Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/09/10




MINISTROS DO SUPREMO EM DÚVIDA:
A CONSTITUIÇÃO DEVE SER DRIBLADA? 

Os ministros do Supremo têm em suas mãos uma batata quente. Como sempre, os legisladores deixaram para eles, membros da mais alta corte do país, a decisão sobre uma questão vital para a vida política, as eleições e a disputa pelo poder. Agora, é a Lei Ficha Limpa, que rachou praticamente ao meio o grupo que representa a mais importante instância da Justiça brasileira. Não há dúvida da importância da Lei Ficha Limpa, para acabar com a vida mole de um grande número de políticos que se alimentam do sangue do pobre povo brasileiro. A questão é se a Lei, aprovada a menos de um ano da eleição de 2010, pode valer agora ou só para o próximo pleito. A Constituição é clara: alterações na legislação eleitoral só valem se feitas com pelo menos um ano antes da disputa. O que farão os ministros agora, eles que são os guardiões maiores da Constituição? Vão aceitar que ela seja driblada, em nome da depuração na política? Se o fizerem, não estarão abrindo um precedente perigoso, de forma que eles, que têm que defender com unhas e dentes a Constituição, poderiam ser acusados de tê-la ignorado?

A verdade é que o tema está deixando os ministros do Supremo sem saída. Pelo menos cinco deles já teriam demonstrado que vão impor condições à Lei Ficha Limpa e salvaguardar a Constituição. Outros quatro acham que vale a pena correr o risco para atender o clamor público. A posição da ministra Ellen Gracie, que pode ser decisiva, não é conhecida. A verdade é que o nosso Supremo Tribunal Federal vive um momento histórico e complexo. Defender a Constituição e exigir que ela seja cumprida ou dar voz aos brasileiros que querem o Ficha Limpa já? Nessas alturas dos acontecimentos, poucos gostariam de estar com tão grave decisão em suas mãos.

 

HOJE TEM CONFÚCIO

O programa Via Sat, mostrado via satélite e ao vivo para todo o Estado pelas emissoras afiliadas à TV Candelária/Rede Record, reinicia neste sábado série de entrevistas com os candidatos ao governo. Hoje o entrevistado será Confúcio Moura e amanhã, domingo, Marcus Sussuarana, do PSOL. Nos próximos finais de semana, os demais.

PELO TELEFONE

As edições de sábado do Via Sat começam às 9h30 da manhã e as de domingo, às 8h30. Os jornalistas e apresentadores da emissora Léo Ladeia e Sérgio Pires são os entrevistadores. Os telespectadores podem fazer perguntas diretamente aos candidatos, pelos fones 3219 9000 e 3219 9000.

SENADO DISPUTADO

Há sete candidatos ao Senado. Os três da ponta – Ivo Cassol, Valdir Raupp e Fátima Cleide, nessa ordem, segundo as pesquisas confiáveis -  e mais quatro que correm atrás do eleitor. Há indícios que pelo menos um caia fora, por decisão da Justiça Eleitoral e que pelo menos outros dois tenham boa votação. A disputa não será nem perto de fácil.

ESTÁ PIORANDO

As quadrilhas que agem em Rondônia e especialmente na Capital, estão cada vez mais violentas. Bandidos muito bem armados (as armas ilegais, aliás, existem em profusão em todos os cantos e estão nas mãos dos criminosos), reagem à bala, tentando matar policiais, cada vez que são pegos. A situação se complica e os marginais, protegidos por leis espúrias, contam os dias para voltar às ruas e atacar de novo.

APOIO QUENTÍSSIMO

O comandante da Idaron no Estado, Augustinho Pastore, tinha boas chances de se eleger. Foi impugnado na Justiça Eleitoral, segundo ele por erro dos seus advogados. Como não entra na disputa pela Câmara Federal, anunciou apoio a seu amigo e parceiro Carlos Magno. É daqueles apoios que podem fazer diferença numa campanha proporcional.

PERIGO À VISTA

A coisa está ficando séria. Se continuar baixando o nível do rio Madeira, na divisa com o Acre, a Capitania dos Portos pode determinar o fechamento da travessia por balsa. Será o caos, já que centenas de caminhões não poderão levar suas mercadorias e o nosso vizinho pode ficar desabastecido. Sem não chover logo, a crise é certa.

DIFERENTE E FRIA

Quem acompanha campanhas políticas há muitos anos, sabe muito bem. Essa é uma das mais diferentes, para pior, pelo menos das duas últimas décadas. Não há entusiasmo, participação do povo; envolvimento e nem emoção. Ainda valerá estudos, mas certamente um dia se saberá de quem é a culpa por uma distância tão grande do eleitor daquilo que pode decidir o futuro dele.

PÂNICO

A intenção de um deputado federal gaúcho de apresentar, logo depois das eleições, projeto que impeça contratação para qualquer cargo comissionado de pessoas com ficha suja, arrepiou os cabelos de milhares de políticos e seus apaniguados. Se for realidade, imagine-se só a “limpa” geral que haverá no serviço público. Em todos os níveis.

GRANA TEM

Embora os entraves burocráticos, que infernizam a vida de quem precisa conseguir algum financiamento, há pelo menos uma boa notícia. O Basa tem disponíveis, via FNO, mais de 615 milhões de reais para investir nos micros, pequenos e médias empresas ainda esse ano. Quem precisar e tiver paciência para enfrentar a burocracia, pode correr ao banco.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)