Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/04/11


Primeira Mão - 12/04/11 - Gente de Opinião


NÃO SE PODE PREVER A LOUCURA, MAS

HÁ COMO IMPEDIR NOVAS DESGRAÇAS

A tragédia de Realengo, no Rio de Janeiro, jamais poderia ser prevista e evitada. A loucura de um jovem solitário e que não dava sinais de ser violento, não teria como ser detectada. O que se pode, isso sim, é usar a trágica experiência para que chacinas como essas não se repitam. Há coisas que precisam ser mexidas, antes que tudo se torne uma sucessão de fatos terríveis. O monitoramento de pessoas suspeitas de ter algum tipo de distúrbio é muito complicado. Mas podemos começar, por exemplo, por drástica mudança nas leis que regem o controle de armas. Não é brincando de fazer justiça, que combateremos tal crime. A prevenção passa também pela verdade que as escolas são hoje territórios da violência. O presidente da Assembleia, Valter Araújo, já agiu. Quer uma lei estadual que coloque detector de metais nos educandários. Medida difícil de ser implantada, mas mais que necessária. É um passo vital para que se tenha certeza de que ninguém entrará armado, com qualquer tipo de arma, dentro das salas de aula. Afora isso, o ensino diário da amizade, do respeito, do fim do preconceito, da necessidade de paz, tem que começar a ser ministrado desde cedo aos pequenos. O bullyng dentro da sala e fora dela deixa marcas profundas, que podem amanhã se tornar um estopim para matanças como as que ocorreram no Rio.

Está mais que na hora da sociedade brasileira sofrer uma sacudida. Não apenas em comerciais que vendem ilusão, como fazem os governos. Mas na realidade. Professores mais preparados e bem pagos, escolas em boas condições, severas punições a estudantes que não cumprirem as normas escolares, detectores de metais e até revistas em suspeitos, têm que fazer parte do dia a dia das escolas. Nunca vamos conseguir detectar um doido que sai matando. Mas poderemos prevenir muitas novas tragédias. 

LEVA DESAFORO

Na longa entrevista que concedeu a Léo Ladeia e Sérgio Mello, na TV Candelária, no final de semana, o governador Confúcio Moura deixou claro, entre outras coisas, uma diferença fundamental entre o estilo dele e o do ex-governador Ivo Cassol:”ao contrário do Cassol, eu sou do tipo que levo desaforo para casa”, afirmou Confúcio, com bom humor.

MEXE POUCO

Outra informação que ficou óbvia é que o atual governador não é de grandes arroubos quando se trata de ações que pretende realizar. Principalmente em relação à equipe. Confúcio afirmou que haverá apenas pequenas mudanças no seu time e que só sairão os secretários que pediram para sair. Inclusive o da saúde, que vem sendo “rifado” em notas pela imprensa há semanas.

DECISÃO PESSOAL

Alexandre Mueller só deixa a Sesau se quiser. Ele deveria tomar uma decisão pessoal nesta terça-feira, avisando se fica ou não no cargo. Foi o que Confúcio anunciou publicamente na entrevista dos seus 100 dias de governo que concedeu à TV Candelária. E se sair, Confúcio também que não confirmou que o atual adjunto, Batista, será o titular.

EM DESTAQUE

Há pouco mais de 100 dias de governo e já há mais um secretário que tem sido muito elogiado publicamente por Confúcio. O primeiro foi o da segurança, Marcelo Bessa. O outro é o diretor geral do DER, Lúcio Mosquini. Os dois têm se destacado em seus respectivos setores em relação aos demais. Confúcio não poupa elogios públicos a ambos.

OLHA PRÁ CÁ, DILMA!

A presidente Dilma Rousseff não quer saber de aumento no preço da gasolina. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foi quem disse isso. Mas ela precisa vir em Rondônia e conversar com os donos de postos, que de uma hora para outra aumentaram para preços absurdos o litro do combustível. Manda a Dilma aqui, ministro!

ENTREGOU OS PONTOS

Enfim, os religiosos ganharam de novo. No projeto que criminaliza a homofobia, a senadora Marta Suplicy, nova relatora, acrescentou parágrafo para que críticas feitas dentro de templos religiosos contra as relações homossexuais, não sejam consideradas crime. A alteração substancial agrada aos evangélicos e parte da Igreja Católica. Agora, a lei deve passar no Congresso.

PACOTAÇOS

O governo do Estado anuncia um pacotaço de obras, principalmente em estradas, asfaltamento em parceria com as prefeituras e troca de pontes de madeira por de concreto. A Prefeitura da Capital não fica atrás. O prefeito Roberto Sobrinho também anunciou muitas obras, tão logo as chuvas parem. Bom para todo o Estado e bom para Porto Velho.

TROCA DE CADEIRA

Nos próximos dias, haverá troca em uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. O TSE mandou e o TRE terá que cumprir: Marcos Donadon, do PMDB, vai assumir a vaga de David Chiquilito, do PC do B. O presidente da Casa, Valter Araújo, deve ser notificado da decisão ainda esta semana.

O PT SE DEFINE

Na área política, nos próximos dias o PT começa grande mobilização para definir nomes na disputa pela Prefeitura da Capital. Com voto, a preferência hoje está com duas mulheres: a deputada Epifânia Barbosa e a ex-senadora Fátima Cleide. Mas podem surgir surpresas de última hora.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)