Sábado, 11 de dezembro de 2010 - 05h09
EM BREVE ESTAREMOS TODOS PAGANDO
IMPOSTO PARA USUFRUIR DA AMAZÔNIA
O Fundo Amazônico, com grande maioria dos recursos financeiros vindos de países estrangeiros, teoricamente pretende incentivar projetos que protejam a floresta e evitem mais desmatamento. Teoricamente. Na realidade, quando a Noruega investe 1 bilhão de dólares e um banco alemão mais 52 milhões de reais, sabe-se o que há por trás de todo esse “amor” pela nossa floresta. É o mesmo tipo de sentimento que move um empresário inglês que já comprou terras dentro da Amazônia que, somadas, representam mais que a área do seu país. Todos de olho em nossas riquezas, todos querendo “internacionalizar” a Amazônia. E nossos governantes, uns por pureza ideológica, outros por safadeza mesmo, vão se deixando levar pelo canto da sereia. A continuar esse aparente poço de bondade, vindo de abarrotados cofres de diferentes países, dentro em breve nós, brasileiros, teremos mesmo muito pouco a ver com o direito de comandar e gerir a mais rica região do Planeta. Fundos que se criam todas as semanas, ONGs que tomam conta da floresta e decidem, há muito tempo, como ela deve ser gerida; entidades, inclusive ligadas à igreja católica que isolam áreas dentro de reservas indígenas onde só estrangeiros entram (em seu próprio território nacional, brasileiros só podem passar durante algumas horas do dia) são uma realidade incontestável.
Daqui a muito pouco tempo, quando a gente acordar, estaremos pagando imposto aos estrangeiros por poder respirar o ar da nossa Amazônia; teremos que pagar pesados tributos para usufruir de nossas riquezas naturais, que serão deles; veremos a floresta ser utilizada em benefício do capital e dos povos de países distantes, que já destruíram há muito seu meio ambiente e agora vem aqui, qual sanguessugas, pegar o que não é seu. Parece loucura. Não é. Parece paranóia. Não é. A verdade é que eles estão chegando e tomando conta. Com apoio das nossas autoridades.
PRIMEIRA MÃO
Sorry,periferia! A coluna contou aos seus leitores, em primeira mão (com o perdão da redundância), que Mangabeira Unger seria um assessor especial de Confúcio Moura. Será. A notícia começa a ser confirmada agora, depois de mais de 10 dias, quando a informação foi dada neste espaço.
QUER RESULTADO
Com pouco mais de dois meses de mandato, depois da grande confusão da Justiça Eleitoral que trocou o dono da cadeira várias vezes, o deputado Daniel Pereira, do PSB, não quer passar em branco na Assembleia. Quer apresentar projetos, mexer em que for possível e defender o funcionalismo, sua área principal de atuação.
DDD DA FUNASA
Pereira entrou de sola em questões como as dos servidores da Funasa, contaminados por DDD e que estão abandonados. Quer se somar a luta de outras parlamentares – como o deputado do PT, Professor Dantas, que não se reelegeu. E garante que vai ao ministro da saúde, pedir ajuda. Entre várias outras ideias que quer colocar em prática em pouco mais de 60 dias.
DENTRO DO PRAZO
O deputado Jesualdo Pires, sempre nome de referência na atual legislatura, quer ver concluído o relatório sobre o orçamento 2011 neste final de semana. A intenção é conseguir apresentar seu trabalho na próxima segunda, dia 13. Atende não só os interesses do novo governador Confúcio Moura como também a um pedido especial do presidente da ALE, Neodi Carlos.
FILHO PROTETOR
O deputado Valter Araújo, um dos principais nomes para disputar o comando da ALE em 2011, levou um grande susto esta semana. Seu pai teve um mal súbito. O parlamentar o socorreu com rapidez. Não fosse isso, o problema poderia ter sido mais sério. Bom filho, Araújo não descansou enquanto não viu o pai, já septuagenário, bem melhor de saúde.
CADA VEZ PIOR
Mais um fim de semana e mais dias de angústia. O número de assassinatos, crimes violentos e assaltos explode na Capital de sexta à noite até a madrugada de segunda. E triplica o número de acidentes de trânsito, muitos com feridos graves e mortos. Nesta área, a principal cidade do Estado está cada vez pior.
BANDIDO GOZADOR
Aliás, na área policial, um bandido tentou tirar sarro da PM e, é claro, se deu muito mal. Fugiu de uma barreira com uma moto roubada, atirou nos policiais e teve a petulância de ligar do seu celular para o 190 para “gozar” dos homens da lei. Ofendeu e avisou que ninguém o pegaria. Claro que, neste estágio em que estava prá lá de Marrakesh , certamente com a cuca cheia de droga, não notou que os PMs esperaram pacientemente que ele saísse do esconderijo. Cadeia nele!
.DESAFIOS IMEDIATOS
Nova bancada federal de Rondônia já começará em fevereiro com grandes problemas pela frente. Primeiro, será o caso da transposição, que até agora é só papo furado e nada nem perto do prometido aos servidores. Outro: o governo Dilma vai cortar investimentos do PAC. Adivinha por onde poderá começar?
AÇÃO RÁPIDA
O corte de verbas atingirá nossas pontes? Os viadutos em Porto Velho? A duplicação da BR 364? O novo porto? Tomara que não. São obras vitais para Rondônia e para a Capital. Ação rápida dos nossos parlamentares pode amenizar o risco.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa