Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/07/10



Primeira Mão - 11/07/10 - Gente de Opinião

AUMENTA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

E SEUS ALGOZES NÃO PAGAM PELOS CRIMES

Mais de 42 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, na última década. Mesmo com leis mais duras, mesmo com a criação das Delegacias da Mulher e com a atenção especial do Congresso e até do Judiciário, o número de crimes contra elas teima em não diminuir. Na maioria dos casos, as mulheres são vítimas dos chamados crimes passionais. Mas há aqueles mais covardes, com requintes de crueldade e até com o horrores que sofreu a jovem que teve um filho com o goleiro Bruno, do Flamengo. Ídolos, homens poderosos, pobretões, muitos movidos a drogas e à cachaça, todos os criminosos não temem a lei. Aproveitam-se da fragilidade de suas vítimas, muitas vezes as brutalizam anos a fio antes de matá-las. Na maioria dos casos, as mulheres assassinadas não reagem e nem denunciam seus torturadores até porque, na maioria dos casos, dependem financeiramente dos seus algozes.

Nos casos que chegam à polícia, os inquéritos são feitos rapidamente, o Ministério Público age e, na maioria dos casos, a Justiça condena. Mas aí entra, mais uma vez, a eterna impunidade. Pouco tempo depois, beneficiados por uma série de vantagens que as leis brasileiras dão aos criminosos, eles estão soltos de novo. E o que vão fazer? Vão, é claro, voltar a surrar mulheres, brutalizá-las, matá-las. Não haverá a verdadeira Justiça, nem nos covardes crimes contras as mulheres nem em relação a quaisquer outros crimes, enquanto os criminosos não apodreceram na cadeia. Até que nosso Código Penal separe quem é criminoso de quem é cidadão de bem, não haverá solução para tantos assassinatos brutais. Contra todos e, especialmente, contra as mulheres.

PELA TV

A TV Candelária (Record), começou ontem uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado. No programa VIA SAT, que é transmitido ao vivo e via satélite para todo o Estado, o primeiro entrevistado, por sorteio, foi o candidato a vice-governador Tiziu Jidalias, já que o candidato à reeleição, João Cahulla, não pôde comparecer por problemas de agenda. Nos próximos sábados serão entrevistados, nessa ordem: Confúcio Moura, Marcos Sussuarana, Eduardo Valverde e Expedito Júnior.

POVO PERGUNTA

Será a primeira oportunidade do rondoniense ouvir o que pensam os candidatos sobre quatro temas principais: educação, saúde, segurança pública e meio ambiente. Os telespectadores também participam com perguntas ao vivo em todos os programas, como já ocorreu neste sábado, quando o primeiro representante da coligação sorteada para abrir a série de entrevistas, foi sabatinado pelos jornalistas Léo Ladeia e Sérgio Mello.

FICHA LIMPA

Nos próximos dias, começam a aparecer os primeiros nomes, entre as mais de quatro centenas de candidatos que concorrerão, que enfrentarão o risco de não ter seus registros aprovados pelo TRE rondoniense. Já há casos concretos de alguns que não conseguiram ainda provar que são Ficha Limpa. A coisa pode ficar difícil para vários pretendentes às urnas em 2010.

MAU COMEÇO

A saída será concorrer via recursos a instâncias superiores. Mas já será um fator negativo perante o eleitorado, que saberá de antemão que aquele candidato já começou sua caminhada sem o aval da Justiça Eleitoral. E isso pode ser decisivo. Contra, é claro.

DAVID ASSUME

Decisão da Justiça Eleitoral decidiu que o ex-vereador e suplente de deputado do Pc do B, David Chiquilito, deve ser empossado imediatamente como novo deputado rondoniense. Desde a saída de Wilber Coimbra para o TCE-RO, o legislativo estadual tinha só 23 deputados. Agora, volta ao número correto. A posse de David está marcada para esta segunda-feira.

ELES CHEGARAM

Nossas pequenas comunidades começam a ser alvo de quadrilhas organizadas, armadas até os dentes, que chegam, causam pânico, levam o que querem e desaparecem. O caso ocorrido nesta semana em Cujubim deixa bem claro que o crime organizado chegou também por aqui. Tomara que não seja para ficar.

ARSENAL

O que apavora mais é o material bélico a disposição dos assaltantes que atacaram o Banco da Amazônia. Escopetas, submetralhadoras, armas de grosso calibre , num verdadeiro arsenal a disposição do crime. Ao contrário dos policiais que ainda andam, em sua maioria, com seus superados calibre 38. Como vão enfrentar bandidos dispostos a tudo e fortemente armados?

JUSTIÇA RÁPIDA

Quando a Justiça quer, faz a verdadeira Justiça. E com rapidez. Poucos meses depois da descoberta que a ex-procuradora Vera Lúcia Gomes, do Rio de Janeiro, agredia e torturava uma criança de dois anos, que ela pretendia adotar, saiu a sentença. Ela foi condenada a mais de oito anos de prisão. É claro que não cumprirá a pena, como sempre, mas a rapidez da ação do Judiciário merece aplausos.

PALPITANDO

Espanha ou Holanda? Quem mais merece ser campeão mundial? Neste domingo ficaremos sabendo. Como a coluna não é o polvo alemão que acerta todas mas acertou que a Seleção Brasileira não iria longe, vai lá um palpite: Espanha. Sem grande convicção.

Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)