Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/08/11


Primeira Mão - 10/08/11 - Gente de Opinião

QUANTOS ÓRGÃOS FEDERAIS SÃO TAMBÉM
TÃO INÚTEIS AO PAÍS COMO A CONAB?
 
Deu na Veja. O senador rondoniense Valdir Raupp (foto), hoje presidente nacional do poderoso PMDB, disse que se a Conab fosse extinta, ninguém vai sentir falta. “Se extinguir a Conab, ninguém vai saber que existia”, disse Raupp sobre um dos órgãos federais onde se concentram – depois do Dnit – as mais graves denúncias de corrupção das últimas semanas. A presidente Dilma Rousseff disse confiar no ministro da Agricultura, Wagner Rossi, mas é óbvio que o Ministério que abriga a Conab vai ficar no olho do furacão durante longo tempo. Ainda mais porque é reduto de cargos de confiança de nomes do próprio PMDB. Há pouco, o estardalhaço atingiu o Dnit, do Ministério dos Transportes, que é reduto do PR. Enfim, o governo Dilma está pagando caro por ter feito acordos políticos com líderes e partidos, contumazes no avanço aos cofres públicos. Dilma queria ganhar a eleição e manter a governabilidade. Sabia com quem estava lidando e agora pode ficar refém dos corruptos, que já ameaçam abertamente mobilizar suas forças e seus votos para atrapalhar seu governo, caso a Presidente mantenha a decisão de limpar a sujeira no Brasil.
 
Igual à Conab, que se acabasse não faria falta nenhuma ao país, o governo teria que ter muita coragem para extinguir muitos outros iguais, que só servem como antros de rolos e abrigo para políticos e seus apaniguados. Na prática, pouco fazem pela pelo país. Mas, sabe-se qual a realidade: ao invés de acabar com tudo isso, pressionada e isolada – porque se depender da mobilização do povo ao seu lado, estará completamente perdida -Dilma Rousseff terá que se render à malandragem. Ou não vai governar. Sem que a população vá às ruas para exigir a moralização do país e o fim desses órgãos todos que só servem aos interesses da politicalha (que é o lado podre da política séria e necessária), não haverá escolha. Vamos continuar tendo que conviver com toda essa sujeira.
 
 
 
ENCHEU A BOLA
 
O governador Confúcio Moura encheu a bola do deputado Jean Oliveira (PSDB), em seu blog. Escreveu: “Deputado Estadual Jean de Oliveira. O mais jovem Deputado do Brasil. Só 22 anos. Isto tudo porque já foi vereador em Porto Velho. Jovem, equilibrado e maduro. A sua fala tem consistência e objetivos claros. É só continuar na lida. Porque ventos, clima, água estão a seu favor”.
 
 
 
OPÇÕES TUCANAS
 
Com esse elogio, Jean agora pode até bater à porta do Palácio Presidente Vargas para pedir apoio de Confúcio à uma eventual candidatura à Prefeitura de Porto Velho. Ele é um dos nomes que os tucanos estão preparando para 2012. Se Expedito Júnior não concorrer, o PSFB vai de Jean ou Mariana C arvalho.,
 
 
 
TEM QUE EXPLICAR
 
Nota do Sinduscon-RO, publicada na imprensa rondoniense neste final de semana, protesta contra exageros da fiscalização nas empresas que constroem o Estado, geram milhares de empregos e são importantes para o PIB rondoniense. O mesmo critério, segundo o Sinduscon, não é utilizado para obras particulares, com muitas irregularidades. Está na hora da Delegacia Regional do Trabalho vir a público e explicar essa coisa toda.
 
 
 
PESOS E MEDIDAS
 
Fortemente armados, principalmente traficantes que agem na região e no Estado, não temem trocar tiros com a polícia. Nessa semana, na apreensão de 25 quilos de cocaína com dois motoqueiros, a dupla mandou chumbo nos PMs que os perseguiam. Tivessem acertado os policiais, seriam presos mas protegidos pelos defensores dos direitos dos bandidos. Tivessem os criminosos sido mortos, os PMs responderiam a inquérito e uma série de normas internas. Esse é o Brasil.
 
 
 
NINGUÉM VAI PRESO?
 
A jogatina corre solta em Porto Velho. De vez em quando, a polícia fecha alguns cassinos clandestinos, que são, na verdade, uma extensão do crime organizado e de lavagem de dinheiro sujo. Frequentadores conhecidos são identificados pela polícia, mas nada acontece com eles. Está na hora de se saber quem são os que ajudam a movimentar essa máquina ilegal e milionária.
 
 
 
OFENSA PROPOSITAL
 
Roberto Jeferson, aquele mesmo do mensalão, volta às manchetes. Ainda presidente nacional do PTB, apesar de tudo o que o país inteiro sabe, Jeferson deu entrevista a uma revista de circulação nacional ofendendo o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo. Disse que Barbosa, que é negro, só entrou no STF pela cota racial e não pelo saber jurídico. Ataque proposital: é Joaquim quem está prestes a condenar Jeferson pela participação no mensalão.
 
 
 
SEM REMÉDIO
 
Em nove anos, cresceram em mais de 140% o número de mortes no trânsito de Porto Velho. Já somos campeões nacionais, segundo estudos especializados. Nas ruas, embora a fiscalização tenha melhorado, o que se vê é motoqueiros fazendo loucuras, a maioria despreparada para enfrentar o trânsito e motoristas irresponsáveis, alguns exagerando na velocidadeaté à frente de escolas. Isso sem falar nos bêbados ao volante. Terrível!
 
 
 
PERGUNTINHA

Quando começarão as obras do novo Pronto Socorro Municipal, projetado numa parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado?
 
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)