Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 05h56
A BOLÍVIA DE EVO É UM PAÍS ONDE
HÁ “EXCESSO DE LIBERDADE”
Qual foi a principal declaração do presidente reeleito da Bolívia, logo depois do resultado das urnas? Que há uma liberdade de expressão exagerada em seu país. Em excesso. Deixou claro o que pensa – como pensam os poderosos que só respeitam a imprensa e a opinião pública quando ambas lhes são favoráveis – e corre um suor frio na espinha de todos os que acreditam que a verdadeira democracia só pode sobreviver com total liberdade de opinião e pensamento. Já se viu esse filme, antes, só do que outro lado. Os governos militares, de direita, odiavam a imprensa livre, tanto que a amordaçaram, agrediram e torturaram quem não os apoiava. E isso ocorreu em toda a América Latina. Na época, era em nome da defesa da liberdade e contra o comunismo. Hoje, só os argumentos mudaram. São agora “os da direita” os que tornam-se alvo dos governos latino-americanos a um passo da ditadura. Ela já existe na Venezuela, caminha para voltar na Bolívia, assusta no Equador e até o governo argentino já anda ameaçando a imprensa. No Brasil, felizmente, ainda estamos a salvo, até pela postura do presidente Lula. Mas que ninguém se engane. Junto a ele há sim, gente que está no seu ouvido todos os dias, tentando induzir o Presidente a ver na imprensa que não lhe é favorável um grande risco.
É claro que para nós, brasileiros, um governo democrático e uma liberdade de imprensa como nunca tivemos, é um ótimo sinal nesses tempos difíceis. Mas não podemos esquecer que estamos cercados por coronéis e aprendizes de ditador. Nossos vizinhos são perigosos e, por isso, temos que ficar cada vez mais atentos.
AMENIZOU
O relator do orçamento na Assembléia, deputado Luiz Cláudio, do PTN, garante: tudo será votado dentro do prazo previsto, sem problema. Agora, tem razão, até porque o clima na ALE nos últimos dias deu uma amenizada. Se a votação fosse na semana passada, a coisa se complicaria.
ESSÊNCIA IGUAL
Houve bom senso de alguns deputados que estavam mais exaltados. Os mais agressivos deram um passo para trás, os moderados sugeriram calma e cuidado com o que se diz e as hostilidades deram uma recuada. Mas, na essência, nada muda. Mesmo sob protesto de uns e outros, que mudaram de idéia depois de aprovar a obra, o novo prédio da ALE será mesmo construído.
PRIMEIRA META
A grande preocupação dos deputados estaduais, tão logo bata o martelo para o início do recesso, é sair a mil por hora atrás de votos. Em 2010, todos terão o último ano não só para provar que merecem voltar ao parlamento (afora um ou outro que disputará outros cargos) mas também achar tempo para não deixar de pedir o votinho. Quem não se apressar, pode se dar mal.
PERTO MAS LONGE
PDT e PT fazem encontros no mesmo dia, neste sábado, em Ji-Paraná. Um de manhã, outro à tarde. Tanto a turma comandada por Acir Gurgacz como por Eduardo Valverde (os dois pré-candidatos ao Governo), traçam planos de ação para 2010. Por enquanto, embora se ouça falar na possibilidade de acordo, as duas siglas têm metas diferentes.
MALDADE
O PSOL de Porto Velho realiza também nesse final de semana, seu encontro de final de ano. Está convidando membros do partido de todo o Estado. As más línguas dizem que, se todos vierem, três Kombis lotadas vão levar os participantes da reunião da turma rondoniense ligada à senadora Helkoísa Helena.
FOGO AMIGO
O deputado Miguel Sena gosta mesmo é de confusão. Quando diminui o conflito num lado, ele acha outro para baixar a lenha. Agora, seu alvo é o Procurador Geral do Estado, Ronaldo Furtado, muito próximo do governador Cassol, de quem Miguelzinho continua aliado. Ou seja, é o legítimo fogo amigo!
BOM SENSO
Foi de bom senso a decisão do governo de mudar a data das comemorações da criação do Estado de Rondônia de 4 de janeiro para 22 de dezembro. Corrigiu-se um erro histórico. Mas ainda melhor foi o fato do governo decidir que a data não será feriado. Só beneficiaria funcionário público e esculhambaria as vendas de Natal do comércio, se tudo fechasse as portas no dia 22.
SINDUSCON
É hoje, a partir do meio-dia, a festa de final de ano do Sinduscon-RO, na Boutique Gelada, na avenida Rio Madeira, defronte o Porto Velho Shopping. O presidente Chagas Neto e sua diretoria recebem autoridades e convidados para comemorar o final de um ano muito positivo para o setor da construção civil.
ATÉ QUE ENFIM!
Se não houver surpresa de última hora (outra vez), com alguma decisão judicial em cima da hora, as comunidades de São Miguel do Oeste e Nova Brasilândia vão às urnas neste domingo, num plebiscito em que parte a área de São Miguel deve passar a pertencer, de direito, a Brasilândia. De fato já pertence.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M