Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/02/11


 Primeira Mão - 11/02/11  - Gente de Opinião

A JUSTIÇA PRECISA INVESTIGAR

E PUNIR A PRÓPRIA JUSTIÇA

Há vezes em que a Justiça tem que investigar a Justiça. E punir. Um caso que esteve prestes a dar um rombo superior a 2 bilhões e 200 milhões (isso mesmo, 2 BI!) no Banco do Brasil, só não acabou se concretizando por algo parecido com um milagre. Dois golpistas, usando documentos falsos, tentaram retirar essa absurda quantia do banco. Até aí, nada demais, porque golpes nesse país é o que não faltam. O pânico começou quando uma juíza de primeira instância deu ganho de causa aos golpistas. E uma desembargadora, em segunda instância, também. Sem ouvir o Ministério Público, sem dar amplo direito de defesa ao Banco do Brasil, sem mandar investigar se os documentos apresentados pelos criminosos eram verdadeiros ou não. Não é de arrepiar? Quem fiscaliza uma autoridade do Judiciário que dá uma sentença que poderia liberar mais de 2 BILHÕES de reais para bandidos?

 O caso aconteceu no Pará e só não foi adiante porque, no Conselho Nacional de Justiça, acionado, uma ministra decidiu que havia algo de podre no reino da Dinamarca. E mandou que a fortuna não fosse paga até que houvesse mais esclarecimentos. Dias depois, os golpistas foram presos e o caso começou a ser esclarecido pela polícia. Mas foi por um triz que o principal banco estatal não teve um rombo financeiro dramático. Os golpistas estão na cadeia. Quem autorizou que eles retirassem a fortuna do banco continua firme em seus cargos, decidindo sobre outras questões e sobre a vida das pessoas e empresas. Cadeia mesmo, só para pobre, preto e prostituta, nesse país do faz de conta.  

 

NÃO ENTRA

As forças políticas começam a se mexer. Com a tendência de que o novo comando da Assembleia e o governo do Estado mantenham pelo menos uma relação próxima à amistosa, a briga principal, ao menos por enquanto, ficará entre o PMDB de Raupp e o PT de Valverde. O que se ouve é que o prefeito Roberto Sobrinho não quer nem saber de entrar no ringue.

 

PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS

O grupo que apóia Valter Araújo já detectou no PMDB, entre a turma liderada por Valdir Raupp, o principal adversário no momento. Por enquanto, os recados de um contra o outro estão sendo dados por terceiros. Daqui a pouco, serão os dois e seus aliados que falarão mais grosso. É que 2012 já começou.

 

OLHO NELE!

Um dos deputados reeleitos que certamente vai se destacar na atual legislatura é o ainda jovem Luizinho Goebel. Liderança do Cone Sul, ele já teve um mandato de bons resultados, conseguiu um segundo mandato com votação expressiva e está sendo apontando como um dos deputados com grande futuro político. Olho nele!

 

 SÓ MEIA DÚZIA

No setor da produção agrícola, os sem terra são organizados, os donos da terra não. Os produtores rurais vivem se queixando que são prejudicados pela legislação, que não são ouvidos, que o setor é culpado de tudo o que de ruim acontece no meio ambiente. Só que, na hora de discutir as questões de interesse deles, as reuniões parecem antesala de dentista. Aparece, se muito, meia dúzia.

 

NEM IMPLORANDO

O presidente da Associação dos Proprietários Rurais (APPRO) de Rondônia, Sebastião Conti Neto, tem que chegar perto de implorar pela participação de produtores nas reuniões da entidade. Nem assim. Então, se não se mobiliza, essa turma tem mesmo é que sofrer as conseqüências da omissão.

 

MUDANÇAS

Na negociação política pela Mesa Diretora da Assembleia, o ex-presidente Neodi Oliveira foi confirmado como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Estava tudo certo. Só que o próprio Neodi decidiu abrir mão do posto. À princípio, ele será substituído por Luizinho Goebel.

 

ATÉ QUE ENFIM

Já estava na hora do governo rondoniense dar uma atenção especial a Guajará Mirim. A equipe do governador Confúcio está na cidade deste ontem. Leva projetos, idéias e discutirá o futuro. A população da cidade fronteiriça está ansiosa por melhorias. 

 

 VIDA INTERROMPIDA

Amanhã completa uma semana que mais um jovem brasileiro, talentoso e cheio de sonhos, foi assassinado friamente. O jogador William Morais foi morto por assaltantes, depois de uma festa em Belo Horizonte. Menino ainda, tinha tudo para ser um craque no futuro. Foi morto por dois frios assassinos, que se lixam para a vida alheia.

 

INVERSÃO TOTAL

William está morto, sua família desesperada. Os dois, quando forem presos, terão todo o apoio do Estado e dos direitos humanos. Uma segunda tragédia, que assistiremos de braços cruzados e conformados. É assim o Brasil, país que adora tratar criminosos como se fossem gente do bem.

 

PIADA

Ainda dentro do mesmo assunto. A revista veja mostrou como Fernandinho Beira Mar continua comando o tráfico e assassinatos de dentro dos presídios de segurança máxima. Imagina-se o que pode estar ocorrendo aqui perto de nós, a pouco mais de 50 quilômetros da cidade. “Segurança máxima” no Brasil pode ser também sinônimo de piada de mau gosto.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)