Terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 05h41
MARINA SURGE COMO SONHO DOS VERDES
(E COMO UM PESADELO PARA RONDÔNIA)
Enfim, afora José Serra e Dilma Roussef, que estão postos e praticamente consolidados como pré-candidatos à Presidência, surge uma novidade, até há poucas semanas inimaginável. O Partido Verde (de Lindomar Garçon e Miguel Sena, aqui no Estado), estaria às vésperas de receber um sim de ninguém menos que a senadora Marina Silva, do Acre, que ingressaria no partido para entrar na corrida sucessória. E, é claro, com a questão da defesa ambiental como principal mote. Os “verdes” mais otimistas acham que Marina poderia ser uma grande surpresa na eleição Presidencial. Os mais realistas têm certeza de que ela apenas faria muito barulho, teria apoio incondicional de ONGs internacionais e muitos países que têm grandes interesses na Amazônia. E seria um desastre para Rondônia. Mesmo assim, o surgimento do nome de Marina Silva para enfrentar sua grande adversária no governo, a ministra Dilma Roussef (responsável direta pela queda de Marina do Ministério do Meio Ambiente), anda sendo comentado com muita ênfase nos meios políticos. Para o governador Cassol, por exemplo, que já está em campanha aberta por Dilma, o ingresso de Marina Silva apenas reforçaria sua decisão já tomada. Os cabelos de Cassol se arrepiam só em ouvir o nome da ex-ministra do Acre.
DANDO A LARGADA
O PSB começa a se movimentar com mais intensidade para 2010. No próximo sábado, dia 22, o partido reúne suas lideranças e simpatizantes na Câmara de Ji-Paraná, para discutir seus caminhos e oficializar novas adesões à sigla.
ESTRELAS
Presenças garantidas das principais estrelas do partido no Estado: o deputado federal Mauro Nazif; o estadual Jesualdo Pires; outro estadual, Wilber Coimbra e várias outras personalidades do mundo político rondoniense.
EM BRANCO
Vai começar tudo de novo. Agosto já vai para a segunda quinzena e nada do presidente da Câmara, Michel Temer, cumprir a promessa de colocar em votação a PEC da transposição dos servidores do ex-Território. Sem a pressão não aumentar, o assunto passa em branco de novo.
SÓ NA PRESSÃO
O senador Expedito Júnior quer pressão. E para isso está preparando a ida de pelo menos 500 servidores a Brasília, para não permitir que, como ocorreu até agora, a PEC que beneficia milhares de pessoas em Rondônia e representará uma grande economia aos cofres do Estado, seja relegada novamente. Sem pressão não vai!
ERA DAS USINAS
Tudo é maior e melhor em Rondônia, nos últimos tempos. Temos os maiores índices de emprego, salários em alta, maior crescimento percentual, comparando-se com restante do País, de passageiros chegando no aeroporto Jorge Teixeira. Tudo por causa das obras das usinas, que estão colocando nosso Estado na linha de frente do desenvolvimento.
ATRAÇÃO
A média de crescimento de passageiros nos grandes aeroportos nacionais não superou os 8%. Aqui em Porto Velho, o aeroporto internacional Jorge Teixeira teve um índice superior a 22% na movimentação principalmente de gente chegando. Brasileiros de todos os recantos têm vindo para cá, atraídos pelo momento especial do nosso crescimento econômico.
INVESTINDO
O governo estadual anuncia mais 30 milhões de reais em investimentos na área da saúde. A notícia dada pelo governador Cassol ao secretário Milton Moreira, da Sesau, representante um avanço. Com mais dinheiro, a questão da saúde estadual deve dar uma melhorada.
AÇÃO INTEGRADA
O que é necessário ainda é que os municípios participem mais das questões dos atendimentos mais simples. Em Porto Velho, só para dar um exemplo, no hospital Infantil Cosme e Damião, mais de 90% dos casos atendidos poderiam ser feitos em postos de saúde. Tem que ter integração, senão não melhora.
EM SETEMBRO
O mês que vem será decisivo para a política rondoniense. O processo que envolve o governador Ivo Cassol será votado no TSE. Embora haja provas suficientes para inocentá-lo, ninguém sabe o que vai dar. E, se der zebra, o quadro muda bastante.
TARDE
Depois do leite derramado...Só 24 horas depois de ser reaberta a BR, em Extrema, é que o governo federal decidiu tomar posição e anunciar a presença da Força Nacional de Segurança na área. Isso só depois que cinco policiais rodoviários foram atacados e feridos por manifestantes. Como sempre, as decisões de governo chegam tarde.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno