Quarta-feira, 11 de agosto de 2010 - 06h11
INSEGURANÇA GERAL: JÁ ESTÁ NA
HORA DE COLOCAR ORDEM NA CASA
Há algo no ar além dos aviões de carreira, como diria o Barão de Itararé. Uma insegurança geral está preocupando a população. E ela vem de várias áreas, aparece toda ao mesmo tempo e deixa o brasileiro comum com a pulga atrás da orelha. O vazamento de informações sigilosas sobre estudantes que fizeram as provas do Enem é uma das causas dessa situação. O reflexo: muitas pessoas estão temendo dar seus dados confidenciais para o Censo do IBGE, que se realiza em todo o País (como a foto que ilustra este texto), imaginando que eles também possam vazar. Outro fator de insegurança: as sucessivas denúncias de que órgãos do governo estariam produzindo dossiês, incluindo informações que deveriam estar guardadas sob sete chaves, pelo sagrado direito que impede a invasão de privacidade. A revista Veja desta semana vem com mais uma denúncia pesada. Sempre tudo é negado pelo governo, mas, no geral, fica-se com o pé atrás. Agora, vem do Judiciário outro motivo que deixa o brasileiro comum sem saber para que lado vai. Pelo menos nove Tribunais Regionais Eleitorais não aceitam a Lei Ficha Limpa, considerando que ela vale só para a próxima eleição. Já os demais a aceitam, criando uma confusão geral e deixando o eleitor sem saber se seu candidato vai ou não concorrer.
É isso que dá quando todo o mundo manda, inventa, cria e acha que está com o direito da razão. Sem um norte, sem um comando geral, cada qual faz o que quer. É um dos maiores riscos que se pode imaginar à democracia. Quando as leis se confrontam, quando uns decidem de um jeito e outros de outro; quando o poder do Estado invade a vida do cidadão, a sinalização é de crise. E das sérias. Está na hora de se colocar ordem na casa. Senão...
LAVANDO AS MÃOS
Fontes daquelas que não se pode ignorar a qualidade, anunciam que o Supremo não pretende, tão cedo, tomar qualquer decisão sobre a Lei Ficha Limpa. Os ministros vão lavar as mãos e deixar o problema para o futuro. Os pedidos de inconstitucionalidade não serão avaliados antes da eleição de outubro. Agora, os políticos que tiveram candidaturas impugnadas pela nova lei ficam nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
EFEITO LULA
A campanha no Estado tende a esquentar nos próximos dias. A presença do presidente Lula, que ficará quase 48 horas no Estado e dedicará grande parte do seu tempo a apoiar candidatos da coligação liderada pelo PT, mexerá com as estruturas da disputa. Lula vem disposto a levar Eduardo Valverde ao segundo turno. Esperemos para ver.
HERÓI AÉREO
O acidente que envolveu o deputado estadual Tiziu Jidalias e os irmãos Donadon, no final de semana, deu um grande susto em todos , que estão tocando a vida e completamente ilesos. Depois da falha no motor de um monomotor, os sobreviventes estão cheios de elogios ao piloto. O pequeno avião, pilotado por Vanderlei Guimarães aterrissou na BR 364, sem problemas, graças à perícia do profissional.
QUEM PODE...
Sustos aéreos em campanhas políticas não são incomuns. Para percorrer milhares de quilômetros para lá e para cá, durante quase três meses, os candidatos que têm condições têm mesmo é que voar. Os outros enfrentam outros perigos: os das estradas e rodovias. Quem tem grana voa.
GRANA E INSEGURANÇA
Quem tem os maiores lucros na economia brasileira hoje? Ganhou quem respondeu que são os bancos. Eles mesmos, que cortam todos os custos possíveis, atendem mal, não dão atenção aos seus clientes, mas estão cada vez mais bilionários. Mesmo com toda a grana, preferem não investir em sistemas eficazes de segurança.
INCOMPETÊNCIA
Foi o que aconteceu na agência do Banco do Brasil da avenida Presidente Dutra, na área central da cidade, no último final de semana. Sem qualquer vigilância, uma quadrilha invadiu o banco, destruiu caixas eletrônicos e quase incendiou tudo. Não fosse a incompetência dos bandidos, eles teriam bamburrado. Segurança zero.
OLHO NO FUTURO
Tem que se destacar a grande ação social da empresa Odebrecht, líder da construção da hidrelétrica de Santo Antonio e seu grande projeto Acreditar, que forma mão de obra especializada e muda a vida de muitos trabalhadores. No final de semana, foi a vez dos jovens. A “Acreditar Júnior” formou a primeira turma de 164 deles. É um investimento sensacional no futuro.
SINDUSCON
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia, o Sinduscon, presidido pelo empresário e ex-deputado federal Chagas Neto, promove nesta quarta-feira mais um encontro dos líderes do setor com um candidato ao governo. O primeiro foi João Cahulla, no início do mês. Hoje será a vez de Confúcio Moura. O encontro começa às 9h30min, na sede do Sinduscon, em Porto Velho.
ATÉ QUE ENFIM!
Pela primeira vez em muito tempo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, merece realmente elogios. Ele pediu às Farc que libertem todos os reféns e vivam dentro de um novo tempo de paz na Colômbia, país vizinho com quem cortou relações. Chávez é intempestivo, faz muita bobagem – e diz tantas outras – mas dessa vez deu exemplo de Chefe de Estado.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta