Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 05h56
WILBER, A VITÓRIA DO DEPUTADO
QUE OPTOU POR UM SÓ MANDATO
A indicação do nome do deputado Wilber Coimbra, para novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado não deixou de ser uma surpresa. Político de primeiro mandato, que já anunciado que não concorreria à reeleição, Wilber mostrou grande talento na articulação da busca de apoio dos seus companheiros para que ele conseguisse os 13 votos necessários – no final, recebeu 14 – que o autorizariam a ser o nome indicado pela Assembléia para ocupar a vaga deixado pelo ex-deputado Natanael Silva. Não foi moleza a vitória de Wilber. O grupo do ex-governador Ivo Cassol batalhou até a última hora possível para que a indicação fosse da advogada Jaqueline Cassol. Houve outros nomes lembrados, inclusive um deles vindo de dentro do Partido dos Trabalhadores.
Nesta terça pela manhã, quando todos os acordos de bastidores já haviam sido fechados, Wilber ainda temia que pudesse haver alguma mudança de última hora, aliás, não tão incomuns em situações como essa. Não houve. Eleito, agradeceu a cada um dos deputados que cumpriram o compromisso com ele, prometeu representar bem a Assembléia e saiu para comemorar a vitória. Que é vitalícia, tanto quanto o cargo que ocupará, dentro de pouco tempo.
DAVID
Com a eleição de Wilber Coimbra para o Tribunal de Contas, quem assume sua vaga é o jovem David Chiquilito, filho do inesquecível prefeito de Porto Velho, Chiquilito Erse. Não se sabe ainda quando David tomará posse, porque depende da posse de Wilber, que será agendada pelo comando do TCE.
MARINHA VEM AÍ?
Nova boataria percorre o Estado, principalmente em alguma regiões. Já se ouve falar que o PMDB teria uma carta na manga, caso o PT se mantenha irredutível em relação às suas candidaturas ao Governo e Senado. A carta chama-se Marinha Raupp. O assunto é tema de conversas e rodas políticas dos últimos dias e teria surgido entre o grupo liderado pelo senador Valdir Raupp.
NA MESA COM LULA
O que se pode afirmar com segurança é que, ao menos nesse momento – porque em política tudo pode mudar de uma hora para a outra – é que Eduardo Valverde vai mesmo ao Governo e Fátima ao Senado. A certeza é baseada em quem tomou essa decisão, na mesma mesa, em novembro do ano passado: o presidente Lula, a ex-ministra Dilma Roussef, o prefeito Roberto Sobrinho além de Valverde e Fátima.
PROBLEMÃO INTERNO
Na hipótese do nome de Marinha Raupp voltar à cena como possível candidata ao Governo, o PMDB já teria um problemão interno: convencer Confúcio Moura e seus aliados a abrir mão da postulação ao Palácio Presidente Vargas. O ex-prefeito de Ariquemes está com seu nome posto nas ruas e trabalhando duro há várias semanas. Desafio será tirá-lo do jogo.
COM SERRA
Também por enquanto, o nome do ex-senador Expedito Júnior continua forte em todas as regiões do Estado. Ele quer reforçar sua pré-candidatura, trazendo ao Estado, em breve, o presidenciável José Serra. Falta só agendar a data. No geral, os tucanos andam muito otimistas, pelos lados de Rondônia.
FRENTÃO EM ALTA
A ampla frente política que está se formando em torno dos pré-candidatos do grupo governista teve um grande encontro no final de semana em Colorado do Oeste. Faltou espaço para tanta gente. O governador João Cahulla foi muito aplaudido e o líder político do grupo, Ivo Cassol, também. A aliança está mesmo fortalecida e já teria mais de dez partidos nela.
OTIMISMO
Lideranças de várias cores partidárias estiveram no encontro com as presenças de Cahulla e Cassol. O mesmo tem se repetido em várias outras regiões, onde a dupla que representará a atual administração na eleição de outubro busca cada vez mais espaço. Cahulla anda falando com otimismo. De Cassol, contudo, não é preciso nem falar. Ele sempre deixa claro que conta com a vitória.
PARADA GERAL
Em menos de um mês, começa a Copa do Mundo na África. Pausa para a política. Mas quando a bola parar de rolar, a hora será da volta da campanha, com tudo. Aí vai até a boca da urna em outubro, sem parar.
O VOTO DELAS
Contando que dessa vez o eleitorado feminino poderá optar em escolher mulheres para o parlamento, o PSDC de Edgar do Boi continua ampliando a lista de pré-candidatas em outubro. Até agora, é a sigla que mais apresenta nomes femininos para disputar cadeiras na Assembléia Legislativa.
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta