Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/11/10


Primeira Mão - 11/11/10 - Gente de Opinião

OS DITADORES TÊM VIDA LONGA,

AO CONTRÁRIO DE SUAS VÍTIMAS

Os ditadores fazem questão de durar muito, bem mais que suas vítimas. Franco agonizou anos a fio, enquanto a Espanha rezava para que ele saísse da história e a democracia voltasse. Pinochet parecia eterno, uma sombra viva sobre o Chile, que ele transformou numa temida ditadura.O triunvirato que governou a Argentina com mão de ferro e é acusado pela morte de pelo menos 30 mil pessoas, nos anos 70, também teve vida longa. Jorge Videla está com 79 anos. Livre. Orlando Agosti viveu até os 74 anos e nunca pagou por seus crimes. Nesta semana, morreu o almirante Emílio Masserra, considerado o mais sanguinário da Junta Militar (os três na foto acima). Ele estava em casa, não na prisão.Era o comandante da famosa Escola de Mecânica do Exército (Esma), prisão clandestina que abrigou cinco mil opositores do regime. Pelo menos três mil deles foram torturados e executados.

Os criminosos no poder – de esquerda e direita – morrem velhinhos. Pelo menos uma geração depois deles e de seus crimes, não viveu a tragédia e não está nem aí para o passado. Como quase nunca são punidos –as exceções são bem conhecidas – acabam entrando como vilões apenas nas histórias contadas pelos que sobreviveram. Os ditadores têm vida longa. Eles se mantém firmes, ignorando o passado e, quando morrem, têm certeza de que o que fizeram foi pelo bem da sua Pátria. Nunca apodrecem na cadeia, como deveriam. Parece que a humanidade faz questão de esquecer o passado. Tanto é verdade que, de vez em quando, um novo ditador reaparece aqui e ali, como salvador da Pátria. Chega certo de que está defendendo a Pátria, até quando mata seus compatriotas. Eles estão sempre rondando as democracias. Esperando para reinar por uma vida muito longa. Vade retro!

GRANDE TRUNFO

O deputado Jesualdo Pires, do PSB, um dos nomes mais fortes para disputar a presidência da Assembléia Legislativa para 2011, ganhou nesta semana um trunfo daqueles que podem ser decisivos numa batalha política tão acirrada como a que se avizinha no legislativo estadual.

MAIS PODEROSO

Eleito  relator do orçamento para o primeiro ano do governo Confúcio, Jesualdo fica mais poderoso, mais próximo à nova administração e poderá ter dela apoio importante para suas pretensões. O orçamento é a grande prioridade para o novo ocupante do Palácio Presidente Vargas a partir de 1° de janeiro.

CONTRAPARTIDA

Confúcio quer, é claro, que o orçamento de 5,2 bilhões  de reais tenha as adequações necessárias às suas prioridades de governo. Jesualdo será de vital importância para que isso ocorra. A contrapartida para um eventual apoio do deputado reeleito por Ji-Paraná, com mais de 18 mil votos, é mais que óbvio.

SERÁ VERDADE?

Será que há alguma verdade? Comentários aqui e ali informam ou “boatam” que o agora senador eleito Ivo Cassol estaria preparando uma candidatura para disputar a Prefeitura de Porto Velho, daqui a dois anos. O próprio, obviamente, não fala nada sobre o assunto. Mas a idéia, para quem conhece política, não é sem sentido.

A LISTA CRESCE

Não se sabe se há algum fundo de verdade na história. Se ela se confirmar, a lista de candidatos ao comando do município terá mais um nome. Já tem Valter Araújo, Emerson Castro, Epifânia Barbosa, Fátima Cleide ou Eduardo Valverde; Lindomar Garçon, Zequinha Araújo, entre outros. Cassol entrará nesta lista? Só o tempo dirá se os boatos de hoje serão realidade amanhã.

HISTÓRIA REAL

Num órgão público de conhecido estado brasileiro, um chefete tentou obrigar um funcionário comissionado a plotar seu carro  com o nome de determinado candidato. O homem pediu para ser incluído fora dessa, até porque tinha uma amizade particular pelo adversário. O chefete não deixou por menos: em poucas horas, demitiu o servidor.

PRIMEIRO NOME

A história não termina aí. Depois das eleições, o vencedor convidou o agora demitido para voltar para onde estava e ainda por cima como chefe. De quem? Claro, daquele que o demitiu. Como a vida é uma gangorra, o novo comandante do setor já tem pelo menos um nome da lista de demissões. A história é verdadeira, os personagens existem e o convite ao ex-demitido foi mesmo feito.

VENHA DE ONDE VIER

O governador eleito Confúcio Moura segue, a seu modo, a máxima de que o que dá certo, merece ser conhecido e até copiado, se for o caso, não importa de que lado venha. Foi ver de perto como foi o choque de gestão que Aécio Neves deu em Minas, quando assumiu o governo. Optou pelo sucesso do tucano, adversário partidário.

AÉCIO CONTRA QUEM?

Aécio Neves, aliás, deixou o governo com enorme aprovação, elegeu seu sucessor e só não conseguiu fazer José Serra vencer Dilma Rousseff em seu estado. O PSDB o prepara para ser o grande nome para 2014. Enfrentará nas urnas Dilma, tentando a reeleição, ou Lula, querendo voltar ao poder? Ainda é cedo para responder.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)