MACHISMO AINDA É FORTE, MAS AS
MULHERES JÁ ESTÃO CHEGANDO LÁ
Há poucos dias se comemorou os cinco anos da Lei Maria da Penha, um grande avanço em defesa das mulheres brasileiras contra o machismo que ainda impera no Brasil. Estamos longe de se ter a verdadeira Justiça para a população feminina, mas os avanços são claros e demonstram que elasestão dominando vários setores, inclusive no competitivo e complexo mundo empresarial. Há uma longa história de conquistas, todas a duras penas, que começou há cerca de 80 anos, quando elas conquistaram o direito ao voto no país. Mas até 1962, quando surgiu o Estatuto da Mulher Casada, elas eram consideradas praticamente incapazes. Foram à frente com a Lei do Divórcio, em meados dos anos 70 e chegaram a uma vitória definitiva com a Constituição de 1988, quando foi extinto o Pátrio Poder, que dava aos homens o comando e o mando de tudo, da porta para dentro e da porta para fora. As mulheres estudam mais (onze anos em média, contra dez dos homens) e hoje já são mais de 7 milhões e 700 mil delas que estão à frente dos negócios no país. Estes índices colocaram o país na sétima posição do ranking mundial de empreendedoras, composto por 42 países. Pela primeira vez no Brasil, mais de 52% dos novos negócios já consolidados, estão sob controle de mãos femininas.
Rondônia não fica fora deste avanço. Há pouco tempo atrás, uma pequena empresário do Estado, Patrícia Paz Silva, de Vilhena, recebeu o maior prêmio de empreendedorismo do Sebrae nacional, com sua empresa de incineração de materiais hospitalares. Ela é apenas um exemplo do quanto as mulheres participam do crescimento da Nação. Claro que ainda há o machismo, os salários menores, os homens agressivos que não aceitam os avanços delas. Mas as conquistas são imensas. Temos até uma mulher comandando o país. Elas estão tomando conta. Quem sabe não consertam esse Brasil que, nas mãos dos homens, têm entortado mais que endireitado...
CADA VEZ PIOR
O rolo que o presidente da Câmara de Ji-Paraná arrumou, anunciando que a ponte construída sobre o rio Machado teria problemas na estrutura, poderia ter sido resolvido com humildade e bom senso. Faltaram ambos. O vereador Nilton Cézar, ao invés de se penitenciar pelo anúncio equivocado que assustou a população, continua agindo como se tudo o que falou antes fosse verdade. Lamentável.
COLETE
O prefeito Roberto Sobrinho anda, nos últimos dias, com um colete especial, para proteção da coluna vertebral. Foram vários dias de sofrimentos e muitas dores, até que ele decidisse seguir a orientação médica médico para proteger sua coluna, que está com problemas. Mesmo em tratamento de saúde, contudo, ele não diminuiu o ritmo de trabalho.
CABEÇADA
Outro político que sofreu um acidente essa semana foi o deputado Ribamar Araújo, do PT. Ele levou sete pontos próximo ao olho esquerdo, quando o cavalo que cavalgava levantou a cabeça e bateu na de Ribamar, que se abaixara para evitar um galho de árvore. Não foi nada grave, mas um susto para o parlamentar petista.
SÓ DOIS
Por falar em Ribamar, ele emitiu nota apoiando as medidas saneadoras da Presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção. Foi o segundo político do Estado a tratar publicamente do assunto, pedindo à população apoio à Presidente e a “limpeza”. O outro foi o senador Acir Gurgacz. Onde está o restante da classe política rondoniense que não fala sobre o assunto?
LEI SECA
Acabou a farra nos postos de gasolina. O prefeito da Capital sancionou a lei, de autoria do vereador Elizeu da Silva, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas nestes locais. Elizeu, que já foi dono de restaurante, hoje é evangélico e não quer que os jovens bebam e saiam a mil em seus carros, arriscando suas vidas e as dos outros. O vereador viu a Luz e os jovens não verão mais a bebida.
FORA DO AR
O apagão no Detran está deixando não só os motoristas, donos de veículos e de despachantes em desespero. Os servidores do órgão também estão sem saber o que fazer. Há 20 dias o sistema Renavan não funciona e, embora as constantes promessas, não se sabe quando a situação será resolvida. É daqueles rolos dos grandes, que ainda vai dar muita incomodação.
GUERRA AO MP
Mais uma de Roberto Jeferson, o cara do mensalão e presidente nacional do PTB que vai, certamente, lhe custar mais dores de cabeça. Veja só o que ele disse, em entrevista à revista Isto É, sobre o Ministério Público: “Tenho aversão ao Ministério Público. São uns burocratas que se acham mais do que os outros. É a turma do decoreba que quer botar o dedo no nariz do povo do Brasil”.
“CASA DE FASCISTAS”
Mais foi mais longe, o Jeferson: “Há um sentimento hoje no MP de denunciar qualquer notícia, de destruir reputações. Todo promotor quer pendurar a cabeça de um político na sua coleção de troféus. Ajudei muito a construir esse modelo de Ministério Público que está aí, e me arrependo profundamente. Fizemos uma casa de fascistas”.
PERGUNTINHA
Depois da Casa Civil, do Ministério dos Transportes e do Dnit; do Ministério da Agricultura e da Conab; do Ministério do Turismo, que novo escândalo está prestes a estourar em Brasília?
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)