Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/12/09



Primeira Mão - 10/12/09 - Gente de Opinião


COMO CRIAR PEQUENOS ASSASSINOS
DENTRO DA NOSSA PRÓPRIA CASA

A equipe do Hospital Cosme e Damião de Porto Velho supera todas as dificuldades inerentes às questões da saúde pública e tem conseguido, pelo menos até agora, conter um número impressionante de casos de dengue em crianças. No mês passado, perto de 1.100 pequenos rondonienses – e até bolivianos que vieram pedir socorro – chegaram ali com sintomas da doença. Dezenas de casos foram confirmados. Há suspeita até de um ou outro com dengue hemorrágica. A situação é crítica e tende a piorar exatamente nessa época do ano, quando a dengue se prolifera. Se os adultos sofrem com a doença, imagine-se só como ficam os pequenos, quando atacados pelo mosquito transmissor. O que não se entende é como cresce, de forma assustadora, uma verdadeira epidemia que poderia ser controlada até com facilidade. O mosquito da dengue é criado dentro das casas, em poças d´água, em garrafas abandonadas e pneus vazios; em caixas d´água deixadas abertas; no meio do lixo e da sujeira. As constantes campanhas feitas para orientar a população parece que não fazem efeito. Cada vez que uma casa é visitada – e isso vale também para famílias que vivem em áreas mais nobres – as equipes de saúde sempre encontram criadouros de mosquitos. Ora, se a população ignora as campanhas, que não dá bola para o perigo, se prefere deixar suas crianças correr o risco de morte do que limpar a sujeira, como a saúde pública pode resolver sozinha esse problemão? Quem tiver uma resposta convincente que a dê, porque certamente terá encontrado uma solução vital, até agora desconhecido.

“IMEXÍVEL...”

As pré-campanhas estão lançadas e fica a cada dia mais difícil que alguém abra mão para acordos ou futuras composições. Os seis nomes que já estão na estrada não querem nem ouvir falar em mudança de planos, pelo menos para eles. Dos governistas aos opositores, os candidatos a candidato ao Governo não aceitam mexer no que está decidido. 


IMPASSE

No lado do Governo, há um claro impasse. Expedito Júnior lidera todas as pesquisas até aqui realizadas mas o governador Ivo Cassol já anunciou que seu candidato é João Cahulla. A única chance de acordo seria Expedito e Cahulla fazerem uma composição. Pelo que se ouve, não há qualquer possibilidade de que isso ocorra. 


NADA A MUDAR

Nos principais partidos de oposição, o PMDB já está em campanha aberta por Confúcio Moura e só aceita negociar o nome do vice. O mesmo ocorre com o PT de Eduardo Valverde. Ambos não aceitariam mais mudar as regras do jogo, embora as convenções sejam só em abril. Quem está dentro não sai. Há, contudo, os que estão fora e querem entrar... 


SEM MARGEM

O PDT ainda não firmou nenhum acordo de peso. Tende a se aproximar do PMDB e do PT mas apenas na proporcional. O senador Acir Gurgacz é candidatíssimo ao Governo e não aceitaria qualquer outra opção que não essa. Resta, portanto, pouca margem para negociação. 


CUMPRINDO TABELA

O PSOL, mesmo que quisesse, não teria parceiros. Isolado, nanico e sempre com votação inexpressiva, participa da eleição só para cumprir tabela. É uma pena, porque vem com uma mulher – Rosângela Cipriano – que poderia até ter sucesso numa candidatura ao parlamento.

TEM O QUE FESTEJAR

O Sinduscon-RO tem o que comemorar nesse ano que está encerrando. Foi e está sendo um ano fantástico para o setor da construção. É por isso tudo que o presidente Chagas Neto, sua diretoria e os funcionários do sindicato realizam grande festa comemorativa de final de ano. É nesta sexta ao meio-dia, na Boutique Gelada. 


SETOR VITAL

Chagas e sua diretoria vão receber autoridades e convidados especiais para confraternizar e apresentar um balanço muito positivo de um setor que tem sido vital para a “boom” de crescimento que Porto Velho e Rondônia vivem. Se há uma festa que tem razão de ser neste fim de 2009 é, sem dúvida, a do Sinduscon. 


OLHOS FECHADOS


Na correria em que se vive, muita gente não tem tempo para parar, pensar e até se informar. Mas é bom abrir os olhos. Nessa semana, vários acidentes graves causaram pelo menos cinco mortes no trânsito. O mais terrível deles a 100 quilômetros de Porto Velho, já em Itapuã, onde um homem morreu afogado dentro do próprio carro. 


RACHA NO TREVO

Muitos motoristas e motoqueiros, para ganhar alguns segundos, andam arriscando a sua pele e a de outros. No Trevo do Roque, onde o risco é imenso em cada metro quadrado, motoqueiros fazem racha, entrando a 100 por hora no trevo perigosíssimo. Se pelo menos houvesse um só policial para pegar esses malucos! Infelizmente, não há nenhum. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)