comum. 

O Congresso brasileiro continua vivendo num país fictício, onde leis são feitas nas coxas, no calor dos acontecimentos, enquanto os grandes temas permanecem escondidos no fundo do baú. Em outubro tem eleição e provavelmente se trocará muitos nomes tanto no Senado como na Câmara Federal. Mas e daí? Adianta mudar um pelo outro, se o resultado final é sempre o mesmo? O tempo passa e os representantes do povo continuam vivendo para si mesmos e não para seu país e seus eleitores. Será que um dia isso vai mudar?



COMEÇOU PELO FIM

O bom senso prevaleceu. Depois de muita confusão, brigas, tiros e gás de pimenta, autoridades de todas as matizes chegaram a conclusão que o melhor seria dialogar. E resolveram, em pouco tempo, o caso de uma área de invasão que causou grande tumulto na Capital, essa semana. Se tivessem começado pela conversa, não teria havido briga.

 

VITÓRIA DO BOM SENSO

Euclides Maciel, o deputado que levou um tiro de bala de borracha na perna durante o conflito com a PM na área invadida, foi um dos que conseguiu resolver o problema. Ele não usou a agressão sofrida como mote para valorizar sua atuação no episódio. Preferiu, com muito bom senso, comemorar a vitória do diálogo, com a desapropriação feita pela Prefeitura.

 

VOLTA COM TUDO 

Neste sábado, depois de alguns dias de descanso com muita pescaria, o agora ex-governador Ivo Cassol retoma sua vida normal. Vai estar reunido com pesos-pesados da política rondoniense, em local incerto e não sabido. Entre eles, a dupla João Cahulla-Neodi Carlos, que formará a chapa oficial dos governistas em outubro.

 

VIA SATÉLITE 

Por falar em João Cahulla, ele é o entrevistado do programa Candelária Debate deste sábado, a partir das 9h30 da manhã, na TV Candelária (Rede Record). O programa, apresentado pelo jornalista Sérgio Pires, vai para todo o Estado, via satélite. Cahulla falará dos seus primeiros dias no governo e os planos futuros.

 

ISONOMIA 

Isenção de impostos para mototaxistas pode melhorar a qualidade dos serviços em todo o Estado. A proposta é do deputado Valter Araújo, do PTB, que quer que os profissionais possam adquirir motos novas. Os táxis já têm isenções e o parlamentar quer agora o mesmo para quem trabalha com mototáxi. Isonomia, pois.

 

O TEMPO NÃO PÁRA 

Confúcio Moura, Eduardo Valverde e Expedito Júnior mantém uma agenda pesada de visitas a vários municípios do Estado, neste final de semana. Mesmo ainda pré-candidatos, os três estão ampliando contatos Rondônia afora. Tudo para que quando as convenções chegar, eles já estejam com suas paliçadas prontas para a batalha.

 

COM A BARRIGA

O tal projeto Ficha Limpa, hein? Continua sendo empurrado com a barriga pelo Congresso. Deve voltar ao plenário só em meados de maio. As tentativas para que a nova lei, caso aprovada, não valha para as eleições desse ano serão imensas. Há um grande número de parlamentares com a corda no pescoço, caso o Fichja Limpa se torne lei.

 

DONOS DA RUA 

Em plena avenida Sete de Setembro, centro de Porto Velho, há um festival de irregularidades no trânsito já caótico. Caminhões, camionetes, carros e motos estacionam em fila dupla e até tripla, impedindo o fluxo de carros. Gente que não respeita ninguém toma conta da principal avenida da cidade, como seu fosse dona. Não se vê um só PM multando e mandando guinchar esses irresponsáveis.

 

ATRÁS DOS VICES 

Cahulla já tem seu vice. E que vice! Ninguém menos que o deputado Neodi, presidente da Assembléia. Os demais pré-candidatos ao governo, contudo, ainda estão conversando, procurando aliados e avaliando nomes para composição das chapas. A turma governista, nesse quesito, largou na frente.  

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)