Domingo, 13 de fevereiro de 2011 - 08h29
COLOCAR MAIS 20 MIL CRIANÇAS NA
ESCOLA É UM AVANÇO NA EDUCAÇÃO
Há notícias que preocupam, causas que nunca se resolvem, problemas que afligem todos os cidadãos. Mas há também avanços, há conquistas, algumas pequenas, outras maiores, mas todas se contrapondo às dificuldades e ao noticiário geralmente sobre coisas ruins, no nosso dia a dia. Lá num cantinho, escondida entre brigas de políticos, risco de enchente, perigo de doenças, sangue no noticiário policial e muita violência, contudo, há uma informação que dá mais esperança. Pelo menos para o futuro. Ela informa que a Prefeitura de Porto Velho, em menos de seis anos, aumentou de 30 mil para 50 mil o número de crianças em idade escolar freqüentando a sala de aula. E que, nos últimos cinco anos, construiu 30 novas escolas, 20 com recursos de parceria com a União e outras 10 como compensações da sobras das hidrelétricas do Madeira. Mais ainda: até o fim do mês que vem, outras seis serão inauguradas na Capital e distritos.
Há no Brasil uma grande distância entre o discurso e a realidade. Todos os políticos, com frases ensaiadas, dizem que a educação é sempre prioridade. Quase nunca o é, na verdade, sabe-se muito bem. Mas em Porto Velho parece que as coisas estão realmente avançando. Falta muito, é claro, principalmente em termos de valorização dos professores e qualidade do ensino. Mas já é um alento. Fazer da formação das crianças a prioridade real e não apenas nos palanques, é a única forma concreta de acabar com tantas desigualdades e com o abismo social que caracteriza nosso país. Só pela educação haverá igualdade e justiça para todos. Fora dela, continuaremos andando para trás, como caranguejo e vivendo num Brasil estratificado e separado por castas.
EMPRESÁRIO NA ÁREA
Empresários que se destacam na Capital andam sendo lembrados como nomes viáveis para a disputa da Prefeitura da Capital. Um deles é Robson Dorner. O jovem comandante da Dydyo Refrigerantes teria avais importantes. Entre eles, o do ex-vice-governador Orestes Muniz, um dos nomes mais respeitados em Rondônia.
ANO E MEIO
A partir de agora, a lista de possíveis candidatos à Prefeitura de Porto Velho só vai engrossar. Há gente que sai com chances maiores, mas há também nomes ainda pouco lembrados mas que, mais tarde, podem aparecer com força. O próximo ano e meio terá as sucessões municipais como um dos principais temas políticos.
PESOS PESADOS
Aliás, o assunto da sucessão municipal estava presente em algumas mesas durante encontro de pesos-pesados da economia de Rondônia, nesta semana que encerra. Lideranças empresariais e líderes de empresas se reuniram para um café da manhã na Fiero, sob o comando do presidente Denis Baú. A política também estava na mesa.
NOME FORTE
Cresce no PT o nome do petista Edson Silveira, agora também participante do governo Confúcio, na área da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Nome respeitado na sigla e reconhecido como bom negociador político, Edson já foi secretário de obras de Roberto Sobrinho e, ouve-se, é quadro forte dentro da sigla petista.
ESTÃO JUNTOS
Valdir e Marinha Raupp – os dois somando praticamente a metade de todos os votos válidos em Rondônia – fizeram questão de pedir que os partidos aliados ao governo Confúcio Moura se mantenham unidos. A dupla elogiou Confúcio e diminui a tensão que, ao menos na mídia, falava em afastamento. Continuam todos próximos.
DEDICADO À REGIÃO
Iniciando seu mandato com a polêmica que o envolveu no caso da disputa pela Mesa Diretora da Assembleia, o neo deputado Jaques Testoni se mostra tranqüilo e seguro. E garante: fará um mandato de quatro direcionado integralmente à região que representa. Vem cheio de idéias e muitos planos de trabalho. Está bastante otimista em relação às suas ações na ALE-RO.
UNANIMIDADE
Ainda na Assembleia Legislativa: assume a coordenação geral da comunicação o talentoso e experiente Waldir Costa, um dos jornalistas mais respeitados do Estado e praticamente uma unanimidade da categoria. O presidente Valter Araújo optou pelo nome dele como sua escolha pessoal. E anunciou que o departamento terá investimentos e melhores condições de trabalho. E mais: a TV Assembleia vem aí...
PEGADINHA?
Ah, nada como um dia depois do outro! Quem viu e ouviu o ex-presidente Lula criticando as centrais sindicais e as chamando de oportunistas, por causa da exigência de um salário mínimo maior do que os 545 propostos pelo governo Dilma Rousseff, achou que acompanhava uma montagem ou algum tipo de pegadinha. Será o mesmo Lula dos tempos de oposição?
CAVALARIA
Enquanto os apagões se sucedem país afora, a cavalaria está chegando. Dentro de pouco mais de um ano, começa a geração de energia das hidrelétricas do rio Madeira. Falta ainda Belo Monte, que não sai do papel por causa das ONGs. O país precisa de energia e não do atraso a que os representantes estrangeiros querem nos relegar.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa