Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 06h50
DE CADA 100 UNIVERSITÁRIOS, SÓ DOIS
ESTUDAM PARA SER PROFESSOR
O ano letivo de 2010 está começando em todo o país e já chega com uma informação de arrepiar os cabelos. De todos os milhares e milhares de estudantes que vão ingressar nas faculdades brasileiras, apenas cerca de 2% querem ser professor. E ainda porque, na maioria dos casos, suas notas são ruins, seu conhecimento parco e, se tentassem outras áreas, certamente não conseguiriam chegar ao curso superior. Uma tragédia. Anunciada, aliás. Até pela forma com que os governos foram tratando os professores no decorrer das últimas cinco décadas, especialmente. Com muito discurso, muita demagogia, muito uso do professorado como massa de manobra, com a extinção da palavra “professor”, substituída pela horrorosa expressão ideológica (“trabalhadores em educação” ); com os salários aviltados, com a retirada do poder do mestre em punir estudantes vagabundos e marginais dentro das escolas, enfim, com tudo isso, quem mesmo ainda sonha em ser professor? Claro que uma minoria idealista, que vê a profissão com um sentimento de amor até , pela importância da educação para a Pátria e para as crianças. Mas a grande maioria não quer entrar nessa. Até porque, ao contrário do que existia há décadas passadas, onde ter um professor na família orgulhava qualquer um, pesquisa nacional apontou que os pais não querem nem ouvir que seus filhos sigam a carreira e que decidam ir para as salas de aula ensinar.
Enfim, mais uma conquista dos incompetentes, de gente do mal, que teve e têm grande influência na história brasileira. A culpa é deles, da sua demagogia, da sua ignorância que, desprezando os mestres, querem que ela, ignorância, se espalhe e predomine. Porque num país de pessoas cultas, inteligentes e com estudo, essa raça que vem tentando diminuir a importância dos professores – e às vezes parece estar conseguindo - jamais teria sobrevivido na vida pública.
MELHOROU
Sobre o mesmo tema, uma pequena melhora, por questão de Justiça, tem que ser lembrada. O piso nacional dos professores, recém criado, é um avanço importante. Mas falta muito, inclusive o fim da violência contra os mestres dentro da salas de aula, praticada por bandidos menores, protegidos pela lei. Nem segurança muitos professores têm em seu local de trabalho.
PREPARE O BOLSO
“Prepare o seu coração”, dizia a música cantada por Jair Rodrigues nos antigos festivais da canção. Nestes tempos de modernidade, mudaria para “prepare o seu bolso”. O governo está estudando como vai recuperar o que perdeu em impostos no ano passado, com o corte dos tributos no ICMS e outros, para ampliar o consumo.
1,1 TRILHÃO
É importante dizer, contudo, que mesmo com todos os incentivos dados às empresas e ao consumidor, o volume de impostos recolhidos pelos cofres dos governos – União, Estados e Municípios – superou o 1,1 trilhão de reais. E o brasileiro pagou, cada um que vive neste país, 133 reais a mais em tributos do que pagaram em 2008.
DRAGÃO
O dragão está cada vez mais faminto. Não chega nem 1 trilhão, nem os 5.500 reais que cada brasileiro vivo pagou aos cofres públicos como forma de imposto em 2009. Neste ano, mesmo com eleições, vêm mais. É bom a gente ir se preparando. Já trabalhamos quatro meses por ano para encher os cofres de governos ineficazes. E vamos pagar mais.
PRIMEIRO PASSO
Finalmente, depois de longo tempo de inércia, o PDT rondoniense resolveu se mexer. Nesta semana, o vice-presidente do partido, Ruy Motta, começou a percorrer o Estado para falar sobre a pré-candidatura de Acyr Gurgacz. Até agora, os pedetistas estavam agindo como se não houvesse eleição neste ano. Pelo menos começou.
JACY, NÃO!
O prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, tem reiterado seu apoio à emancipação dos distritos da Ponta do Abunã e está envolvido na campanha pelo “sim”, no plebiscito do dia 28. Mas já avisou: não quer nem conversa sobre outro movimento que está se desenhando e que pretende criar o município de Jacy-Paraná. Aí não!
ÓRFÃO
O prefeito está certo. É que Jacy é a sede das hidrelétricas e toda a grana que ela representa e representará por muitos e muitos anos para os cofres municipais. A emancipação daquele distrito deixaria Porto Velho órfão dos imensos recursos que serão investidos na Capital por causa das usinas. Aí, Sobrinho não quer nem ouvir falar.
TALVEZ
Vem do interior uma nova informação sobre os Cassol: o ex-deputado César, irmão do governador, está sendo pressionado por seu partido, o PSDB, para sair como candidato a deputado federal. Questionado várias vezes, sempre disse não. Agora, mais recentemente, a negativa não tem sido tão enfática. Ou seja...
AVALIANDO
Deputados estaduais voltam ao trabalho normal na próxima semana. Por enquanto, quase todos estão ligadões em suas bases, analisando suas chances de reeleição e tomando conhecimento sobre a turma que quer defenestrá-los da Assembléia. Há alguns dos atuais parlamentares otimistas e muitos nem tanto.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta