Quarta-feira, 13 de abril de 2011 - 06h21
EXPOVEL 2001 MARCADA PARA JUNHO
E SOB O COMANDO DE JOÃO DO VALLE
Depois de idas e vindas, informações e contra informações, criação de um grupo de trabalho que não funcionou e muita conversa de bastidores, o martelo está batido: a Expovel 2001 sai mesmo. No Parque de Exposições e sob o comando do empresário e pecuarista João do Vale Neto, que está à frente da feira – e com sucesso - há vários anos. Na noite desta quarta-feira, acontecerá, no Buffet do Braz, o lançamento oficial da edição deste ano da exposição agropecuária da Capital, que se transformou numa das mais importantes da região norte. No novo governo, havia sim decisão de mudar tudo. Não só a estrutura do parque como também a de comando. O governador Confúcio Moura chegou a autorizar a criação de uma comissão especial para tratar do assunto. O problema foi que ela não andou, não saiu do papel. Como o tempo começava a pressionar – afinal, a Expovel 2001 está marcada para o período de 4 a 12 de junho – nova decisão foi tomada: fica tudo como está, até porque deu muito certo nos últimos anos. E o comando não poderia ser de outro que não João do Vale. Ele mesmo, que junto com Ayres do Amaral, transformou a Expovel no que ela é. Ayres não estará na equipe de comando em 2011, mas a maior parte dela vai coordenar a feira.
Tudo será como foi nos últimos anos. Pelo menos três grandes shows com cantores sertanejos que são sucesso no Brasil e, mais que tudo, o Rodeio Nacional Profissional, a grande atração da feira. Empresas de todo o Estado estarão também participando como expositoras. E o Governo do Estado vai sim ter sua participação importante. Mudaram muitas coisas no poder, mas a decisão de manter a Expovel do jeito que estava, para buscar o sucesso que sempre teve, foi de bom senso. E positivo para o Estado.
PEIA & PEIA
Os 100 dias do governo Confúcio mereceram duras críticas do ex, Ivo Cassol, no Senado. Não se poderia esperar outra coisa. Os dois grupos políticos vão se digladiar mesmo em todas as eleições, daqui para a frente. Primeiro, já em 2012, nas disputas municipais. Depois, em 2014, pelo governo. Vai ser peia em cima de peia. Dos dois lados.
DEFESA E ATAQUE
Nos sites, leitores mandam recados – com os horrorosos erros de português – uns defendendo Confúcio, outros defendendo Cassol. O ex-governador é atacado por todos que se dizem funcionários públicos. Confúcio tem seus defensores e é atacado pelos cassolistas. Servidor público, que tem tempo, durante o expediente para escrever aos sites, bate duro em Cassol e ainda tem esperança em Confúcio.
TERNO PRONTO
Marcos Donadon já mandou fazer o novo terno para a posse na Assembleia. Toma a vaga de David Chiquilito e traz mais um peemedebistapara o legislativo estadual. Não se sabe ainda se ele ficará ao lado do governo, que é do seu partido, ou se aliará aos opositores, que já são grande maioria na ALE. Esperemos para ver.
EM CAMPANHA
David Chiquilito deixa o posto, outra vez por causa da lei eleitoral e não perde tempo: começa sua caminhada para ser indicado candidato à Prefeitura de Porto Velho. Seu sonho é ter aliados fortes e receber o aval do governador Confúcio Moura, de quem tem estado próximo. A pré-campanha de David já começa 19 meses antes do pleito do ano que vem.
ALÔ, SÃO PEDRO!
Chuvas torrenciais, muito mais intensas do esperado até para esta época do ano, já estão deixando os ribeirinhos de cabelo em pé. Muitos, que vivem de suas pequenas plantações até para sobreviver, já perdendo quase tudo. O rio Madeira está subindo mais que o previsto. Pode haver uma grande cheia, a maior dos últimos anos. São Pedro que nos proteja!
TERRA SEM DONO
Fosse num país sério, onde a lei impera e todos são obrigados a respeitá-la, reportagem mostrada pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record, poderia derrubar secretário de segurança e até governador. Mas as autoridades paulistas fazem vistas grossas ao tráfico de crack, consumido em pleno dia no centro da capital paulista e, é claro, nada acontece. É o cúmulo do descaso e da falta de comando.
PRENDE E SOLTA
De vez em quando, a polícia cria coragem e prende um ou outro traficante no centro de São Paulo. Parece que quer só complicar o Judiciário, que em menos de dois dias manda libertar os bandidos. Eles voltam às ruas e continuam vivendo da desgraça alheia. O crack já domina grandes áreas da Capital paulista. E o combate, só no discurso e na conversa prá boi dormir.
SÓ OS CACIQUES
A nova lei eleitoral continua em discussão no Congresso. Os donos dos partidos querem impor várias inovações, todas para beneficiá-los, como a tal lista fechada. É claro que tal medida só atenderia os interesses dos figurões da política e fecharia as portas para a renovação tão necessária. Mas que é que disse que os caciques estão preocupados com alguma coisa que não seja os próprios bolsos?
PERGUNTINHA
Com tudo isso que estamos vendo, do fundo do coração, alguém aí acha que esse país ainda tem cura?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa