AS MORTES DE MOTOQUEIRO NO TRÂNSITO
CRESCERAM 16 VEZES EM APENAS UMA DÉCADA
Os últimos números são assustadores. O número de mortes no trânsito, em São Paulo – e isso deve se repetir em outras capitais brasileiras – já é superior aos das vítimas anais por assassinato. Preocupa ainda mais que, do total de pessoas que perderam a vida em acidentes, num universo de 100 mil habitantes, 3,6 tenham perecido em acidentes de moto. O índice é de 16 vezes maior do que era há uma década. Em Rondônia, a situação caminha também para não ser diferente. Houve cerca de 100 homicídios no ano passado, na Capital, e exatas 101 vítimas em acidentes de trânsito, embora neste último número estejam computados todas as mortes no Estado. No caso dos motoqueiros, a grande maioria tinha entre 18 e 27 anos, tanto em relação aos homicídios como das vítimas fatais em acidentes.
O Pronto Socorro João Paulo II tem também números que impressionam. De cada 100 pacientes internados com ferimentos graves, vítimas de acidentes, 90 são motociclistas e/ou seus caroneiros. O número de motos multiplicou-se de forma incrível nas cidades. Não houve preparação alguma para recebê-las e muito menos orientações especiais para quem as pilota. Os resultados estão aí. Não é só a violência do crime que está matando nossos jovens. Nas ruas, neste trânsito maluco e irresponsável, também estamos perdendo parte de nossa juventude.
FALOU GROSSO
O deputado Tiziu Jidalias não gostou nada de comentários maldosos que cobravam sua presença na Assembléia. Nesta semana, o parlamentar foi à trbuna para prestar contas do que fez em viagens a serviço da ALE e das iniciativas que teve em defesa dos interesses da população rondoniense. Falou grosso contra seus críticos.
SEGUNDO NOME
Tiziu, aliás, é nome de primeira hora para alçar vôos mais altos na política rondoniense. Ao que tudo indica, ele não concorre à reeleição mas está de olho no Congresso. Por enquanto, é ainda um dos nomes mais citados como parceiro do governador Ivo Cassol na disputa pelas duas vagas ao Senado. O martelo será batido nos próximos dias.
GREVE ANUAL
O Sintero cumpriu a ameaça e começou sua greve anual. Não aceitou a proposta do governo de aumento de 4,5% e mais 200 reais para os professores. Vai prejudicar o ano letivo, deixar milhares de crianças sem aula e, tão logo a campanha política termine, o conhecido sindicato recolhe os flaps. Um sindicato com cunho ideológico-partidário não poderia agir diferente.
JÁ CHEGARAM
E as quadrilhas superorganizadas já chegaram a Porto Velho. Nessa semana, ocorreu um dos maiores roubos da história de Rondônia, num depósito de uma grande loja. Foram levados caminhões, motos, Tvs de todos os tamanhos e muitas outras mercadorias. Alguns dos bandidos foram presos mas outros fugiram. E só parte do produto do roubo foi recuperado. A coisa está ficando feia, em termos de (in)segurança...
MÃO SANTA
Amigo pessoal do governador Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior, o senador Mão Santa, do Piauí esteve em Porto Velho. Participou de mais uma campanha de filiação do PSDB, promovido por Expedito e seu grupo. Comenta-se nos bastidores que Mão Santa teria dado alguns pitacos sobre a importância da união dos governistas de Rondônia para 2010.
MUITO MENOS
Até ontem, cerca de 20 mil pneus já foram recolhidos pela Ação Ambiental de Combate ao Mosquito da Dengue, que visa contribuir para a eliminação de criadouros do Aedes Aegypit e dar destinação aos materiais, antes abandonados poluindo a natureza. O trabalho termina hoje. A previsão inicial era tirar das ruas mais de 200 mil pneus velhos. Os números vão ficar muito abaixo disso.
EPIDEMIA
A campanha contra o mosquito da dengue tem que ser mais rígida, mais ampla e com maior envolvimento da comunidade. Os mais de quatro mil novos casos foram registrados por exemplo em janeiro deste ano, contra apenas 34 casos no mesmo período de 2009. Ou seja, é mais que surto: é epidemia.
REAÇÃO TARDIA?
Os tucanos estão planejando para o próximo dia 22, uma segunda-feira, o lançamento oficial da pré-candidatura de José Serra à Presidência. Poderá ser uma reação tardia à campanha da ministra Dilma Roussef, que já está nas ruas há meses. Há que diga que nas próximas pesquisas, a candidata do PT já estará na frente de Serra nas intenções de votos. Esperemos para ver!
EPIFÂNIA
Campeã de votos para a Câmara Municipal, Epifânia Barbosa reassume sua cadeira na Câmara Municipal no final do mês. Deve também ser a nova líder do Prefeito de abril em diantes, enquanto trabalha por sua candidatura à Assembléia. Epifânia é nome quente para ocupar uma das cadeiras na ALE nas eleições deste ano.
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)