Quinta-feira, 11 de junho de 2009 - 08h17
CASSOL ASSINA COM O PP E JÁ TEM
O AVAL DO PR E PSDB PARA 2010
Finalmente, o governador Ivo Cassol bateu o martelo. Segundo seu parceiro e companheiro político Expedito Júnior, Cassol assina ficha com o PP na quinta-feira da semana que vem, dia 18. A solenidade está marcada para acontecer em Brasília, quando estarão presentes o presidente nacional da sigla, o senador Francisco Dorneles, o presidente regional, o ex-deputado federal Agnaldo Muniz e várias outras lideranças pepistas. A partir dessa decisão, começa a haver uma mexida mais profunda no tabuleiro político do Estado. Expedito deve permanecer no PR mas ficará, digamos assim, como uma voz forte também dentro do PSDB, sigla que deverá estar aliada ao PP e PR e onde se abrigarão vários políticos ligados ao Governador. Cassol pode trocar de partido sem risco de perda do mandato porque sua saída foi de comum acordo com o comando nacional do PPS. Os dois lados decidiram romper o acordo político e, portanto, não haverá pedido do mandato governamental. A partir da sua decisão – que Cassol já confirmou em grupos fechados mas ainda não anunciou oficialmente – os novos rumos para o grupo palaciano e seus aliados, em 2010, comerão a ser definidos. A campanha vai começar...
MANGAS DE FORA
A CUT, umbilicalmente ligada ao PT e outros partidos de oposição ao governo estadual, começou novamente a colocar as mangas de fora. Através de notas à imprensa, dá início à campanha política que os partidos ainda não o fizeram. Como sempre, a central sindical só ataca adversários dos seus líderes partidários. Contra o governo federal, que segue a mesma política de salários que os estados, por exemplo, nem uma palavra.
TENDENCIOSA
É a mesma conversa de sempre. Quem não é do PT ou partidos próximos, leva ferro da CUT. Que, aliás, aparece muito mais em períodos pré-eleitorais e eleitorais, principalmente desde que o presidente Lula assumiu o poder. Sempre tendenciosos e político-partidários, portanto, os pronunciamentos da CUT não podem ser levados a sério.
BOLSA SALVAÇÃO
Ouve-se, cada vez que o governo federal e os municípios ampliam o número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família, que o programa é eleitoreiro. Até pode trazer dividendos políticos e certamente trará. Mas quem é contra não sabe o que é passar fome ou ver os filhos passando fome. O Bolsa Família é um dos mais importantes programas sociais do mundo. E, felizmente, beneficia milhões de pobres no Brasil.
POBRES E RICOS
Ao invés de só protestar, os críticos do Bolsa Família deveriam defender sua ampliação. Até para que o Governo Federal utilizasse melhor os bilhões de reais que arrecada, destinando-os a quem realmente precisa. E não no inchamento da máquina pública ou para projetos que só interessam a uma minoria de poderosos. Para esses, os grandões, não falam em mexer em nada.
BOM SENSO
“Não houve vencidos ou vencedores. Ganhou o bom senso”. Em resumo é isso que diz peça publicitária do Governo do Estado sobre a questão da Floresta Nacional Bom Futuro, onde mais de cinco mil famílias poderão permanecer depois de intensas negociações com a União.
SEM POLÊMICA
É um toque de elegância para não polemizar ainda mais o assunto. Mas a verdade é que se o governador Ivo Cassol não tivesse “engrossado”, tivesse baixado a cabeça e não tomado as atitudes que tomou, Carlos Minc e sua turma seriam sim vencedores e tirariam na marra as pessoas da Bom Futuro. Agora está certo. O bom, depois da vitória, é colocar panos quentes para que o tema não se transforme em disputa política.
OTIMISMO
Mesmo com dificuldades de fazer alianças e por enquanto solitário com seu PDT, o empresário Acir Gurgacz tem comentado a amigos e pessoas próximos que está otimista com relação à disputa do governo em 2010. Otimismo faz bem. Mas também é importante que haja ações para que ele ajude a realidade. Por enquanto, e se as eleições fossem hoje, as chances de Gurgacz seriam muito pequenas.
TERCEIRA VIA?
Depois que o PSDB caiu fora de um projeto para 2010 – que envolveria o DEM, o PDT e vários outros partidos, todos nanicos - não se ouviu mais falar no que chegou a ser chamada de terceira via. Sem os tucanos, que se não sabem para onde vão pelo menos sabem para onde não vão, esvaziou-se o projeto que estava sendo alinhavado, entre outros, pelo deputado Moreira Mendes.
SÓ PERGUNTAS
Onze dias depois do terrível acidente com o voo 445 da Air France, do encontro de corpos e pedaços do avião que caiu no mar, tragédia, angústia e interrogações se misturam. O que terá acontecido realmente com uma das aeronaves mais seguras em atividade nos ares? Até agora, não há qualquer explicação plausível para o acidente que vitimou 228 pessoas.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yhaoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno