Terça-feira, 10 de agosto de 2010 - 06h02
A DOENÇA DO VANDALISMO ATACA O
PRINCIPAL PARQUE DE PORTO VELHO
O que dizer sobre quem tem o grande prazer de destruir o único parque decente que sua cidade tem? De que doença são acometidas estas pessoas que vão a um local público, que deveria ser cuidado por todos e fazem questão de acabar com tudo o que enxergam? Não há explicação lógica para esse absurdo. Pouco mais de um ano e cinco meses de sua inauguração, o Parque da Cidade, localizado numa área nobre de Porto Velho, próximo ao Shopping, terá que ser reconstruído em vários dos seus locais mais freqüentados, por causa da ação dos vândalos. Banheiros quebrados, pichações absurdas, árvores, brinquedos para as crianças, locais apropriados para jogos e muitas luminárias, tudo destruído. Só para começar uma reforma no Parque da Cidade, a Prefeitura terá que gastar mais de 50 mil reais. O próprio município e a direção do shopping, que vão agora compartilhar os cuidados na área, já deveriam ter dado uma atenção muito especial às questões da segurança dentro do Parque. Numa cidade onde há tantos vândalos e tanta gente com zero de espírito comunitário, deveria haver preocupação, antes de tudo, na prisão destes marginais que se aproveitam do que deveria ser de todos, mas fazem no nosso parque o que estão acostumados a fazer em suas casas.
A presença de uma vigilância competente dia e noite, a instalação de câmeras de segurança – o que agora está projetado – e multas pesadíssimas para quem for pego destruindo o que quer que seja no Parque , precisam ser medidas urgentes. Se a Justiça colaborar, pode, por exemplo, fazer com que os vândalos limpem a sujeita que fazem e paguem pelo que destruíram. Mas daí já é querer demais, não é mesmo?
LÁ VEM A AJUDA!
O pedido de socorro foi ouvido e atendido com uma rapidez impressionante. Os petistas de Rondônia estavam precisando de um grande empurrão para que seu candidato Eduardo Valverde tivesse seu nome alavancado, na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Também precisava e precisa de uma mão amiga a candidata à reeleição Fátima Cleide. O socorro chega correndo: Lula vem aí.
AGORA VAI
O Presidente mais popular na história do país – e que aqui em Rondônia deve ter mais de 90% de aprovação – mudou a agenda, trocou compromissos, mexeu na estrutura do seu trabalho como Chefe da Nação e cabo eleitoral. E chega nesta sexta-feira, dia 13, para ficar dois dias em Porto Velho. Dilma Rousseff vem também. É a alavanca que o PT esperava. Agora, ou vai ou racha.
ARREBENTANDO
Alguns adversários de Valverde, que já o consideravam carta fora do baralho para o segundo turno, estão de orelha em pé. Lula é hoje o maior cabo eleitoral do país e vem ao Estado inclusive contra os interesses dos peemedebistas, seus eternos aliados. O Presidente vai gravar programas para o horário eleitoral e fazer até comício. Vem para arrebentar.
LEITURA ERRADA
Leitora que assina “Katharine de Nada”, ou seja, anônima, contesta opiniões da coluna sobre a questão da lei Ficha Limpa e da ação das ONGs na Amazônica. Respeitando sempre a opinião dos leitores, a coluna mantém o que afirmou. Em nenhum momento se disse que a Lei Ficha Limpa é contra a sociedade. Pelo contrário. Qualquer pessoa que consiga ler um texto vai entender que a Lei é elogiada e defendida pela coluna. O que se contesta é que ela é inconstitucional. Apenas isso.
100 MIL ONGS
Com relação às ONGs, ou a leitora faz parte delas ou está totalmente desinformada. Existem atualmente na Amazônia nada menos do que 100 mil (isso mesmo), 100 mil ONGs vivendo de dinheiro de empresas internacionais, do governo brasileiro e da Igreja Católica e defendendo interesses estrangeiros na nossa região. Quem não sabe disso ou está desinformado ou não aceita a opinião contrária (o que é não é democrático), a essa vergonha.
OLHO NAS RIQUEZAS
Há ainda outra questão, sobre as obras da BR 319, que a leitora afirma que vai destruir a floresta e acabar com o meio ambiente. Lorota. Quem entende um pouco do assunto sabe que é possível sim conviver harmonicamente com a floresta e abrir espaço para que a região não fique isolada. Menos para as ONGs, é claro, que querem toda a nossa riqueza para elas e para os países que representam.
DESVANTAGEM
Mesmo que consigam reverter a decisão do TRE que impugnaram suas candidaturas, muitos candidatos para outubro sairão em desvantagem. Terão que pedir votos ao eleitorado dizendo que foram injustiçados e que não é nada disso. Ou seja, além de uma campanha difícil, vão ter que dar muita explicação. Os que conseguirem ficar com a imagem de perseguidos podem até ter sucesso. Mas que o início da campanha para eles é negativo, isso é.
ESCRITÓRIO
O candidato ao governo Expedito Júnior surpreendeu, em entrevista ao programa Via Sat da TV Candelária/Record neste final de semana, ao dizer que, se eleito, vai mandar implodir o presídio Urso Branco. Alguns presos vão reclamar. Lá de dentro comandam o crime nas ruas e, sem prédio-sede, podem ficar também sem “escritório” para suas atividades.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta