Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 03h56
UMA PESQUISA SURPREENDENTE E UM
MAL QUE PODE SER CURADO PELO VOTO
Dias atrás, uma pesquisa nacional promovida por um organismo da ONU mostrou que uma significativa fatia de brasileiros acha que só uma mudança muito importante, envolvendo as questões morais, pode melhorar o país. O raciocínio vindo das ruas não está errado. É a falta de respeito, de preceitos de solidariedade, humanidade e amizade, por exemplo, que torna-se a base de tantos atos diários que apavoram a sociedade brasileira. Estão na falta desses preceitos a violência sem fim, protegida por leis feitas por pessoas inidôneas, que as produzem por interesse pessoal; o desrespeito às mínimas normas de convivência – veja-se o trânsito, por exemplo -; a absurda impunidade; a pedofilia que se espalha até dentro das igrejas, sem que seja combatida devidamente; o uso da Bíblia e da religião para faturamento; o desrespeito total dos homens públicos que, eleitos, em muitos casos, tratam o povo com desprezo e só pensam no poder, no dinheiro e na próxima eleição.
O povo não é burro, embora a falta de formação cultural e educacional – também culpa do sistema – faça parecer que ele é, muitas vezes. As pessoas sabem onde está a essência do câncer. Não sabem ainda como curá-lo, embora tenham o remédio. Só pelo voto, enquanto vivermos numa democracia, poderemos combater tudo isso. Usando mal o voto, os princípios morais continuarão tortos, porque elegendo mal, estamos dando carta branca para que muita gente ruim e sem qualquer preceito moral continue mandando em nossos destinos.
TOP SECRET
Nesta sexta, uma importante reunião que ocorrerá em local que só os participantes sabem, poderá definir a chapa encabeçada pelo governador Ivo Cassol para a disputa ao Senado no ano que vem. Sabe-se que um importante deputado estadual e um empresário que aparece muito na TV estarão presentes. Nos próximos dias se saberá mais.
ESTÁ TENTANDO
O PMDB ainda não desistiu de, via Brasília (leia-se o Palácio do Planalto e a cúpula do PT), tirar o deputado federal Eduardo Valverde da disputa pelo governo rondoniense. O PMDB querValverde aliado numa chapa mas como vice de Confúcio Moura. Por enquanto, nada aconteceu de concreto. Mas que as tentativas sem dúvida continuam.
CAMINHO TENEBROSO
Era bom demais prá ser verdade. O caso da transposição dos servidores estaduais para a folha da União começará a percorrer, de novo, um longo e tenebroso caminho. Agora, o governo federal inventou um projeto de lei que terá que passar novamente pela Câmara e pelo Senado, para concretizar a transposição. Os servidores a serem beneficiados já colocaram as barbas de molho.
E A FESTA?
Vai ser um problemão para os membros da bancada federal de Rondônia. Todos, sem exceção, anunciaram que a PEC estava aprovada e que tudo dependia da burocracia. O Ministério do Planejamento acabou com a conversa e exige nova votação no Congresso. Como senadores e deputados federais que faturaram prestígio (e certamente votos) em cima do assunto vão sair dessa?
FOI UM CHOQUE...
Bem que a Ceron tentou cobrar uma dívida de 21 mil reais de um consumidor que, segundo ela, teria fraudado o medidor de consumo para pagar menos. A denúncia da Ceron se baseou apenas em perícia feita por seus funcionários. A Justiça não topou. E disse que em muitos casos os medidores não funcionam por culpa da própria Ceron, que não faz a manutenção correta. Foi um choque, com o perdão do trocadilho...
PERIGO NO AR
Depois do grande incêndio ocorrido num sábado, há poucos dias, no centro de Porto Velho, os bombeiros começaram a repensar sua estrutura de equipamentos. Numa capital onde há mais de uma centenas de prédios altos em construção e outros tantos já ocupados, não há, até agora, nem sequer uma escada que alcance os andares mais altos dos edifícios, em caso de sinistro.
PRIMEIRO PASSO
Pois esta semana o comandante dos bombeiros, coronel Ronaldo Nunes, correu para aliviar um pouco a preocupação da comunidade. Anunciou para junho a chegada da primeira escada Magirus, para Porto Velho. Tomara que não fique só nisso. Do jeito em que a cidade cresce para cima, precisa muito mais para dar segurança à população.
PELAS COSTAS
Só para não perder o hábito e imaginar que a coluna esqueceu da impunidade que comanda o Brasil. No mês de janeiro, completaram-se 10 anos, uma década, do frio, calculado e premeditado assassinato da jovem jornalista Sandra Gomide. Ela foi morta a tiros, pelas costas, por seu ex-namorado Pimenta Neves.
A FAMA AJUDA
Ele foi confessou o crime e chegou a ser condenado a 19 anos de cadeia. Depois teve a pena reduzida para 15 anos. Até agora só cumpriu alguns dias de cadeia. Mesmo condenado duas vezes, o assassino continua vivendo em paz, tranquilamente, esperando uma decisão do STJ que pode demorar anos. A vida de uma mulher jovem não vale nada mesmo nesse país. Já o jornalista famoso está protegido pela lei.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta