Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 13/12/09



Primeira Mão - 13/12/09 - Gente de Opinião
QUEM NUNCA DEU UMA DE MALANDRO
QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Tema para reflexão: até que pontos o brasileiro comum conseguiu ficar imune ao jeitinho, à corrupção, à malandragem? Quem nunca fura uma fila que levante a mão. Numa oficina mecânica, os mecânicos só mexem mesmo onde precisa e só substituem as peças problemáticas? Há alguém, de são consciência, que fique parado no sinal vermelho, esperando, mesmo que não veja carros em nenhuma direção? Alguém aí já não comprou um quilo de alguma coisa e quando foi pesar foi informado que havia sido enganado em cem gramas ou mais? Quem já não votou em político reconhecidamente corrupto, com passado mais sujo do que pau de galinheiro? Quem não dá um drible na hora de declarar o imposto de renda para pagar muito menos do que deveria? Qual autoridade ou até pseudoautoridade que já não deu um “carteiraço” para ser atendido antes, entrar na frente, entrar sem pagar? Quem já não deu ou pelo menos se viu tentado a dar uma “ajudinha” a policial para escaparmos da multa? As respostas obviamente são simples. E infelizmente demonstram, de uma forma clara, que todos nós achamos que a corrupção é só dos outros, a malandragem é só dos outros e que nós, individualmente, não temos culpa alguma de tudo o que de ruim está acontecendo com nosso país. Que nada temos a ver com a inversão de valores clara; com o desrespeito às leis; com a preocupação que sempre prioriza a nós, como indivíduos, em detrimento dos direitos dos outros.

Sejamos francos: só protestamos mesmo quando a roubalheira é demais. Porque no dia a dia, os pequenos atos ilegais, imorais ou amorais que praticamos parecem nada ter a ver com a corrupção que campeia. Infelizmente, estamos errados.

EPIDEMIA

Até agora, o quadro é assustador. Mais de 15 mil casos de suspeita de dengue, 50 deles do tipo hemorrágico e das motes confirmadas, a de um adulto e de uma criança. Se não forem tomadas medidas imediatas, com a participação dos órgãos de saúde e das comunidades, corremos risco de uma grande epidemia da doença nos próximos meses. 


RECÉM COMEÇOU


O perigo é que, todos os anos, o maior número de casos de dengue é registrado nos meses de fevereiro e março. Ou seja, se agora há estamos com milhares de casos suspeitos – centenas deles já confirmados – dá para se imaginar como estará a crise da dengue no seu período mais complicado. A hora é de unir forças, senão vamos ter um número recorde de mortes em Rondônia. Por causa da doença. 


LIGAÇÃO VITAL

Nesta próxima terça-feira, dia 15, o DNIT realiza audiência pública para debater as questões ambientais que envolvem a futura ponte ligando Guarajá Mirim a Guayara, no lado boliviano. É um passo importante decisivo para o futuro da obra. Tomara que as ONGs não vão lá encher o saco e inventar obstáculos. A ponte é vital para a nossa região. 


ONDE ANDA?


Por falar em ponte, a que ligará as duas margens do rio Madeira, a partir do bairro da Balsa, em Porto Velho, sumiu do noticiário. Já havia projeto, recursos e aprovação ambiental para início das obras. Nos últimos dias, não se ouviu falar mais no assunto. Mesmo depois do TCU ter considerado que não há irregularidades para construí-la. 

PESQUISANDO

Os times dos pré-candidatos ao Governo estão percorrendo o Estado, fazendo suas pesquisas para saber da situação atual de cada um deles. Por enquanto, as que já foram feitas estão dando vantagem bastante grande a Expedito Júnior. Mas são apenas retrato do momento. A real situação começa a se definir mesmo a partir de abril ou maio de 2010.

SUPERLATIVOS

Os números relacionados com a construção da hidrelétrica de Santo Antonio sempre são superlativos. Na festa de final de ano, que reuniu autoridades e convidados, o empresário José Bonifácio, deu alguns deles: nove mil trabalhadores; 13 mil refeições diárias, que serão mais de 20 mil em breve; mais de 50% de todo o material já adquirido em Rondônia e 84% da mão de obra também do Estado. 


ELOGIOS

O vice-governador João Cahulla, que na noite do jantar era o governador interino do Estado, fez questão de destacar a importância da obra para Porto Velho e para o Estado. Cahulla não poupou elogios ao trabalho que vem sendo realizado pelo consórcio que constrói a grande hidrelétrica. 

É HOJE!

Neste domingo, começam as festividades de Natal em Porto Velho. A primeira grande iniciativa será cantata natalina, a partir das sete da noite, defronte a Prefeitura. Vários corais e grupos participarão. A novidade será o coral formado por servidores do próprio municipal. É uma noite especial, que merece o prestígio da presença de grande público. 


OTÁRIOS


Ainda tem gente que cai em golpes velhos e idiotas, como achar que ganhou carro zero pelo celular. Gente que tem só um neurônio e fica com cara de bobo só porque acredita em qualquer bobagem que os golpistas aplicam. Uma mulher perdeu 2 mil reais, essa semana e certamente foi a única que teve coragem de ir à polícia, mesmo tendo que passar por otária. Muitos outros caíram e ficaram quietinhos. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/      

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)