Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/12/10


Primeira Mão - 10/12/10 - Gente de Opinião 
 

A PRAÇA QUE É HISTÓRIA E UM

PEDAÇO DA ALMA DE PORTO VELHO

 

A reabertura, para o povo, da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi um dos grandes acontecimentos nesta reta final do ano para Porto Velho. Enquanto a área estava em obras, isolada por tapumes, ficava claro que faltava um pedaço da alma da cidade. Longe do rio, o porto-velhense que circulava pelo centro andava perdido, sem saber onde andavam suas raízes e quando poderia voltar a viver perto do Madeirão. Valeu a pena esperar. Os investimentos que já chegaram a mais de 11 milhões de reais, com parceria federal, reavivaram a Praça, deram-lhe uma cara renovada e muito bonita, sem tirar a sua essência histórica. O povão foi ver de perto, aos motes. Milhares de pessoas participaram da inauguração da parte já reconstruída da EFMM. E tantas outras não deixaram de ir lá, nos últimos dias, para curtir a praça histórica, para ficar perto do rio, para ver o por do sol, para reviver um pouco do nosso passado, naquela área que nada mais é do que um museu ao vivo.

A cultura dos povos se mede por seu amor às tradições e à história. Porto Velho tem o que contar sobre seu passado, sua convivência com a floresta, a construção de uma das mais desafiadoras obras feitas pelo homem no meio da Amazônia então selvagem. Recuperar aquela parte da história, trazê-la novamente para que a população possa curtir e reverenciar, foi um compromisso cumprido pelo governo do prefeito Roberto Sobrinho que merece todos os elogios. Agora, cabe à Prefeitura e ao povo cuidar, manter e melhorar. A Praça é do povo e ele também é responsável por cuidar dela. Ainda mais num lugar que transborda história e beleza, como a nossa Estrada de Ferro Madeira Mamoré!

 

TUDO PRONTO

É hoje o dia. Confúcio Moura mostra sua equipe a partir desta sexta. Há ainda muita especulação em torno de nomes, mas quem está junto com ele na organização do futuro governo já sabe quem serão seus secretários e porque foram escolhidos. Vai haver elogios, críticas, ranger de dentes. Mas o time para começar o novo governo está montado.

MÉRITO PESSOAL

Se especulou muito pouco sobre nomes para o secretariado, se compararmos com o governo Cassol antes do seu início. A tática de Confúcio foi de manter o maior segredo possível, evitar disputas públicas por cargos e ficar com o poder de decidir sozinho. Até agora deu certo. Se a equipe funcionar, mérito praticamente só dele. Se não funcionar...

DISPUTA DURA

A grande disputa política ainda pendente é pelo comando da Assembleia. Confúcio conta com pelo menos 14 votos para eleger um presidente do seu lado. O grupo da oposição, liderado por Cassol e Cahulla, acha que consegue a maioria no parlamento estadual. Está sendo e será uma disputa dura, até o 1º de fevereiro.

MAIS CHANCES

Se a eleição fosse hoje, Jesualdo Pires teria as maiores chances de ser o presidente, porque consegue unir facções diferentes. Mas Valter Araújo, do grupo cassolista, também tem apoios importantes. Neodi Carlos, como conciliador, pode surgir por fora, unindo todos os grupos. Por enquanto, contudo, qualquer prognóstico é apenas exercício de futurologia.

 MUITO MAIS

Vários leitores corrigem a coluna. Não foram apenas dois os milionários de Porto Velho e muito menos de Rondônia. Já saíram para a Capital do Estado pelo menos duas Mega Sena com grandes fortunas. E outras três vezes para diferentes regiões do Estado. Além daquele em que o Kuppé ganhou a sorte grande em Brasília. Ou seja: aqui é a terra da sorte também.

CORRENDO BOTECOS

Disputa pelo comando do Deosp no atual governo continua duríssima. Um dos postulantes ao cargo é acusado por seus adversários de não ter competência, de acordar no meio da manhã e correr botecos no meio da tarde e de tentar chantagear empresários. A briga é feia e vale golpe abaixo da linha da cintura, de parte a parte.  

DEMOCRACIA PLENA

Isso sem é que é país democrático. A impunidade que sempre campeou entre os ricos e poderosos, democraticamente chegou também aos mais pobres. Todos podem matar, roubar, estuprar, traficar drogas que, perante a lei, são protegidos de mesma forma, não importa o crime que cometam e nem a classe social a que pertençam.

NUNCA ANTES...

É um exemplo ao mundo. “Nunca antes na história desse país”... se deu uma lição de democracia de tal envergadura e importância. Claro que as famílias das vítimas se revoltam  e não aceitam que seus pais, mães, filhos, tios, todos, enfim, morram sem que os responsáveis paguem. Mas isso, para as autoridades, é apenas um detalhe. O que interessa é proteger o criminoso...

AÍ É PEDIR DEMAIS!

É claro que é pedir demais. Mas não seria o caso de investigar gente do Incra que está forçando a barra para acabar com um pequeno município do interior do Maranhão, mandando milhares de agricultores para fora e dando praticamente toda a cidade aos índios? É bom dizer que os índios não querem tanta terra. Mas o pessoal do governo está forçando a barra. Investigar, nem pensar, não é Ministério Público?
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)