Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 - 05h08
TUDO PARADO E O SONHO DA ÁGUA, DO
ESGOTO E DOS VIADUTOS PODE SUMIR
O que está havendo com as grandes obras em Porto Velho , todas elas paralisadas? Quando o presidente Lula chegar à Capital, nesta sexta, talvez ele traga as respostas. Parada total nas obras de implantação do serviço de abastecimento de água na cidade. A mesma coisa com a questão da implantação do esgoto. Idem e idem para os serviços dos viadutos sobre a BR 364, vitais para resolver alguns dos mais sérios problemas do nosso trânsito. E a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, como vai ficar? Não é possível que com tantos milhões nos cofres, com os trabalhos já em fase adiantada, com centenas de operários contratados pelas empreiteiras, de uma hora para outra tudo pare. Será que é apenas por interferência do Tribunal de Contas da União, que teria encontrado irregularidades? E será que encontrou problemas em tudo, em cada uma das inúmeras obras que deveria estar a mil e estão paradas? O momento do verão amazônico, sem chuvas, é o propício para que tudo ande rapidamente, já que o tempo firme ajuda. Mas não. A paralisação atinge praticamente todos os grandes serviços de infraestrutura programados para a Capital. Será que tem a ver com alguma coisa relacionada com a campanha eleitoral que está aí?
O presidente Lula tem discursado, até elevando o tom, exigindo celeridade nas obras, principalmente as relacionadas com o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O que se espera é que durante a estada do Chefe da Nação em Porto Velho, por dois dias nesse final de semana, ele mesmo diga o que está havendo, exigindo soluções e caminhos para resolver tudo. Não é possível Porto Velho e sua população perderem a oportunidade de ter água, esgoto e um até trânsito melhor. Está na hora das explicações.
FALTAM 52 DIAS
Olha o calendário. Estamos a exatos 52dias das eleições de outubro. As pesquisas para o governo do Estado continuam sendo feitas e a do Ibope, que tem maior credibilidade, aponta ainda um grande número de indecisos. São eles o alvo principal dos concorrentes ao Palácio Presidente Vargas, nesse período decisivo da campanha.
FICHA LIMPA
O deputado Miguel Sena protestou, se disse perseguido e relatou, em discurso na Assembléia, que o TR E impugnou sua candidatura porque ele não teria votado na última eleição. Além de destacar que não houve problemas com ele em relação à Lei Ficha Limpa, Miguel ainda criticou o tribunal eleitoral. Ele apresentou na tribuna o comprovante de que votou sim, na última eleição. E agora?
PRIORIDADES
No PT, o deputado Ribamar Araújo é um dos que considera que o partido está priorizando apenas algumas candidaturas, como a da ex-secretária de Educação Epifânia Barbosa. Ribamar, que lembra que enfrentou uma batalha para não ser defenestrado na convenção do PT, continua criticando o comando partidário. Ele faz sua campanhapela reeleição, alega, sem apoio algum.
DURO DE ENGOLIR
De ruborizar, de deixar qualquer um furioso, o vergonhoso caso de vereadores que, às custas dos otários contribuintes, viajam pelo Brasil afora, com familiares e mordomias, dizendo que vão fazer cursos. A denúncia da Rede Globo mostrou como agem muitos representantes do povo. Triste e revoltante.
BANANADA
O governo Lula não quer mesmo saber do novo Código Florestal aprovado no Congresso. A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, ignorou solenemente a nova lei, avisando que seu ministério apresentará outra proposta. Deu uma banana – para não dizer coisa pior – ao decidido pela maioria dos parlamentares brasileiros.
AINDA DISTANTE
Ainda está longe do ideal, mas já se pode pensar em comemorar. O volume de desmatamento na Amazônia, em um ano, caiu quase 50%. Mesmo assim, estamos muito longe do ideal. Entre julho de 2009 e junho de 2008, a floresta perdeu 1.808 quilômetros quadrados. Desmatamento zero é ainda um sonho mais que distante.
FUMACÊ
Parece que as campanhas feitas, a fiscalização, a conscientização, nada adiantou. As queimadas na região de Porto Velho, que diminuíram muito no ano passado, voltaram a mil neste ano. De manhã cedo, a Capital está envolvida num verdadeiro “fumacê”. O fogo continua sendo utilizado ilegalmente nas áreas rurais, mas também na cidade, onde queimar lixo virou uma febre entre muitos moradores.
IRRESPONSABILIDADE
Tem gente que não levou a sério os avisos da Delegacia Fluvial de que é um grande perigo navegar no rio Madeira, que está muito baixo. Na semana passada, um barco lotado de passageiros e cargas encalhou, quando ia de Porto Velho a Manaus. E ainda há barcos navegando à noite, mesmo com a proibição. Há quem não dê bola para os inúmeros alertas que vêm sendo dados.
APOIO DE LUXO
Se não houver mudança de última hora – o que não é comum para um governante – o presidente Lula chega a Porto Velho amanhã, para cumprir compromissos oficiais, mas também para entrar de sola na campanha petista no Estado. O candidato Eduardo Valverde sonha que Lula transfira para ele votos como tem feito com a presidenciável Dilma Rousseff.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta