Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/11/10


Primeira Mão - 12/11/10 - Gente de Opinião

PRESSÕES FAZEM GOVERNO TIRAR 285

MILHÕES DE REAIS DAS OBRAS DA BR 319

 

O discurso é um, a realidade outra, bem diferente. Enquanto continua anunciando que a conclusão da BR 319 – Porto Velho-Manaus – ainda é prioridade entre as obras do PAC, o governo federal deu uma rasteira no orçamento da obra. Retirou dela nada menos do que 285 milhões de reais, cerca de 40% do total do seu custo. A alegação é esdrúxula. O enorme volume de dinheiro foi transferido para outras áreas porque o Ibama, que é do próprio governo, ainda não concedeu a licença ambiental para tocar o restante da rodovia. Por trás de tudo isso, sabe-se bem o que está acontecendo. As pressões internacionais, vindas principalmente das ONGs milionárias que representam interesses estrangeiros na Amazônia, somadas aos ecochatos e doidões que querem que a Amazônia volte à idade da pedra, têm grande poder de decisão dentro do poder central no Brasil. É essa gente toda que consegue paralisar obras, determinar mudanças de políticas nacionais e impedir o desenvolvimento de uma das regiões mais nobres do país.

É bom que as lideranças políticas e da área econômica da região norte – especialmente de Rondônia e do Amazonas – não se deixem iludir por discursos distantes da prática. Se não houver cobrança forte, se não houver união de esforços e das classes produtora e política, a tão decantada BR 319 não sairá do papel. A hora de exigir recursos financeiros para a rodovia dentro do orçamento de 2011 é agora. Se não houve pressão daqui, ganhará a pressão de lá. E, daí, bye bye ligação por terra para Manaus. Vamos continuar viajando uma semana de barco ou indo de avião. E os que querem nosso atraso continuarão mandando. E ganhando.  

 

SEMANA QUENTE

A próxima semana vai movimentar muito o mundo político de Rondônia. O governador eleito Confúcio Moura retorna ao Estado na segunda, dia 15, depois de um rápido périplo por outras regiões brasileiras. E na terça, se não houver mudança de agenda, encontra-se com o atual governador João Cahulla. A transição já anda célere.

LEOA

Dois dos nomes que compõem a equipe de transição de Confúcio tiveram papel destacado na campanha. O administrador Assis de Oliveira foi o comandante geral dela. Cida Moura, irmã de Confúcio, foi uma leoa na defesa dos interesses do seu irmão-candidato. Os dois entram com grande poder no próximo governo.

PDT NO PODER

Como se esperava, o PDT de Acir Gurgacz terá importante participação no governo Confúcio Moura. O partido já tem indicação de vários nomes e quer comandar pelo menos algumas das secretarias consideradas linha de frente. Acir Gurgacz vai ter voz ativa na nova administração estadual. Menor talvez, só que a do próprio Confúcio e do casal Valdir e Marinha Raupp.

ABSOLVIDO

Usado pelos adversários políticos do então governador e hoje senador Ivo Cassol, a prisão do filho dele, Ivo Júnior, numa operação que envolvia compra de carros importados, foi um dos fatos que mais abalou Cassol durante sua gestão. Agora, a Justiça Federal absolveu totalmente o jovem de qualquer culpa. Logicamente o mal já foi causado. A Justiça feita agora certamente terá uma repercussão muito menor.

NÃO É FÁCIL

Não será moleza convencer o deputado petista Ribamar Araújo, reeleito, a seguir as orientações do seu partido na Assembléia. Ribamar afirma que trabalhou sozinho, sem apoio do PT e que seguirá o mesmo caminho de independência que teve até agora. Seu apoio para um lado ou outro dependerá de conversa e dos interesses maiores da comunidade. E o parlamentar não é fácil de convencer.

LÁ NA FRENTE...

Já Epifânia Barbosa e José Hermínio Coelho devem rezar pela mesma cartilha, na Assembléia Legislativa, pelo menos na fase inicial dos trabalhos. É que os dois sonham em disputar a Prefeitura da Capital. Mais para a frente, será cada um por si e Deus por todos.

ROENDO AS UNHAS

Outro petista, Cláudio Carvalho, rói as unhas à espera de um acordo do seu partido e de algum outro da coligação que elegeu o governador Confúcio Moura . Se Confúcio convocar algum dos deputados para seu secretariado, Carvalho entra. É o primeiro suplente e ficou fora por menos de uma centena de votos.

REINA A PAZ

Dias 3, 4 e 5 de dezembro, festa da Liga dos Camponeses Pobres e Codevise, que ganharam do governo a área da antiga Fazenda Santa Elina, onde ocorreu há 15 anos o tal massacre de Corumbiara. Dessa vez, tudo dentro da lei. Normalmente, a LCP resolveria o caso à bala, mas agora tudo está sendo feita em paz, com mais de 250 trabalhadores rurais sem terra beneficiados.

CONTRASTE

Os números só crescem. O ano pode terminar com a incrível e lamentável marca de 130 assassinatos em Porto Velho, quase 30% a mais que o ano passado. No trânsito, já foram 95 vítimas fatais. A capital rondoniense cresce mas, ao mesmo tempo, traz estatísticas assustadoras da violência.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra

 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)