Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 05h11
O QUE HAVERÁ POR TRÁS DESSAS
“CONFERÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO”?
O governo não desiste de mudar – para seu próprio benefício – o sistema de comunicações no país. Aparentemente, através de singelas conferências estaduais, promove o debate sobre o tema. Dos estados,sairão conclusões para a grande Conferência Nacional de Comunicação, que se realizará em dezembro, em Brasília. Como pano de fundo, “debater estratégias e prioridades (até aí tudo nem) para a criação de um “marco regulatório” (aí que mora o perigo!), para a comunicação no Brasil. Deu prá entender? Marco regulatório para a comunicação? Não será a criação de formas sutis de censura, de controle, de mando do poder sobre a informação, tudo disfarçado com nomes aparentemente bem intencionados? Note-se ainda que os “delegados representantes” dos estados a essa conferência nacional não terá jornalistas. Dos 23 delegados, 20% serão de representantes do poder público; 40% de representantes de entidades empresariais e 40% de representantes de “movimentos sociais”. Ué, movimentos sociais (tal como o MST, por exemplo?), influindo nas comunicações? E nenhum jornalista? Algo não está muito claro e nem cheirando bem nessas “conferências”. Se a gente não abrir o olho, daqui a pouco estaremos sob o tacão do mesmo tipo de “democracia” à imprensa implantada por Hugo Chávez na Venezuela. E a gente está vendo muito bem como é a tal “democracia” bolivariana.
CONVIDAR NÃO OFENDE!
Semana decisiva para o PMDB. Neste sábado, em Ji-Paraná, o partido anuncia oficialmente que vai de Confúcio Moura para a disputa do governo do Estado em 2010. Depois da prévia interna, os peemedebistas vão procurar o PT, para oferecer a vaga de vice. Vão ouvir um sonoro não.
ABRIU MÃO
Carlinhos Camurça já avisou: não pensa em ser candidato a outro cargo que não seja o de deputado federal. Nos bastidores da política, anunciava-se que ele teria sido convidado para formar uma chapa com o pré-candidato ao governo, João Cahulla. Camurça agradeceu a deferência mas garante que vai mesmo concorrer à uma cadeira na ALE.
INEDITISMO
Enquanto isso, o PC do B se articula e quer conseguir um fato inédito: eleger um representante para a Assembléia. O principal nome do partido na Capital é o do ex-vereador David Chiquilito, filho do ex-prefeito Chiquilito Erse. O partidão anda otimista com suas chances em 2010.
NA FRONTEIRA
O deputado federal Ernandes Amorim defende que as Forças Armadas tenham poder de polícia para combater o crime, principalmente nas regiões de fronteira, como a área que divide o Brasil de alguns de sés vizinhos sul-americanos. Incrível foi um dos argumentos que usou, em discurso da tribuna.
ATÉ CIMENTO!
Ele contou que fez uma viagem na fronteira do Amazonas com a Colômbia e ouviu relatos impressionantes sobre o tráfico de drogas na área. “Os traficantes misturam pó de vidro, ácido sulfúrico e até cimento no refino da droga. Isso é uma bomba para quem usa”. Para ele, só a ação das Forças Armadas pode inibir o tráfico e esse tentativa de homicídio contra quem a consome.
MENOS MAL
Nem tudo está perdido. Tanto a Justiça quanto o Ministério da Educação reagiram contra a expulsão de uma jovem, na Universidade Bandeirantes do interior de São Paulo, atacada e agredida por colegas por usar vestido curto. Os talibãs e simpatizantes do nazismo que estão dentro da faculdade, ao que parece, terão que se haver com a lei. Menos mal.
INVERNO COMPLICADO
A chuvarada que caiu no início da semana e continuou já trouxe mais água dos céus do que estava previsto para pelo menos 20 dias deste mês de novembro. A Capital ficou alagada e a tendência é que a coisa piore. O inverno amazônico desse ano será extremamente chuvoso. Ruim para a Prefeitura, que não pode tocar dezenas de obras.
A MESMA CANETA
O site rondoniaovivo andou denunciando o passeio de carros oficiais na noite de Porto Velho. Se for verdade, certamente o governador Ivo Cassol já deu fez cumprir aquela sua norma: caneta que contrata é a mesma que demite. Fazer festa com veículos que deveriam estar a serviço do público é inaceitável. A começar pelo próprio Cassol, que sempre condenou essa prática.
FESTA MERECIDA
A maior torcida do Brasil – e sem dúvida alguma a maior de Rondônia – anda que é só alegria. Não é que o Mengão está com chances de ser campeão brasileiro? A continuar assim, ninguém mais vai agüentar os flamenguistas.
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno