Terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 07h05
O PAVIO DOS CONFLITOS E DA CIZÂNIA
ESTÁ SENDO ACESO PARA DIVIDIR O BRASIL
Há coisas realmente impressionantes que acontecem nesse país. Algumas poucas cabeças, ignorando o período de paz e tranqüilidade que vivemos (em comparação aos confrontos internos inclusive dos nossos vizinhos), querem remexer o passado, transformar o presente e influir no futuro para que a sociedade brasileira acabe se dividindo e gerando conflitos que não se pode imaginar em que nível de consequencias chegaremos. O decreto assinado quase às escondidas pelo presidente Lula, pouco antes do Natal, com a fachada de defesa de direitos humanos, mas na verdade com uma amplitude absurda, pode ser o pavio aceso de uma série de sérios problemas que teremos daqui para a frente,. E criados sem qualquer necessidade, apenas para atender interesses ideológicos de alguns grupos. O decreto permite que se remexa na lei da anistia, remoendo um passado que deveria ser usado apenas como lição para o futuro. Já encontrou forte resistência nos meios militares, porque quer penas para os torturadores da ditadura mas só benesses para quem participou da guerrilha. Ele influi também diretamente na liberdade de imprensa, a partir da criação de conselhos que vão fiscalizar as comunicações. Ele confronta proprietários rurais e trabalhadores sem terra, mudando a legislação e praticamente autorizando que as propriedades sejam tomadas pelos chamados “movimentos populares”, sem a intervenção da Justiça.
E tem coisa ainda pior. O que vem por aí, graças a esses ideólogos da desgraça e do conflito, serão tempos duros. O absurdo é que isso surge num movimento em que o país cresce, suas instituições são sólidas e há um clima de paz no Brasil. Ou seja, essa gente quer a dissidência, a cizânia, o conflito. Onde isso nos levará? Só o futuro próximo vai dizer.
CENSURA E BAGUNÇA
Ainda sobre o mesmo tema. Agora é quente: vai começar a censura à imprensa. Decreto presidencial que vai fiscalizar o noticiário, pode acabar com o livre pensamento. Autorizou também, tudo em nome dos direitos humanos, uma clara falácia, que as invasões do MST se tornem legais. Só depois de negociar é que o proprietário da área invadida, ele poderá recorrer à Justiça. E outras arbitrariedades.
EFEITO CHÁVEZ
O programa avança de forma escancarada sobre as mais básicas liberdades individuais, incluindo a propriedade privada. O governo está sugerindo quase trinta novas leis, assim como a criação de mais de dez mil novas instâncias burocráticas . O efeito Chavez que está destruindo a Venezuela pode ameaçar o Brasil.
ZERO EXPLICAÇÃO
Na cor local, o assunto ainda é o apagão da última sexta-feira. Quatro dias se passaram e nem uma informação concreta, objetiva, segura foi dada ao público sobre o que aconteceu. Pior ainda: nada se sabe se o problema não pode voltar a acontecer a qualquer momento. Estamos apenas nas mãos de Deus.
SUSTO
Domingo de manhã, moradores dos bairros São João Bosco, Olaria, Santo Antonio e outros próximos ao centro de Porto Velho trouxe novo susto à população. Faltou energia de novo, de manhã cedo. Todos ficaram com medo de novo apagão. Não era. O problema foi resolvido em pouco tempo.
UNS SIM, OUTROS NÃO
Não são só os pré-candidatos de todos os partidos que já estão em campanha política há tempo. Agora, os comandos partidários também agem. Os petistas não aceitam que pré-candidatos de outras ideologias façam campanha agora. Os petistas podem...
BOM TRABALHO
Tem que se elogiar o trabalho da polícia rondoniense, que elucidou o caso da violenta morte do advogado Valter Nunes de Almeida, ex-presidente da OAB de Cacoal. Tudo não passou da velha história do amante e da mulher, agora viúva. Na época do crime, em março de 2007, foram levantadas várias hipóteses. Se chegou à mais simples: foi de dentro de casa que o crime foi encomendado.
ULTIMATO
Há vários meses a Prefeitura da Capital entregou aos ambulantes um Shopping Popular, bem localizado, com estrutura. Adiantou? Para muitos camelôs nada disso serviu. Eles preferem continuar invadindo ruas e calçadas, vender produtos ilegais e piratas. Agora, essa turma recebeu um ultimato: só serão permitidos os que trabalharem no novo shopping.
MEDIDAS DURAS
É importante que a Prefeitura tome mesmo medidas duras contra quem trabalha ilegalmente, por vezes até fechando parte da frente das lojas legalmente instaladas e que já pagam pesados impostos. E que combata com toda a força a ilegalidade dos produtos piratas. Não há mais espaço para tanta falta de organização no centro de uma cidade grande como Porto Velho.
AVANÇOS
Por falar em Prefeitura, por uma questão de Justiça deve-se destacar que várias obras realizadas em alguns pontos da cidade, contra os alagamentos do passado, fizeram efeito. Nas áreas mais baixas e em função das intensas chuvas, o problema continua. Mas já houve avanços.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M