Terça-feira, 11 de maio de 2010 - 05h47
UMA SEMANA DE TEMAS PESADOS E
POLÊMICOS NO MUNDO DA POLÍTICA
Assunto nos meios políticos é o que não falta nesta semana que está começando. Pelos lados da Assembléia Legislativa, pelo menos dois deles vão fervilhar, ambos muito importantes. O primeiro relaciona-se com a indicação – o nome é da cota da ALE – do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O escolhido vai substituir o ex-deputado Natanael Silva, que renunciou ao posto. Entre os deputados, a indicação vai ocupar todas as conversas, negociações, alternativas. O Palácio Presidente Vargas tem grande interesse em participar da disputa. O ex-governador Ivo Cassol, por exemplo, está trabalhando duro para indicar a irmã dele, Jaqueline Cassol, para o posto. Mesmo parlamentares aliados a Cassol, contudo, querem outro nome, oriundo do parlamento. Ouviu-se já o do deputado Wilber Coimbra, que não concorrerá à reeleição. Mas há vários outros candidatos a candidato à vaga vitalícia É sempre um tema polêmico e complexo. Lembremo-nos da indicação do deputado Chico Paraíba (na foto acima), que ficou perambulando na Justiça por mais de um ano até que ele pudesse ser empossado. Mas tem mais: no final do ano, um dos atuais conselheiros se aposenta e se abrirá uma segunda vaga no TCE. Daí, vai começar outra batalha pela indicação.
O segundo tema é também complicado. A Mesa Diretora da Assembléia terá que anunciar a decisão sobre o caso do deputado estadual Miguel Sena, cassado pelo TRE rondoniense por infidelidade partidária. Miguel luta bravamente para manter seu mandato mas a situação é complexa. Se não surgir nova decisão em nível de tribunais superiores, ele poderá ser afastado já nesta semana. Quem o conhece sabe: Miguel, se tiver que sair, não sairá calado. Vão ser dias duros e difíceis para os lados do parlamento rondoniense, que estava vivendo um longo período de paz e tranqüilidade.
PERIGO
Ainda da Assembléia: o deputado Silvernani Santos particípoiu em Brasília do lançamento da Frente Parlamentar Contra as Drogas. Trouxe o assunto para ser discutido também em Rondônia. Na mira, principalmente o assustador aumento no consumo de crack entre os jovens.
FAZENDO DE CONTA
Enquanto os presidentes Lula e Evo Morales estão cada vez mais amiguinhos e vivem de abraços e troca de gentileza, a situação de muitos brasileiros no nosso vizinho não é nada cômoda. Há várias denúncias de que cidadãos brasileiros na Bolívia têm sido hostilizados. O governo do Brasil faz de conta que não é com ele.
TUDO PERDIDO
E ainda há o caso dos brasileiros que perderam tudo, mesmo depois de anos a fio vivendo e produzindo em áreas de fronteira. Suas terras lhes foram tiradas, sem qualquer indenização, para que agricultores possam plantar nelas a folha de coca. O governo brasileiro prometeu ajuda aos nossos colonos mas, ao menos até agora, ela não chegou.
OUTRA MULHER
José Serra anda pensando sobre quem terá como parceiro na campanha presidencial. Na verdade, ele poderá repetir a última eleição, quando concorreu à Presidência com a então deputada federal Rita Camata. Para 2010, Serra anda analisando muito o nome da senadora Kátia Abreu, líder dos ruralistas. Será que irá acompanhado novamente de uma vice mulher?
A BELA E A FERA
Para quem não lembra, a chapa Serra-Rita era chamada de “A Bela e a Fera”. Serra não é realmente um símbolo de beleza. Já Rita Camata chegou a ser apontada, durante muitos anos, como a mais bela parlamentar brasileira. Hoje o título é da deputada gaúcha Manuela D´Ávila, do PC do B.
FUTURO DO TERROR
Mais uma previsão catastrófica para a Amazônia chega em breve ao público, num estudo do pesquisador Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo ele a floresta pode diminuir 25% até o ano de 2025 ou até 50% nos próximos 40 anos.
CONTRA A REALIDADE
Segundo a pesquisa, a combinação de queimadas, desmatamento e emissão de gases causadores do efeito estufa poderia causar essa catásfrofe. Repete, aliás, estudos que apontavam o fim da floresta Amazônica até meados deste século. No final dos anos 80, se falava que a floresta ficaria até 50% menor até 2020. Pelo que se vê, na realidade, está muito longe disso.
JÁ SE MEXEU
Um advogado representando a suplente Ana da 8, que estava na coligação do PRONA, PV e outras siglas menores na última eleição para o parlamento, esteve na Assembléia na semana passada. Foi também ao TRE. Queria detalhes para saber sobre o caso Miguel Sena, cassado por infidelidade partidária pelo tribunal rondoniense mas que continua batalhando para manter seu mandato.
TAMBÉM NA MIRA
O problema é que Ana da 8 também corre riscos, caso assumir. Ela deixou o PV e foi para o PT do B, estando, portanto, também incluída no quesito infidelidade partidária. O PV, se quiser, pode pedir seu mandato na Justiça Eleitoral, tão logo ela tome posse. O que não se sabe é se o partido fará isso ou não. E se o Ministério Público Eleitoral não tomará a iniciativa.
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno