Terça-feira, 31 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/11/09


 
Primeira Mão - 10/11/09 - Gente de Opinião
NA UNIVERSIDADE, OS REACIONÁRIOS
TAMBÉM APRENDEM A PUNIR A VÍTIMA


O sistema Taliban chegou também ao Brasil? Chegou. E onde menos se poderia esperar: numa universidade. Reacionários, movidos pela hipocrisia acintosa que rege o comportamento de muitas autoridades e instituições, os dirigentes da Universidade Bandeirantes, de São Bernardo do Campo decidiram punir a vítima. Expulsaram uma jovem que foi hostilizada e quase agredida por colegas – também doidos varridos – porque estaria usando um vestido muito curto na sala de aula. Uma vergonha para todo o brasileiro decente, que se preocupa com as liberdades individuais, com o direito de qualquer um viver e ser como achar melhor. Um retrocesso pior ainda porque tudo isso ocorreu dentro de uma universidade, exatamente o local onde se imagina que estão as melhores cabeças, o futuro do país, a esperança de uma geração muito melhor do que a atual. Mas o que se viu foi o contrário. Uma mulher, jovem e bonita, foi perseguida e só não levou uma surra por sorte, de um grupo de celerados, ignorantes que não se sabe como chegaram ao ensino superior. E que decidiram por ela qual roupa a moça deveria vestir. Pior ainda: até agora não se ouviu uma só voz de protesto de grupos de direitos humanos – que quando se trata de defender bandidos são ávidos em agir – porque se calaram ante um episódio dantesco e vergonhoso, que se tornou uma das grandes atrações da internet. Dessa vez, a vítima foi a jovem Geisy Villa Nova Arruda. Na próxima, poderá ser qualquer um que não pense, não viva e não se vista igual a esses arremedos de nazistas e simpatizantes do que há de pior em termos de preconceito.

CASO SURREAL

Nesta terça-feira, o TSE decide sobre o processo contra o governador Ivo Cassol. É um caso surreal, na medida em que todo o mundo sabe em Rondônia que o governador reeleito jamais comprou um só voto. Não precisava de qualquer ação fora das urnas, porque se sabia, quase um ano antes da última eleição, que ele ganharia fácil. 



NEM UMA COISA, NEM OUTRA


De uma hora para outra, Cassol foi envolvido no processo contra o agora ex-senador Expedito Júnior. Em nenhuma etapa da investigação houve qualquer prova de que Cassol teria qualquer envolvimento no assunto. Ganhou tão fácil a reeleição que só se fosse idiota ou doido para participar de qualquer pretensa marcacutaia. E todo o mundo sabe que, pelo contrário, Cassol não é nem uma coisa nem outra. 



O QUE SAIRÁ?

Mesmo assim, com adversários poderosos que não conseguiram derrubá-lo em várias outras tentativas, o governador rondoniense acabou sendo envolvido no caso. Corre risco, é claro, porque nunca se sabe o que sai da cabeça de juízes e de ministros de tribunais superiores. Mas, se for condenado, se assistirá a uma das maiores injustiças que já se viu neste Brasil, nos últimos tempos. 



NÃO FOI UMA BRASTEMP


Não foi aquela Brastemp! Mesmo assim, com pequena participação, o novo senador de Rondônia, Acir Gurgacz, fez uma passeata por algumas ruas de Porto Velho, no último sábado. Faltou ao seu partido, o PDT, mobilizar mais gente. A carreata, para uma comemoração, teria que ter no mínimo três vezes o tamanho que teve, para marcar presença. 

PERIGO NA ÁREA

Hoje pode fechar o pau novamente na região da Ponta do Abunã. Lideranças do movimento pró-emancipação prometem fechar a BR 364 e isolar o Acre do resto do Brasil, de novo. O governo federal ameaça com a Força Nacional de Segurança, se isso acontecer. Perigo à vista. 

OLHA O BOM SENSO!

O movimento pró-emancipação não se conforme com a decisão do TSE, que depois de autorizar o plebiscito eu abriria caminho para a separação de Porto Velho, voltou atrás, acatando pedido do Ministério Público Federal. A crise está formada novamente. Tomara que o bom senso prevaleça, antes que se registre uma tragédia naquela região. Na última manifestação, não ocorreram várias mortes por muito pouco. 



VALE POUCO

Bandidos que assassinaram covardemente o delegado Cézar Pizzano, pegaram 20 anos de cadeia. Ao cumprir um sexto da pena, ou seja, quando tiverem ficado na cadeia apenas 3 anos e três meses, poderão voltar às ruas. A vida de Pizzano, um policial exemplar e de tantas outras vítimas da violência, vale mesmo muito pouco para as leis brasileiras. 



TESTE DE PACIÊNCIA

Passar pelo Trevo do Roque, na Capital, em horários de pico é sem dúvida o maior teste de paciência que um motorista pode passar. Não há só os riscos normais. Há ainda caminhoneiros malucos, andando em alta velocidade e transportando consigo o perigo de acidentes graves a cada instante. Não se vê um só policial rodoviário fiscalizando a bagunça que o trevo da BR virou. 



PONTE

Mais uma vez, foi autorizada abertura de concorrência para a construção da ponte sobre o rio Madeira, aquela mesma que já se tornou piada porque é uma ponte-fantasma. Quem sabe dessa vez ela sai... 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)