Sábado, 13 de novembro de 2010 - 05h35
VALDIR E MARINHA RAUPP COMEMORAM
O PODER POR AQUI E EM NÍVEL NACIONAL
Este é um ano ímpar, histórico e inesquecível para o casal Valdir e Marinha Raupp. Ele se elegeu senador com mais de meio milhão de votos. Ela foi a deputada federal mais votada de Rondônia, indo para seu quinto mandato com mais de 100 mil sufrágios. Foi a terceira maior votação, proporcionalmente ao eleitorado, de todo o país. Os dois também foram fundamentais não só na escolha do candidato do seu partido ao governo, como ajudaram de forma decisiva a eleição de Confúcio Moura. Ele está a um passo de assumir o comando nacional do seu partido. Ela foi citada, em coluna política das mais respeitadas do país, do jornal O Globo, como um nome que pode estar à frente de um ministério no governo de Dilma Rousseff. Segundo a notícia, Marinha poderia comandar ou o Ministério das Cidades ou o da Integração Nacional.
Valdir Raupp, que já foi governador do Estado, já cumpriu oito anos no Senado e agora terá novo mandato, complentando 16 anos. Poderoso, não só se reelegeu como conseguiu visibilidade nacional. Se dependesse o vice-presidente eleito, Michel Temer, Raupp assumiria o comando nacional do PMDB. Marinha não fica atrás. Só alguns dos grandes nomes da política brasileira conseguem chegar ao quinto mandato consecutivo e tendo, em cada um deles, cada vez mais votos. Os dois estão com tudo. E ainda terão participação importante no novo governo do Estado. Vão estar bem na foto tanto por aqui quanto no panorama nacional. O que mais iria querer o casal Raupp deste incrível (para eles) ano de 2010?
A LUTA CONTINUA
Nos bastidores, a disputa política não terminou com o fechamento das urnas em 31 de outubro. Os dois grupos mais fortes – o liderado por Cassol, derrotado dessa vez – e o vencedor, à frente Confúcio Moura, continuam a batalha. Não só pelo comando da Assembléia, mas também em relação ao orçamento de 2011 e até a possível indicação de um novo conselheiro para o Tribunal de Contas.
NOVAS BATALHAS
Já houve um primeiro confronto, na ALE, para a escolha do relator do orçamento de 2011. A turma do atual governo queria o deputado Luiz Cláudio na função. O grupo “confunciano” conseguiu eleger Jesualdo Pires. Agora a nova batalha pode ser pela indicação de um novo conselheiro do TCE-RO.
GRUPOS FORMADOS
Os grupos estão sendo formados na Assembléia, na disputa pela Presidência. Jesualdo Pires sai com grandes chances. Adelino Folador também está bem na foto. Valter Araújo, representante do atual governo, está na batalha. Mas não se pode esquecer Neodi Carlos, que fez uma excelente administração e tem apoios entre muitos parlamentares. A corrida nos bastidores continua.
VOTO SIMBÓLICO
Há que se considerar, contudo, que as muitas conversas em andamento ainda estão longe de decidir as coisas. É que a definição não depende apenas dos 10 parlamentares reeleitos, já com grupos formados. Dependerá muito, a escolha final, dos novos 14 deputados. E do voto – simbólico mas vital – do governador eleito Confúcio Moura.
ÚLTIMO SUSPIRO
O deputado Eduardo Valverde, do PT, comandou esta semana uma das últimas reuniões da atual bancada federal. Nas emendas de bancada, em 2010 os representantes de Rondônia conseguiram investimentos federais de mais de 400 milhões. Querem 600 milhões para 2011. Conseguirão?
MUDANÇAS
Mudanças na Câmara de Vereadores da Capital. Saem Epifânia Barbosa, José Hermínio, Zequinha Araújo e Jean Oliveira, todos eleitos deputados estaduais. E em fevereiro assumem José Wildes, Sid Orleans, Marinho Mello e Edmilson da Dimples. Também deverá ser muito disputada a eleição para a presidência da Casa. O PT tem grandes chances de ter o comandante geral de novo.
HELP AOS POBRES
Em cinco anos, saltou de cinco mil para 23 mil o número de beneficiários do programa Bolsa Família em Porto Velho. Foi uma grande conquista social do governo Roberto Sobrinho, que apoiado num programa nacional antimiséria, está tirando muita gente da degradação que a fome causa. Tem gente que torce o nariz para o programa, mas ele é vital para milhões de brasileiros pobres e muito pobres.
MAIS UM
Nomes de pretendentes à Prefeitura da Capital não param de surgir. O jovem médico e atual deputado estadual, Alexandre Brito, que não se reelegeu, também pode estar no rol dos que disputarão daqui a dois anos. Ele já concorreu e comandar sua cidade não saiu dos planos dele.
PAROU TUDO
O Tribunal de Contas da União (TCU), mandou mesmo parar as obras de implantação do sistema de esgoto em Porto Velho. Teriam sido encontradas irregularidades na licitação, erros no projeto e, é claro, sobrepreço. Com isso, paralisa-se um investimento que mais de 613 milhões de reais. Não se sabe agora quando o tão esperado esgoto chegará à Capital.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da Históra
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa