Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/01/10


Primeira Mão - 14/01/10  - Gente de Opinião
É DO PT O MAIOR E MAIS IMPORTANTE
CABO ELEITORAL DO TUCANO JOSÉ SERRA

A foto é daquele que pode se tornar o maior e mais surpreendente cabo eleitoral que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, poderia ter conseguido. Porque ele é petista, da extrema esquerda, ex-guerrilheiro, um burocrata que só chegou ao governo exatamente por ser do PT. E por ter ficado fixado num passado em que sofreu injustiças e perseguições. Agora criou um projeto que, mais que tudo, é um tiro no pé do seu governo, do seu partido e da sua candidata à Presidência, Dilma Roussef. Este é Paulo Vanucci, o secretário dos direitos humanos de Lula e que levou para o poder o espírito de vendetta; da sua ideologia que deveria ter ficado lá pelos anos 70, os chamados anos de chumbo. Pois o Vanucci apresentou ao Presidente da República – que assinou sem ler – uma jóia rara, criada para dar à sociedade brasileira tudo o que ela não queria e muito menos precisava neste momento: motivos fortes para uma cisão nacional. Mexendo na Constituição e ignorando o Congresso – e também a opinião pública – Vanucci arvorou-se de dono da verdade e da grande solução para todos os problemas do país. E trocou os pés pelas mãos, embora tenha tido apoios inacreditáveis, entre os quais da própria Dilma Roussef.

Pois Dilma e o PT, com apoio forte na enorme popularidade de Lula, estavam a caminho de pelo menos chegar ao segundo turno na eleição presidencial. Vanucci fez o que parecia impossível, com sua enorme besteira: pode para mudar o quadro e dar ao Brasil, de bandeja, o nome de José Serra. Porque o país, certamente, não vai querer ser gerido por gente como o secretário dos direitos humanos. Porque ele, no fundo, preparou, com seu projeto maluco, as bases para um confronto e uma divisão na sociedade brasileira como poucas vezes se viu na nossa história. Vade retro!

JÁ TEM PLANOS

Numa entrevista na semana passada ao programa Candelária Debate, apresentado há mais de 10 anos na TV Candelária (Record) de Porto Velho pelo jornalista Sérgio Pires, o governador Ivo Cassol anunciou que, se eleito senador, vai entrar de sola no Congresso, apresentado projetos polêmicos tão logo inicie seu eventual mandato. 


POLÊMICA NA CERTA

Se eleito e se o fizer mesmo, certamente vai mexer com a política nacional. Cassol quer uma lei que determine que os que fazem acusações contra quem quer que seja (inclusive políticos) e ela não for comprovada, sejam penalizados. Imagine-se só o que isso representaria num país onde 99% das denúncias acabam em nada. 


VERGONHA NACIONAL


Por falar em denúncias e impunidade, o que está acontecendo em Brasília é um terror, uma verdadeira ação antipovo, antiBrasil, antitudo. O governador José Roberto Arruda e sua gangue vão sair totalmente impunes depois de todo o escândalo a que o país assistiu, boquiaberto. Onde anda o Ministério Público e o Judiciário, já que o parlamento é quase todo da quadrilha? 


ESPÍRITO VINGATIVO

Tudo parece que vai acabar apenas na divulgação da imprensa. Se não fosse ela, toda a gangue que enfiou dinheiro público nas meias, nas cuecas, nas bolsas e nos bolsos continuaria mantendo o mesmo esquema por anos e anos, até porque Arruda seria reeleito. E agora vem um esquerdista de terceira, com espírito vingativo e cria um projeto que, entre outras coisas, quer “controlar” a imprensa. Não dá para entender. 


SÓ PELA EDUCAÇÃO


Reclama com razão o secretário municipal Jair Ramires. Mesmo com os temporais e chuvas intensas, muitos porto-velhenses simplesmente ignoram o perigo e continuam jogando lixo nas ruas. Fecham as bocas de lobo e os esgotos e toda essa água não tem como escoar. Pior é que o problema só tem solução ela educação. E educação, como se sabe... 

MIRANTE PERPLEXA

O que anda acontecendo na comunidade da pequena Mirante da Serra? Primeiro, por lá foi descoberta uma “fábrica” de dinheiro, notícia que correu o mundo. Depois, foi pega uma quadrilha de traficantes de crack, a pior das drogas. Tudo isso em pouco mais de três dias. A população da pacata cidade até agora está tentando entender o que existe por lá. 


BOOM DO PROGRESSO


Não é só por aqui, em Rondônia e mais especialmente em Porto Velho: em vários estados brasileiros está faltando mão de obra na área da construção civil. Na Capital rondoniense, as obras das usinas absorveram milhares de pessoas. E no resto do Brasil o grande momento da construção fez escassear o número de profissionais disponíveis. É sinal claro de grande crescimento. 

ANO NOVO

O carnaval ainda está longe. Portanto, 2010 ainda não começou de verdade. Só lá por março...

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)